Billabong Brasileiro

Paraíba assume liderança

Iorrana Borges, Rotator de Surf 2011, Barra de Camaratuba, Mataraca (PB)

Yorrana Borges coloca estado da Paraíba na frente das disputas. Foto arquivo: Chico Padilha.

Com uma seleção muito jovem, o estado da Paraíba assumiu a liderança do Billabong Brasileiro de Surf no último sábado na praia do Futuro, Fortaleza (CE). A prova é válida pelo Circuito Brasileiro Amador da CBS.

 

A vantagem é estreita sobre a equipe de São Paulo, segunda colocada, e só foi conquistada na última bateria do dia, quando a paraibana Yorrana Borges confirmou a sexta e última vaga nas semifinais da categoria Júnior Feminino.

O terceiro e último dia apontará neste domingo seis campeões individuais e por seleções, além dos primeiros líderes da temporada de quatro etapas em estados diferentes.

 

A CBS define metade da seleção verde-amarela na categoria Júnior, com seis dos 12 nomes que vão ao Peru no próximo mês para representar o Brasil no Mundial Júnior.

 

A surpresa do dia foi a baixa do paulista Filipe toledo, atual campeão Júnior, que agora tem sua vaga para o Mundial ameaçada, pois soma apenas 430 pontos com os 1.000 que trouxe da temporada passada.

 

Seu vice Deivid Silva, também de São Paulo, e o catarinense Matheus Navarro (terceiro de 2010) garantiram-se na final Júnior e confirmam ida à nona edição do torneio da International Surfing Association (ISA).

 

Tradicional por revelar novos talentos, o campeonato da Confederação Brasileira de Surf (CBS) define os campeões nacionais amadores depois de quatro etapas.

As categorias em jogo são: Open Feminino e Masculino (sem limite de idade), Júnior Masculino e Feminino (Sub-18), Mirim Masculino (Sub-16) e Iniciantes Masculino (Sub-14).

A pontuação da etapa cearense definirá no ranking seis atletas que competirão o ISA World Junior Surfing Championship, evento válido pelo Mundial Sub-18 da ISA (International Surfing Association), que acontece entre os dias 20 e 29 de maio em Punta Hermosa, Peru.

 

São convocados pela CBS e representam o Brasil no Peru seis atletas do ranking do brasileiro, dois de cada categoria: Júnior, Mirim e Feminino Júnior. Como só haverá uma etapa do Circuito Billabong Brasileiro antes do torneio no Peru, a entidade usará o ranking da última temporada na definição dos classificados.

O evento também define três atletas da categoria Open para participar do ISA World Surfing Games, que acontece de 24 de junho a 3 de julho em Playa Venao, Panamá. Serão quatro atletas na categoria Open, dois na Feminino Open e dois no Longboard.

Exit mobile version