Numa session antes de o Pipe Invitational ser iniciado na última quarta-feira, o australiano Owen Wright sentiu o peso do swell em Pipeline, Hawaii, e deus adeus à briga pelo título do Tour.
Depois de levar uma série na cabeça, Owen saiu da água tonto e foi para a casa da Rip Curl tirar um cochilo. Quando acordou, seu estado de saúde piorou – estava visivelmente desorientado e com dificuldade para respirar, o que levou outras pessoas da casa a pedirem ajuda. Segundo a WSL, o Top teve uma concussão cerebral (perda da consciência de curta duração, que acontece logo após um traumatismo craniano).
O australiano foi levado por uma ambulância ao hospital. Mais tarde, Owen foi transferido de Kahuku a um hospital em Queens.
Owen vinha se destacando nos treinos para a etapa decisiva do Tour. O aussie estava escalado na segunda bateria e tem como adversários o brasileiro Jadson André e o havaiano Dusty Payne. Em seu lugar entra o havaiano Mason Ho, terceiro colocado na triagem.
A temporada havaiana começou de forma intensa. No último domingo, o norte-americano Evan Geiselman quase se afogou depois de cair num tubo e levar uma série pesada na cabeça. Em Off The Wall, o local Mikala Jones sofreu um acidente e teve de levar 21 pontos.
Atualizado às 15:36h (horário de Brasília).