Jorge Vicente

Parceria em Floripa

Igor Havenga e Jorge Vicente unem força para criação de pranchas em Florianópolis (SC),

Shaper Jorge Vicente trabalha com a supervisão de seu filho no Hawaii. Foto: Paulo Tracco.
Igor Havenga e Jorge Vicente unem forças para criação de pranchas em Florianópolis (SC). Foto: Paulo Tracco.

Você pode até não conhecer o shaper Jorge Vicente, mas com certeza já viu algumas de suas pranchas protagonizando grandes feitos, contribuindo para história do surf nacional e mundial. 

 

Para citar alguns exemplos, rapidamente nos vem a cabeça a 10’3” amarela e vermelha, prancha que levou Danilo Couto a vencer o XXL surfando uma onda histórica na remada em Jaws, na ilha de Maui, Hawaii. 

 

Jorginho, como é conhecido pelos amigos, nasceu em Porto Alegre e aos 13 anos se mudou para Imbituba (SC). Durante oito anos viveu no eixo Imbituba-Itajaí, maravilhado com a perfeição das ondas da praia da Vila e dos molhes do Atalaia.

 

Para se sustentar, começou a produzir quilhas de madeira logo após a sua formatura, aos 17 anos. Depois disso, conseguiu um emprego como lixador e polidor com seu amigo e shaper “Johnny be Good”. 

 

Jonny foi viajar para Ubatuba (SP) e deixou seu lixador com Vicente, que pegou um bloco e se aventurou a shapear sua primeira prancha. 

 

Com ela, venceu algumas categorias dos eventos que participou. Depois destas conquistas, seus amigos insistiram que ele fizesse mais pranchas, pois queriam surfar com o foguete produzido que havia funcionado tão bem. Nascia ali, um dos maiores nomes em shape do Brasil.

 

“Me mudei para floripa e me colocaram para ser corretor de imóveis. Com a comissão do primeiro apartamento que vendi, comprei 3 blocos, fiz pranchas e com a grana comprei mais 10 blocos, depois 30, 50 e assim foi indo” conta Jorge, empolgado pelo sucesso repentino de seus shapes, após fundar a Hot Surf. 

 

Decidido a evoluir sua técnica e buscar novas tecnologias, Vicente resolveu passar seis meses no Hawaii, mas acabou ficando 30 anos. Durante esse tempo, trabalhou com diversos shapers e atletas de ponta. 

 

“Sunny Garcia e Derek Ho usaram minhas pranchas e foram campeões mundiais. Danilo Couto (em Jawas) e Rodrigo Resende (em Waimea) também foram vencedores de prêmios de ondas grandes usando umas JV”, ressalta Vicente.

 

Vicente formou família no Hawaii e tem dois filhos, Brandon e Austin, conhecidos como The Vicente Brothers, que apesar da pouca idade, já são presença marcada no outside de Jaws, principalmente nos dias de remada.

 

Sentindo falta do calor brasileiro, Vicente decidiu aceitar o convite de seu grande amigo e shaper Igor Havenga. “O Havenga é um artista, que como eu faz as pranchas na mão, artesanalmente como deve ser. Trabalhamos juntos no Hawaii algumas vezes, quando ele foi aperfeiçoar o seu trabalho. Ele sempre me convidava para fazermos uma parceria em floripa, sempre fiquei com muita vontade, sou brasileiro e quero ver brasileiros usando as minhas pranchas”, destaca. 

 

Havenga, que é o shaper do Neco Padaratz desde sua base, está bem animado com a nova parceria. 

 

“Nós já fizemos pranchas juntos no Hawaii e agora as naves vão sair daqui de floripa. Tudo aqui é feito com material importado da melhor qualidade e ao adquirir uma prancha JV-Havenga, você pode ter certeza que esta comprando um shape que foi realmente fabricado por nossas mãos”, comenta Havenga.

 

Algumas das pranchas frutos desta parceria serão exibidas no verão, na loja da Local Motion, em Maresias, São Sebastião (SP).

 

Para entrar em contato com os shapers Jorge Vicente e Igor Havenga visite a página deles no facebook

Exit mobile version