Billabong Eco Festival

Os velhos baianos

0

Amigos fora da água e rivais dentro dela, Armando Daltro e Christiano Spirro reeditam duelo no Billabong Eco Festival. Foto arquivo: Ader Oliveira.

Um reencontro baiano roubou a cena nesta sexta-feira na segunda fase do Billabong Eco Festival 2011 na praia de Jaguaribe, Salvador (BA).

 

Nascidos na capital do estado, Christiano Spirro e Armando Daltro são da mesma geração de competidores (têm 38 anos) e possuem um grande histórico de rivalidade dentro da água.

 

Eles também já representaram o país na elite mundial. Enquanto Armando passou sete temporadas (1997 a 2001, 2003 e 2004) entre os melhores do mundo, Spirro fez parte do antigo WCT em 1999.

 

De quebra ainda são alguns dos maiores ídolos do esporte local ao lado de nomes como Jojó de Olivença, Márcio Thola, Danilo Couto, Yuri Soledade e Olímpio Batista, o Olimpinho.

 

Spirro e Mandinho, como Armando é conhecido, demonstram sintonia até nas palavras. Eles contam que em meados dos anos 80 eram grandes rivais nas categorias de base e que suas famílias até brigavam na areia na hora do duelo.

 

“Eu e Mandinho fazíamos disputas acirradíssimas, pau-a-pau. A família brigava, era um drama total. Teve uma época que nós disputávamos final do baiano nas categorias Mirim, Júnior e Profissional, era incrível. Ajudou no meu crescimento no esporte e no dele também”, conta Christiano, hoje team manager da marca Maresia e que tem no currículo títulos como o tetracampeonato baiano.

 

“Spirro foi o meu maior adversário na carreira amadora e profissional aqui na Bahia. Nossa família também entrava nessa rivalidade. Foi um duelo bom tanto para mim quanto pra ele. Assim nós dois evoluimos e representamos bem a Bahia e o Brasil no circuito mundial”, revela Daltro, atual presidente da Federação Baiana de Surf (FBSurf) e campeão do ranking do WQS em 2000. 

 

A bateria – sexta do dia – ainda reuniu o experiente cearense Dunga Neto, 36, e o atleta da novíssima geração baiana Ian Costa, de apenas 16 anos. Mas eles acabaram eliminados e não estragaram a festa da torcida que compareceu para ver os ídolos da velha geração local em ação.

 

Com muita velocidade e bons ataques de frontside, Spirro foi o primeiro com 11.00 pontos nas duas melhores ondas. Já Daltro se classificou em segundo e venceu Dunga Neto pelo critério de desempate. Ambos terminaram com 7.65 no somatório, mas o baiano fez a melhor onda (4.25). Já Ian foi o último, com 7.55 no total.

 

“Por esse evento ser aqui em Salvador deu muita vontade de voltar a competir. Ganhei a triagem e estou amarradão por passar esta bateria. Venho me superando técnica e fisicamente neste evento e as ondas exigem bastante aqui. Mas procuro cuidar da saúde e me alimentar bem”, diz o vencedor Spirro.

 

“É muito bom voltar a competir, principalmente nessa praia, onde aprendi a surfar e evolui durante minha carreira. Na verdade eu tenho participado muito pouco de campeonatos e é uma honra receber grandes eventos com esse aqui na Bahia”, completa o amigo e rival Armando Daltro.

 

O Billabong Eco Festival 2011 é válido como etapa de nível 2 estrelas do ASP World Star Tour. A disputa oferece 500 pontos ao campeão no ranking unificado da ASP, além de e US$ 25 mil de premiação total.

 

O evento é transmitido ao vivo pelo site SurfBahia.