Um dos campeonatos mais aguardados pelos atletas do WQS, o Onbongo Pro Surfing está confirmado para este ano na praia Mole, em Florianópolis. Foto: Ricardo Macario. |
Mas, o diretor da ASP South America, Roberto Perdigão, conseguiu mais um dia para que os organizadores pudessem concretizar as últimas parcerias e na tarde desta sexta-feira a quarta edição do Onbongo Pro Surfing foi oficialmente confirmada.
A única etapa do WQS (World Qualifying Series) com nível máximo 6 estrelas da América do Sul volta a aparecer em sua data original no calendário da ASP, de 25 a 30 de outubro, distribuindo US$ 125 mil em prêmios e decisivos 2.500 pontos no ranking que classifica quinze surfistas para a elite mundial do WCT.
Com isso, fica também confirmada a “perna brasileira” de fim-de-ano do circuito mundial com seus três eventos que já estavam previstos desde o ano passado. A abertura será no WQS de nível 4 estrelas Reef Classic 2005, de 19 a 23 de outubro, na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), que está de volta ao calendário depois de um ano de ausência.
Na seqüência, vem o agora confirmado Onbongo Pro Surfing, entre os dias 25 e 30, na praia Mole, e de 31 de outubro a 9 de novembro tem a terceira edição do Nova Schin Festival WCT Brasil, móvel pelas principais praias de Santa Catarina, mas com sede principal novamente instalada na praia da Joaquina, também em Florianópolis.
“Ontem (dia 31), pedimos mais um dia para o Perdigão e no último minuto do segundo tempo conseguimos um acerto com a Nova Schin, que assim como no ano passado entrará como apoiador-master apresentando o Onbongo Pro Surfing”, contou Tino Aronne, diretor da Onbongo, responsável pela realização do evento.
“O valor para fazer um evento deste porte é muito alto e nós praticamente bancamos sozinhos as duas primeiras edições, em 2002 e 2003. No ano passado, a Nova Schin entrou com um apoio e só realizaríamos o evento neste ano se ela entrasse novamente com uma participação maior, o que conseguimos finalmente concretizar”, disse Aronne.
“Sabemos que esse campeonato é muito importante para os surfistas brasileiros e também para a divulgação da marca, que é 100% brasileira, no cenário nacional e até internacional. Só que nesse ano voltamos a patrocinar o Victor Ribas e continuamos com o Neco Padaratz também no WCT, o que aumentou nossos gastos. Mas, felizmente tudo foi acertado e a quarta edição do Onbongo Pro Surfing está confirmada novamente na praia Mole, em Floripa”, continuou Aronne.
Campeões do Onbongo Pro Surfing
2004: Richard Lovett (Aus)
2003: Patrick Beven (Fra)
2002: Chris Davidson (Aus)