Jaime Viúdes passou atrás de Carlos Bahia para as oitavas-de-final e tirou Danilo Rodrigo da prova. Foto: Ricardo Macario. |
Segundo a previsão, uma ondulação de até 2 metros deve chegar na manhã do sábado, proporcionando ondas grandes e muita emoção nas finais da primeira etapa do mundial WLT 2003.
De acordo com o francês Thierry Fouchet, diretor de prova, são necessários mais dois dias para o término do evento, com uma nova chamada marcada para as oito horas desta sexta. Ainda faltam rolar as oitavas, quartas semis e a final do masculino, além das baterias de demonstração das mulheres.
Marcelo Freitas estreou com vitória em cima do australiano Craig Harvey, segundo colocado. Foto: Ricardo Macario. |
Uma das surpresas do dia foi a eliminação do guarujaense Marcelinho do Tombo, que havia vencido todas as baterias que disputou. Ele perdeu para o americano Taylor Jensen, primeiro, e para o compatriota Daniks Fischer, que passou em segundo e também avançou para as oitavas-de-final.
A bateria seguinte envolveu o garoto prodígio Danilo Rodrigo, e as revelações do evento e da nova geração do longboard brasileiro, Diego Rosas e Carlos Bahia, além do experiente Jaime Viúdes, campeão paulista de 2000. Porém, com séries cada vez mais escassas, Danilo não achou as ondas e acabou em terceiro, decepcionando quem apostava nele como um dos favoritos na prova.
Mais uma vez o jovem local Carlos Bahia, autor de um 8.25 no primeiro round, maior nota do evento até o momento, mostrou serviço e passou em primeiro, com Viúdes em segundo e Diego, eliminado, em quarto lugar. Apesar de já ter garantido pelo menos US$ 200, Bahia diz que não está preocupado com o dinheiro.
O baiano Olimpinho foi eliminado nos últimos minutos da bateria. Foto: Ricardo Macario. |
“Não estou pensando em quanto já garanti. O mais importante é me dar bem no evento e conseguir um bom resultado na minha carreira, que esta só começando”, afirmou o local de Maresias, que está surpreendendo muita gente com um surfe consistente e muita determinação.
Na sétima bateria, o carioca Marcelo Freitas passou o recibo e faturou o primeiro lugar, com o australiano Craig Harvey em segundo, virando nos últimos minutos em cima do baiano Olimpinho, que vinha se garantindo na segunda colocação durante quase toda a bateria. Em quarto lugar ficou o português Luis Bento.
“Agora que passei a primeira bateria acabou a tensão. Daqui pra frente é só surfar bem e esperar o mar subir, acho que vai dar tudo certo”, disse Freitas, bicampeão mundial do ISA Surfing Games. O aussie comemorou a virada no finalzinho: “Tive muita sorte e achei as ondas certas. É minha primeira vez no Brasil, Maresias é um lugar maravilhoso”, disse.
Ronaldo Hipólito mostrou muito estilo para vencer a última bateria do dia. Foto: Ricardo Macario. |
A última bateria teve WO do japonês David Kinoshita, que quebrou o dedo do pé e veio ao Brasil apenas para garantir os pontos da etapa de abertura do mundial. Na água quem levou a melhor foi o local do Tombo, no Guarujá, Ronaldo Hipólito, com uma bela apresentação que lhe garantiu o primeiro lugar.
“Foi uma briga boa, mas não fiz que minha obrigação, afinal meu trabalho é surfar bem”, brincou Roni. a briga pelo segundo lugar também foi acirrada até o último minuto entre o santista Adriano Teco e o australiano Grant Thomas, que acabou levando a melhor sobre o brasileiro. Teco precisava de 5.35 pontos para virar e pegou uma boa direita no final, mandou dois helicópteros e um bico, mas tirou apenas 4.9.
Adriano Teco quase virou na última onda, mas acabou fora do evento. Foto: Ricardo Macario. |
As oitavas-de-final prometem disputas emocionantes com a estréia dos Top 14 do mundo, entre eles os brasileiros Picuruta Salazar e Amaro Matos, os havaianos Duane DeSoto e Bonga Perkins, o norte-americano Colin McPhillips e o australiano Beau Young, além do sul-africano Jason Ribbink. Os cariocas Eduardo Bagé e Rico de Souza também estréiam nesta fase como convidados da Oxbow.
Confira a galeria de fotos desta quinta-feira clicando aqui. Para ver a galeria completa do evento clique no link galeria de fotos no menu lateral esquerdo.
Confira os resultados completos das baterias no link resultados.