CBSurf Tour

Papa títulos

Tainá Hinckel, Oi Rio Women's Pro 2017, Itaúna, Saquarema.

2048x1365
Líder isolada nas duas categorias femininas do Brasileiro, catarinense Tainá Hinckel é atração no CBSurf Tour Hang Loose Japan Trials, em Ubatuba.
Foto: WSL / Poullenot.

 

Líder isolada nas duas categorias femininas do CBSurf Tour e acostumada a competir e vencer no litoral paulista, a catarinense Tainá Hinckel é o grande destaque Hang Loose Japan Trials, que será disputada a partir desta quarta-feira (26/7), na Praia Grande, em Ubatuba.

 

A competição exclusiva das categorias de base se torna a mais importante do ano, por definir o time que defenderá o Brasil no Mundial Junior da ISA (International Surfing Association), em setembro, no Japão, em pleno “palco” que receberá a estreia do surfe na Olimpíada.

Aos 14 anos, a surfista da Guarda do Embaú não esconde a ansiedade em competir pela primeira vez o ISA World Junior Surfing Championship e disputa a etapa decisiva no Brasil animada. Para o Mundial, o time feminino do Brasil terá duas representantes na Sub 18 e duas na Sub 16 e Tainá deve ser escalada para competir entre as mais jovens. A surfista já tem a vivência de disputas internacionais, como a vitória no Sul-Americano Pro Junior, em San Bartolo, no Peru, com apenas 13 anos, em 2016.

 

1400x932
No caminho que vem traçando, um dos momentos mais marcantes até agora foi a sua participação na etapa do CT, este ano em Saquarema (RJ). Foto: Marcelo Pizolotto / BSK.

“Também será a minha primeira vez no Japão, o país da Olimpíada. Vai ser incrível. Espero me divertir bastante com a equipe brasileira, adquirir muita experiência e, claro, obter um ótimo resultado nesse evento. Quero estar preparada para tentar a vaga na Olimpíada, será um momento especial do surfe”, diz a atleta.

Na etapa do Brasileiro em Ubatuba, atuará com a tranquilidade de quem já venceu disputas importantes, entre elas, dois títulos nacionais, o Sub 12 em 2015 e o Sub 18 ano passado, ambos no campeonato promovido por Wiggolly Dantas, na Praia de Itamambuca. Em São Sebastião, também no litoral paulista faturou as duas etapas do Circuito Medina que participou e ainda tem em seu currículo uma vitória emblemática no Hang Loose Surf Attack, na categoria petit (sub10), em 2013, superando três meninos na final.

“Foi muito legal e me deu ainda mais ânimo para continuar. Quando comecei, falei para o meu pai que queria ser campeã mundial”, lembra, referindo-se ao pai, o ex-profissional Carlos Kxote. “Já ganhei campeonatos importantes em São Paulo e quero muito vencer essa etapa para fechar com três vitórias nos três eventos”, complementa a surfista, que sonha em ingressar na elite mundial e conseguir a vaga para a Olimpíada.

E no caminho que vem traçando, um dos momentos mais marcantes até agora foi a sua participação na etapa do CT, este ano em Saquarema (RJ), como uma das wildcards ao vencer a triagem, mostrando ter potencial para chegar entre as principais do Mundo. “Foi uma experiência incrível, com certeza adquiri muito conhecimento para as futuras competições e vivi momentos inesquecíveis”, destaca.

No CBSurf Tour 2017, após as etapas no Pará e Pernambuco, Tainá Hinckel lidera nas duas faixas etárias, com 100% de aproveitamento na Sub 16 e com uma vitória em segundo lugar na sub18. Entre as concorrentes estão Carol Bonelli e Ariane Gomes, na Sub 16, além de Luara Thompson, Letícia Cavalcante e Julia Duarte na Sub 18.

Além das disputas femininas, o CBSurf Tour Hang Loose Japan Trials promete disputas acirradas nas categorias masculinas – Sub 18, com três vagas em jogo, Sub 16, classificando quatro atletas ao Mundial, além da Sub 14, exclusiva para o ranking brasileiro. Surfistas de nove estados estão confirmados na competição organizada pela Confederação Brasileira de Surf e Federação Paulista de Surf.

Exit mobile version