ONG defende Itamambuca

A API é a ONG que lutará pelos interesses da região de Itamambuca

O caso sobre a poluição do Rio Itamambuca e de seus arredores, que desemboca na praia de mesmo nome, em Ubatuba (SP), ganhou bastante projeção na mídia em geral nos últimos dois anos, principalmente depois que a CETESB local passou a colocar bandeiras vermelhas de alerta no local durante a temporada.

Depois de muitas reuniões entre a prefeitura e órgãos ligados ao meio-ambiente, as diversas manifestações funcionaram e as medidas não ficaram somente no papel, resultando em vários projetos em prol da despoluição do rio nesse período.

Entre as diversas medidas adotadas e outras ainda em estudo, a criação da ONG API (Associação dos Protetores de Itamambuca) chamou a atenção do público presente na praia no último final de semana (06 e 07/07), durante a terceira etapa do SuperSurf 2002.

O presidente da ONG Juarez Martins é um dos responsáveis na luta pela preservação do local. Segundo ele, a criação de uma fossa na região do córrego Aratãs, afluente do rio Itamambuca, será bastante significativa na despoluição do rio e de seus afluentes.

?Enquanto todos estão focados apenas na questão do rio Itamambuca, estamos olhando mais na frente e já pensando na preservação de toda a praia e, se possível, de todo esse litoral, que é muito importante para nosso ecossistema?, diz Martins. ?Nosso lema é: vigiar, proteger e recuperar nossas riquezas naturais?, completa.

Além disso, a ONG está incentivando a compra de casas na beira do rio por alguns empresários para serem demolidas, a fim de diminuir a quantidade de dejetos despejados in natura nas águas. O esforço vem dando resultado e algumas já foram para o chão.

?Também estamos negociando um projeto mais ousado, que visa a compra de todo o morro de Itamambuca por alguma grande empresa, como a Petrobras, por exemplo, a fim de garantir definitivamente sua preservação?, adianta Juarez.

Já está no ar o site da API (www.apitamambuca.org.br) e os interessados podem ajudar como puderem dando continuidade nos projetos da ONG.

Para mais informações, ligue para (0xx12) 9145-7887 ou mande correspondência para Caixa Postal 81 ? CEP 11680-000 ? Ubatuba ? SP.

Exit mobile version