Boa recordação

Paraíba marca história do surf nacional

0

Barra de Camaratuba é uma ótima opção para a realização de provas na Paraíba. Foto: Chico Padilha.

No ano de 1999, Fábio Silva, o “Fabinho do Ceará” venceu em Barra de Camaratuba, Mataraca (PB), a etapa paraibana da última edição do Brasileiro Profissional antes do atual formato de prova, assumindo a liderança do Circuito, decidido na etapa final de 2.000 pontos, em Santa Catarina, que coroou Peterson Rosa como vencedor e bicampeão nacional, hoje em dia, o único tricampeão brazuca.

 

Barra de Camaratuba foi hospitaleira também com os amadores de 1999. Entre eles, o hoje campeão latino americano, Ernesto Nunes, finalista Estreante, o pessoense Jano Belo, melhor da Júnior e o cearense Adilton Mariano, campeão Mirim.

 

Então líder, o catarinense Guga Arruda marcou presença, mas seu décimo terceiro lugar lhe custou à queda no ranking, que Fábio Silva assumiu com vitória na final, coadjuvada pelo paraibano Otávio Lima, pelo também cearense Lucinho Lima e por Amaury “Piu” Pereira, de Santos (SP).

 

Barra de Camaratuba é uma das boas opções para a realização de provas no litoral norte paraibano, ainda mais hoje em dia, que já se tem as facilidades de hospedagem e de acesso, possível de ser feito até por Balsa.

 

A vizinha Baía da Traição é outra boa opção. O único provedor de internet via rádio da região, chega lá com a garantia do surfista e guia Jairo Gomes, que possibilita uma transmissão de qualidade nas futuras provas, um presente a mais para os fãs do surf nordestino em todo o mundo.