O Praia Mole Park Hotel recebe o II Fórum de Debates sobre Surf em Unidades de Conservação. Foto: Ricardo Macario. |
O evento tem como objetivo debater sobre as formas de participação da comunidade do surf na criação, gestão e implementação de Unidades de Conservação, visto que o surfista possui uma relação direta com estas áreas.
Vários locais do litoral brasileiro onde o surf é praticado são Unidades de Conservação, como o Parque Nacional Marinho e a Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha. Outros exemplos são o Parque Municipal da Prainha, no Rio de Janeiro, criado devido à grande participação da comunidade do surf, e o Parque Estadual da Ilha do Cardoso, em São Paulo.
Em Santa Catarina, o cenário não é diferente. A Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, por exemplo, abrange inúmeros picos de surf como as praias da Vila em Imbituba, do Silveira em Garopaba, as praias da região do Cabo de Santa Marta, da Guarda do Embaú em Palhoça e da Lagoinha do Leste em Florianópolis.
Estas duas últimas também pertencem respectivamente ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e ao Parque Municipal da Lagoinha do Leste. Ainda em Florianópolis, as praias da Joaquina e do Campeche fazem parte do Parque Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição e, ao lado da praia Mole, está o Parque Municipal da Galheta, onde também rolam altas ondas.
A mesa de painelistas será formada por cinco profissionais da esfera ambiental e do surf, todos surfistas, qualificados para esclarecer as questões levantadas pelos participantes. São eles: Rafael Costa, advogado ambientalista e presidente da Aprender Entidade Ecológica; Bira Schauffert, coordenador de marketing e instrutor do Projeto Salva-Surf Brasil; Xandi Fontes, presidente da Federação Catarinense de Surf – Fecasurf e da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Florianópolis; Mário Pereira, Geógrafo analista ambiental do Ibama e Chefe da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo; e Azor El Achkar, advogado ambientalista e presidente da Associação Catarinense de Surf Universitário.
O II Fórum de Debates faz parte do Projeto Surf em Unidades de Conservação, integrante do Programa Ambiente Legal da Aprender Entidade Ecológica. A entrada é gratuita.
Para mais informações acesse Aprender.org.br .