O técnico da seleção equatoriana no Reef ISA World Surfing Games 2013 é brasileiro. Carioca radicado em Santa Catarina, Otoney Xavier, 53 anos, assumiu a liderança da equipe latina no início deste ano com o objetivo de profissionalizar o surf no país vizinho.
Otoney ingressou na carreira de técnico de surf em 1997, quando comandou a equipe de Santa Catarina na inédita conquista do Circuito Brasileiro.
Com ele à frente, a galera catarinense venceu em 2001, 2003 e 2005.
No ano seguinte, em 2006, Juca de Barros, ex-presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBS), convidou o treinador para liderar o Brasil nas competições internacionais.
Foram três títulos pan-americanos. O primeiro aconteceu no Chile, em 2007, o segundo na Bahia, em 2009, e o terceiro no Peru, em 2011.
Além do Pan, Otoney conquistou dois títulos Sul-americanos – Uruguai (2009) e Equador (2011).
Entre de todas estas conquistas por equipe, o treinador também estava junto nas competições individuais, com Jadson André, em Portugal (2007); Alejo Muniz, França (2008); Marcos Lima, Portugal (2009); Rodrigo Sphaier, Peru (2010) e Filipe Toledo, Peru (2011).
Otoney chegou para comandar o time equatoriano em fevereiro deste ano. Ele recebeu um convite da Confederação Equatoriana de Surf e do Ministério do Esporte.
“Fico muito feliz por ter o trabalho reconhecido. Tenho muitos anos de carreira e isso é muito gratificante. Fechei contrato até o final do ano e minha família deve vir morar comigo no Equador”, destaca.
Para o ISA Games, em Santa Catalina, ele conta com um grupo forte, mas ainda inexperiente quando o assunto é competição oficial.
“São todos muito bons surfistas. Mas, tenho que conter a adrenalina deles. Se eu deixar ele ficam na água o dia inteiro. Trabalho muito com outros esportes, como vôlei e futebol para ajudar na disciplina do esporte”, conta Otony.
A expectativa do técnico brasileiro é terminar entre as oito melhores seleções do torneio.
A cerimônia oficial de abertura do Reef ISA World Surfing Games 2013 acontece às 12 horas deste sábado.