Depois de um verão fraco de ondas, o outono chegou e as grandes ondulações não pararam de bombar na Região dos Lagos (RJ).
Mal terminava um swell e outro gráfico com as cores laranja e vermelha já indicava mais uma bomba. Neste período, percorri algumas praias da região e vi que ondas não faltaram.
Embora alguns fatores externos como vento e direção às vezes atrapalhassem, ondas absurdas quebraram em locais onde nunca havia visto, bem para fora do normal, além de várias lajes e slabs.
Depois de tanto bombardeio, muita areia foi removida para a arrebentação fazendo com que algumas partes urbanizadas das orlas de Cabo Frio e de Rio das Ostras ficassem danificadas pela ação das ondas.
Talvez este seja mais um recado da natureza, que tem um espaço que deve ser respeitado pelo homem. Por outro lado, quando as condições acertavam, a galera local fazia a mala nas boas ondulações de um outono que vai ficar na memória.
Confira acima a geleria de fotos da barca do fotógrafo Ricardo Altoé pela Região dos Lagos. Para obter mais informações sobre o seu trabalho, acesse o site Ricardo Altoé.