O?Neill chega para ficar

Miguel Sacramento assumiu a direção da ONeill Latin America

#A O?Neill, uma das maiores e mais tradicionais marcas de surfwear e roupa de borracha do mundo, inaugurou em outubro do ano passado a O?Neill Latin America, com sede em São Paulo. A marca, reconhecida internacionalmente como a número 1 em roupas de borracha, também é uma das maiores no mercado mundial de surfwear, e tem como meta a conquista do mercado latino-americano, um dos mais promissores para a moda jovem em todo o mundo.

Há 50 anos como a primeira no mundo no segmento de roupas de borracha, detendo cerca de 60% do mercado mundial, e uma das primeiras no mercado mundial de vestuário, a O?Neill é uma marca acostumada a ditar tendências. A marca foi representada no Brasil de 97 até o ano passado pela Roid, quando a empresa decidiu se desligar do mercado de confecções e dedicar-se à outras atividades.

Desde então, a O?Neill International, que sempre teve um grande interesse pelo mercado brasileiro, definiu como estratégia acompanhar mais de perto as operações de sua marca no continente sul-americano. Sua principal estratégia será exportar a partir do Brasil sua linha de produtos para os demais países do Hemisfério Sul.

#A O?Neill LA é responsável pelas áreas de desenvolvimento, marketing, comercialização e supervisão da produção, além de exportação e importação. Para assumir a direção da empresa, A O?Neill International convocou o empresário Miguel Sacramento, engenheiro mecânico formado pela Escola Politécnica da USP e pós-graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas ? onde dá aulas semanais para a Pós-Graduação.

?Usaremos as roupas de borracha O?Neill como nosso marketing para reposicionar a marca no Brasil. Pretendemos estabelecer parcerias para fornecimento de nossa linha de vestuário que permita oferecer ao público o mesmo nível dos produtos encontrado no exterior. Procuraremos parceiros que queiram apostar no futuro da marca no Brasil e queiram também exportar?, esclarece Miguel, que conquistou a confiança de Pat O?Neill, CEO e presidente da O?Neill Inc. e filho do fundador Jack O?Neill, ao devolver a posse da marca no Brasil para as mãos da família O?Neill.

A primeira operação da O?Neill Latin America no Brasil já pode ser considerada um sucesso. Dois contâineres com cerca de 2.5 mil roupas de borrachas foram trazidos para o inverno de 2002, com praticamente todas as peças vendidas antes do desembarque ? tamanha a credibilidade dos produtos da marca. ?Foi a maior leva de roupas que já veio ao Brasil desde a primeira vez que a marca começou a atuar no país. O curioso é que começávamos a explicar as vantagens das nossas roupas de borracha, e os clientes já cortavam dizendo: “não precisa explicar nada, O?Neill é O?Neill?, comenta Miguel.

#A O?Neill Latin America também tem a função de orientar as ações da O?Neill, Inc. no mercado latino-americano. Um exemplo disso aconteceu quando a empresa estava decidida a reiniciar as operações na Argentina, mas foi aconselhada por Miguel a adiar a decisão em função da rápida deterioração da economia naquele país. ?Eles estavam afoitos para entrar no mercado argentino, mas dissemos que não seria a hora certa, pois sabíamos dos riscos iminentes. Pouco tempo depois nossos temores foram confirmados?, explica Miguel.

Outra tacada certeira da O?Neill Latin América foi a contratação do big rider carioca Rodrigo Resende, pouco antes dele conquistar o primeiro lugar na Tow-In World Cup, em Jaws, Hawaii, quando competiu com roupas de borracha e coletes O?Neill. Além de Rodrigo, a marca também patrocina o programa Extreme TV, da ESPN, com o apresentador Luis Roberto ?Formiga?.

A O?Neill também investe forte nos atletas que praticam outros esportes de ação como snowboard, kitesurf, wake, ski e windsurf e está em franca expansão no mercado latino. ?Nossa meta, a longo prazo, é conquistar também no continente sul-americano a mesma fatia que possuimos no mundo, ou seja, 60% do mercado de roupa de borracha e estar entre as primeiras no surfwear?, afirma Miguel. É mais uma gigante mundial apostando suas fichas no crescente mercado brasileiro.

Quem quiser entrar em contato com a O’Neill Latin America deve enviar mensagem para miguels@oneill-la.com.br .

Exit mobile version