Burton Toyota Pro

Parko supera Alejo

Alejo Muniz, Burton Toyota Pro 2013, Newcastle, Austrália

Alejo Muniz é vice-campeão do Burton Toyota Pro 2013. Foto: Divulgação.
Joel Parkinson fica com o título em Newcastle, Austrália. Foto: Divulgação.
Finalistas da etapa. Foto: Divulgação.

O domingo foi ensolarado, com a volta das cores, ótimo público na praia, ondas grandes e manobráveis, e a estrutura do evento de volta ao palco principal, em Merewether Beach.

 

Clique aqui para ver as fotos

Foram espantados de vez os tons acizentados, as chuvas e todos os transtornos causados pela tempestade em Newcastle. Com o cenário em melhores condições, rolaram as finais do Burton Toyota Pro e do Hunter Ports Classic, eventos de nível 6 estrelas do WQS que distribuíram 3500 pontos e US$ 8.000 no Feminino e US$ 25 mil no Masculino.

Na primeira final do dia, entraram na água duas australianas. Com a camiseta branca, Sally Fitzgibbons, que vive no Sul do País e ainda estava comemorando sua brilhante vitória de uma semana atrás, no Breaka Pro.

E com a lycra vermelha, vindo do Nordeste australiano, a estreante no Tour, em sua primeira final em um evento deste porte.

Estamos falando da talentosa Dimity Stoyle, que não deu mole. Com muito surf e pouca experiência, foi na base da vontade e autoconfiança para vencer o favoritismo da atual líder do ranking, Sally Fitzgibbons, por 14.67 a 13.67.

A vice começou vencendo, mas com duas ondas bem surfadas no meio da bateria, Dimity escalou sua primeira vitoria no Tour ASP. “Não acredito que venci lá dentro. Não consegui ouvir nada até que a Sally veio e me avisou que eu tinha vencido. Somos boas amigas e sempre a tive como inspiração”, comentou feliz da vida a campeã, lembrando que a conquista foi em ondas maiores que 2 metros e muito irregulares que muito marmanjos amarelo prefeririam ficar na areia.  

Na segunda final dos homens, o Burton Toyota Pro, o australiano Joel Parkinson venceu Alejo Muniz por 15.43 a 12.13. “É muito bom vencer este primeiro evento que disputo como campeão. Eu sei que este evento era um aquecimento para próxima semana, mas todos estavam aqui para vencer. Isso é uma honra para mim. Eu me sinto pronto para o WCT”, confirma o campeão.

Alejo também estava estonteante: “Esta é a minha terceira vez aqui em Newcastle. Adoro aqui. Obrigado ao público, aos amigos brasileiros. Parko é um dos meus surfista favoritos. Mesmo não encontrando as ondas que eu precisava, valeu, estou feliz com o resultado”, comentou o aniversariante da semana, que deu de presente a si próprio a vice-liderança do ranking em 2013. 

O bicho pegou forte na final, apesar de os competidores estarem exaustos na água depois da quarta bateria naquelas condições e na mesma manhã. Uma maratona que começou cedo para Joel Parkinson, quando mais uma vez passou sua bateria em segundo lugar, atrás do compatriota Dion Atkinson.  No mesmo duelo, o baiano Bino Lopes, que havia vencido Parko e outros grandes nomes, acabou ficando por aqui, em uma excelente nona colocação no geral.

Ainda na fase dos 12 melhores surfistas do evento, mais cedo, pela manhã, o catarinense Alejo Muniz teve uma bateria difícil contra Julian Wilson e venceu Jay Thompson, o terceiro, por pouco, garantindo passagem para as quartas-de-final. Nesta fase, outro catarinense brilhou: Wilian Cardoso surfou bem e também avançou para as quartas.

Agora, o funil estava apertando, valendo vagas preciosas nas semifinais. Em uma bateria que poderia ser facilmente uma final do WCT, Joel Parkinson esmagou Damien Hobgood e avançou, vencendo com força total e deixando para trás as memórias das últimas três baterias em que passou na segunda posição.

Alejo Muniz surfou bem novamente nesta fase e venceu fácil Nicholas Squires, que nao foi capaz de parar o melhor brasileiro no ranking mundial unificado de 2013. Portas abertas para a semifinal. Outro brasileiro, Willian Cardoso, não encontrou seu surf nem as ondas que precisava, enquanto Julian Wilson surfou tudo o que sabia para conquistar o melhor somatório desta fase.

Joel Parkinson, em sua terceira bateria a caminho da final, venceu o havaiano Keanu Asing por 14 a 13.13 pontos e carimbou sua primeira decisão depois de ser coroado campeão mundial no Hawaii, em 2012.

O brasileiro Alejo Muniz também estava com fome de vitória depois da sua semifinal frustada em Burleigh Heads, uma semana atrás, quando perdeu para o campeão do evento, Owen Wright, de virada, nos minutos finais daquela bateria.

Mas, voltando para a segunda semifinal em Newcastle, ele deu o troco em Julian Wilson, que havia vencido a disputa no caminho. Em uma das baterias mais apertadas de todo o evento, o brasileiro torcedor do Santos venceu de virada. Alejo precisava de uma combinação de duas ondas que somariam 15.67, isso faltando apenas cinco minutos para o final. Com uma brilhante recuperação, Alejo garantiu seu bilhete e progrediu para final.
Grande final na água. Mal tocou a sirene e Joel Parkinson, que surfou com camiseta vermelha, já estava na primeira onda da bateria (nota 8.93), com três manobras fortes na primeira seção e aproveitada muito bem até a areia.

O australiano mal foi deixado atrás da linha de arrebentação pelo jet ski e outra onda veio na sequência para Parko, que parecia estar com a estrela do campeão e agora construía um somatório que deixava Alejo Muniz precisando de uma combinação de duas ondas para superar o placar.

Alejo, já com bandeira amarela hasteada, na marca dos cinco minutos para o término, conseguiu surfar uma boa onda pontuada em 7.33 pelos juízes. Voltou para a briga com essa onda, mas os dois atletas não tinham mais a mesma energia. O tempo foi passando, algumas tentativas do guerreiro Alejo, mas nada mudou.

Resultado: o campeão Joel Parkinson continua mais campeão do que nunca e vai com tudo na próxima semana para a abertura da temporada 2013 do World Tour, na Gold Coast, ainda como líder do ranking unificado da ASP em 2013. Alejo Muniz é o vice-líder do ranking. Um ótimo começo de temporada e um ótimo treino para seu principal objetivo, o WCT 2013. O próximo brasileiro da lista é Willian Cardoso, que ocupa a nona colocação no geral.


Resultados


Masculino

1 Joel Parkinson (Aus)
2 Alejo Muniz (Bra)
3 Keanu Asing (Haw)
3 Julian Wilson (Aus)
5 Willian Cardoso (Bra)
5 Dion Atkinson (Aus)
5 Damien Hobgood (EUA)
5 Nicholas Squires (Aus)
9 Bino Lopes (Bra)
9 Marc Lacomare (Fra)
9 Patrick Gudauskas (EUA)
9 Jay Thompson (Aus)

Feminino

1 Dimity Stoyle (Aus)
2 Sally Fitzgibbons (Aus)
3 Courtney Conlogue (EUA)
3 Bianca Buitendag (Afr)
5 Pauline Ado (Fra)
5 Sage Erickson (EUA)
5 Lakey Peterson (EUA)
5 Alessa Quizon (Haw)

Exit mobile version