Ondas pequenas adiam estréia do WCT

Danilo Costa

O potiguar Danilo Costa finalmente estréia no WCT, depois de dois anos batendo na trave do WQS. Foto: Divulgação Billabong.
Com as ondas abaixo de 1 metro nas praias da Gold Coast, a estréia do ASP World Championship Tour (WCT) 2003 foi adiada nesta terça-feira, inclusive o início da etapa de abertura do Mundial Feminino, com prazo de espera pelas melhores ondas também até o dia 16 em Queensland, Austrália.

 

A estrutura principal está montada em Snapper Rocks, onde o ex-bicampeão mundial Tom Carroll, diretor de prova do Quiksilver Pro e do Roxy Pro, anuncia a primeira checagem das condições do mar às 6:30 horas desta quarta-feira de cinzas, com provável início às 8 horas.

 

A competição começa quente e os campeões mundiais Mark Occhilupo (Aus) e Kelly Slater (EUA) encabeçam os dois primeiros confrontos da disputa pelo título conquistado por Andy Irons (Haw) em 2002.

 

Nove brasileiros integram a elite mundial nesta temporada e a vice-campeã mundial Jacqueline Silva também quer entrar na briga pelo título do WCT com um bom resultado na Austrália.

 

Nos dois últimos anos, o catarinense Flávio Padaratz foi o único brasileiro que conseguiu vencer em suas estréias na Gold Coast, conquistando classificação direta para a terceira fase da competição.

 

“O mar aqui está pequeno, com 1 metro na série, demorando, vento terral e sol, mas deve entrar um swell novo nos próximos dias. Devemos ter um começo logo, mas talvez ainda não amanhã (quarta-feira)”, analisou Teco Padaratz, escalado na 11a bateria com o cabo-friense Victor Ribas na disputa de uma única vaga direta para a terceira fase contra Shea Lopez (EUA).

 

ESTRÉIA – O primeiro brasileiro a competir na Austrália será o baiano Armando Daltro, que está retornando à elite mundial e é uma das duas novidades do Brasil neste ano.

 

Mandinho, como é conhecido, pega os australianos Michael Lowe e Michael Campbell na quinta bateria. E na disputa seguinte o catarinense Neco Padaratz enfrenta o australiano Mick Fanning e outro que recuperou seu lugar entre os tops do WCT, Tim Curran, dos Estados Unidos.

 

No sétimo desafio da temporada, o potiguar Danilo Costa faz a sua estréia no grupo dos melhores surfistas do mundo contra os australianos Taj Burrow e Nathan Hedge.

Andy Irons, defensor do título mundial, compete na oitava bateria contra mais dois australianos, Lee Winkler e Luke Munro.

 

Aí vem o atual campeão do Quiksilver Pro, Joel Parkinson (AUS), com o Brasil entrando na água em dose tripla nas duas baterias seguintes. O paranaense Peterson Rosa pega Luke Egan (Aus) e Mikael Picon (Fra) na décima e na 11a. tem Flávio Padaratz (SC) e Victor Ribas (RJ) contra Shea Lopez (EUA).

 

Os demais brasileiros foram escalados nas últimas baterias. O pernambucano Paulo Moura enfrenta Damien Hobgood (EUA) e Nathan Webster (AUS). O niteroiense Guilherme Herdy pega o campeão mundial de 2001 CJ Hobgood e o também norte-americano Pat O?Connell.

 

E o paraibano Fábio Gouveia fecha a primeira fase classificatória do Quiksilver Pro contra Shane Dorian (Haw) e Trent Munro (Aus). “Peguei altas ondas em Kirra na semana passada e estamos todos afiados e prontos para começar o ano com um bom resultado”, disse Herdy, há uma semana treinando na Austrália.

 

WCT FEMININO – Jacqueline Silva, única representante do Brasil na divisão principal do Circuito Mundial neste ano, está escalada como cabeça-de-chave na quarta das seis baterias da primeira fase classificatória. A

 

A australiana Kate Skarratt e a francesa Marie Pierre Abgrall, uma das novidades no WCT de 2003, serão as adversárias de Jacqueline Silva na briga por duas vagas diretas para as oitavas-de-final do Roxy Pro.

 

A última colocada ainda tem uma nova chance na repescagem e a estréia da catarinense ocorre logo após o confronto da pentacampeã mundial Layne Beachley (Aus) com a tetracampeã Lisa Andersen (EUA) e Pauline Menczer (Aus).

 

Para saber mais sobre a competição acesse www.quiksilver.com e www.aspworldtour.com .

 

Quiksilver Pro 2003 (Vencedor avança para a 3a fase e os dois perdedores vão para a repescagem)

 

1a fase

 

1 Mark Occhilupo (Aus), Luke Hitchings (Aus), Chris Davidson (Aus)

2 Kelly Slater (EUA), Taylor Knox (EUA), Tom Whitaker (Aus)

3 Daniel Wills (Aus), Richard Lovett (Aus), Toby Martin (Aus)

4 Kieren Perrow (Aus), Sunny Garcia (Haw), Luke Stedman (Aus)

5 Michael Lowe (Aus), Michael Campbell (Aus), Armando Daltro (Bra)

6 Mick Fanning (Aus), Neco Padaratz (Bra), Tim Curran (EUA)

7 Taj Burrow (Aus), Nathan Hedge (Aus), Danilo Costa (Bra)

8 Andy Irons (Haw), Lee Winkler (Aus), Luke Munro (Aus)

9 Joel Parkinson (Aus), Jake Paterson (Aus), Troy Brooks (Aus)

10 Luke Egan (Aus), Peterson Rosa (Bra), Mikael Picon (Fra)

11 Shea Lopez (EUA), Flávio Padaratz (Bra), Victor Ribas (Bra)

12 Cory Lopez (EUA), Shane Powell (Aus), Darren O?Rafferty (Aus)

13 Kalani Robb (Haw), Dean Morrison (Aus), Phillip MacDonald (Aus)

14 Damien Hobgood (EUA), Nathan Webster (Aus), Paulo Moura (Bra)

15 C. J. Hobgood (EUA), Pat O?Connell (EUA), Guilherme Herdy (Bra)

16 Shane Dorian (Haw), Fábio Gouveia (Bra), Trent Munro (Aus)

 

ROXY PRO (As duas primeiras avançam para a 3a fase e a última vai para a repescagem)

 

1a fase

 

1 Lynette MacKenzie (Aus), Chelsea Georgeson (Aus), Sofia Mulanovich (Per)

2 Keala Kennelly (Haw), Megan Abubo (Haw), Trudy Todd (Aus)

3 Layne Beachley (Aus), Pauline Menczer (Aus), Lisa Andersen (EUA)

4 Jacqueline Silva (Bra), Kate Skarratt (Aus), Marie Pierre Abgrall (Fra)

5 Melanie Redman-Carr (Aus), Samantha Cornish (Aus), Julia Christian (EUA)

6 Heather Clark (Afr), Rochelle Ballard (Haw), Neridah Falconer (Aus)

 

 

 

Exit mobile version