#O empresário Salomão de Aquino Pereira, da marca de calçados LuiLui / Plasma, enviou mensagem à redação do site Waves, em que questiona o profissionalismo do surfista carioca Rodrigo Resende.
Segundo ele, Rodrigo Resende teria fechado acordo de patrocínio com outra marca fabricante de calçados, a Rayco, sem consultar a Plasma.
Procurado pelo Waves para dar sua versão, o surfista alegou ter informado a Plasma sobre a proposta feita pela Rayco, inclusive durante o ato de assinatura do contrato.
Leia a carta do empresário Salomão de Aquino Pereira, da LuiLui / Plasma
O que é ser atleta profissional?
No último dia 06 de novembro, nós da Plasma Footwear fechamos um contrato de patrocínio com o atleta Rodrigo Resende. O que era para ser um grande motivo de alegria, pois ele é reconhecidamente um grande surfista, se transformou em decepção quando abrimos a Fluir de dezembro e encontramos o Rodrigo em uma página nossa, e também em uma propaganda de uma outra empresa de calçados. Ele, sem nossa autorização ou conhecimento, fechou outro patrocínio, desrespeitando todos nossos acordos.
Nossa reação inicial foi de surpresa e indignação, mas depois, pensando melhor, concluímos que foi melhor assim.
Em nossa opinião, existe uma grande diferença entre ser um “atleta profissional” e ser um “atleta com comportamento profissional”. O primeiro ganha sua vida praticando um esporte e cobrando para isto.
O segundo grupo é formado por pessoas melhor estruturadas que, além de viver da profissão, entendem que fazem parte de um contexto maior, que envolve atletas, imagem, fabricantes, mídia, produtos, esporte, responsabilidades, compromissos e, acima de tudo, respeito ao público.
Em nossas equipes existem vários atletas com comportamento profissional, preocupados em gerar resultados e manter um comportamento digno, pois sabem que são ídolos, e, como tal, são exemplos de conduta para uma massa de garotos e garotas que vêem no surf profissional o estilo de vida ideal.
Estes atletas com comportamento profissional enxergam no patrocinador um aliado para conseguir seus objetivos de vida, e, sendo assim, os tratam com o devido respeito, o que infelizmente, não recebemos do Rodrigo Resende.
Desejamos ao Rodrigo toda sorte do mundo em suas novas relações, mas que fique claro para atletas e colaboradores que a LuiLui / Plasma só se interessa por pessoas que entendam que ética e caráter ainda vem na frente de todas as outras coisas.
Salomão de Aquino Pereira
LuiLui / Plasma
Veja a resposta enviada por Rodrigo Resende
O que é ser um verdadeiro empresário do surf?
Inicialmente, no último dia 06 de novembro o surfista profissional Rodrigo Resende assinou um contrato de co-patrocínio com a Plasma Footwear, onde a princípio, eram partes este e o Sr. Sebastião de Aquino Pereira, representante da empresa, estando o Sr. Salomão de Aquino Pereira, autor da carta, excluído da relação jurídica.
Contrato este, que teria a vigência de um ano, e que foi motivo de orgulho para o atleta, em poder usar uma marca de calçados 100% brasileira, e desta forma levar a bandeira nacional por onde estiver nos quatro cantos do planeta.
No mês de dezembro, o atleta recebeu um convite da empresa Rio
Grandense Rayco (chinelos, sandálias e papeetes), que lhe ofereceu uma
proposta bastante rentável de patrocínio, a princípio negativada pelo
atleta, tendo em vista já ter assinado com a Plasma Footwear (tênis),
demonstrando assim seu caráter e respeito pela empresa paulistana, bem como
pelas demais empresas que acreditam em sua palavra, caráter e carreira.
Outrossim, ao procurar orientação da empresa Alfabarrels –
Assessoria Jurídica & Esportiva -, a qual cuida dos seus interesses, ficou
demonstrado a este a possibilidade de ter um co-patrocinador de calçados e
outro de sandálias, chinelos (publicado na edição de dezembro da Fluir) e
papeetes, de forma que um não interfira nos interesses, marketing e
objetivos do outro.
Um grande exemplo desta perfeita sintonia é o surfista profissional Carlos Burle, o qual é co-patrocinado pela Druko (tênis) e pela Kenner (sandálias), sem maiores problemas.
Sendo assim, o atleta procurou a empresa Plasma Footwear, entrando
em contato com Samuel, um dos donos da Plasma, para lhes informar sobre o
que estava acontecendo, e avisar que tinha uma boa proposta de uma empresa
de chinelos e sandálias, mas que gostaria de continuar com a Plasma e de
ter o seu prévio consentimento, desta forma, a empresa ciente de todo o
ocorrido, não se opôs em nenhum momento, inclusive sendo avisada mais uma vez pelo atleta na data da assinatura do contrato de co-patrocínio com a
Rayco em Porto Alegre.
Como se pode perceber, em momento algum o atleta profissional Rodrigo Resende desrespeitou, ludibriou, faltou com seu caráter e ética, manipulou ou deixou de informar a Plasma Footwear, sobre todos os acontecimentos envolvendo sua bem sucedida carreira de surfista “de alma” profissional, a qual é do conhecimento de todos.
Sinceramente, respeitávamos e acreditávamos na empresa Plasma Footwear, mas infelizmente esta, ao enviar uma carta inescrupulosa, invejosa e mentirosa aos meios especializados de comunicação, nos decepcionou profundamente, não só a nós, mas a todos os demais atletas, fabricantes, mídia e público em geral.
Ademais, não conseguimos entender como se pode falar em falta de
autorização ou conhecimento, da empresa Plasma Footwear, após ter sido
informada de todos os acontecimentos, muito menos de onde esta teria tirado
toda essa engenhosa trama, sem ao menos ter procurado o atleta, antes de
erroneamente, ir “lavar roupa suja na mídia”.
Desta forma, esclarecemos que “The Monster” tem pleno conhecimento da sua sólida, límpida e cristalina carreira de surfista profissional, tendo a exata noção de que é um grande ídolo, e que como tal, é exemplo de conduta para uma massa de jovens, veteranos, amadores, profissionais, empresários, etc, não podendo permitir que pessoas que se dizem “empresários do surf”, tentem desmoralizar ou manchar sua carreira e imagem, sob as penas da lei.
Desejamos a Plasma Footwear, que a luz natalina toque seus corações e os iluminem de forma que possam visualizar melhor seus empreendimentos, se relacionar melhor com seus atletas, por meio de uma comunicação rápida e eficaz, e acreditar verdadeiramente no espírito do surf, e que como bem lembrado pelos próprios, entendam que a ética, o caráter, e a verdade ainda vem a priori. Aloha,
Rodrigo ?The Monster? Resende
Alfabarrels – Assessoria Jurídica & Esportiva