O surfista e triatleta Pauê Aagard é um verdadeiro exemplo de superação. Foto: Érico Hiller. |
Mas, sem deixar o triathlon, o surf, suas paixões e o trabalho desenvolvido no lado social. ?Quero estar em Pequim em 2008 e já vou iniciar esse caminho. Quero tentar título, mas também trabalhar na causa, mostrando que o esporte ajuda, consegue colocar todos num patamar de igualdade. Sei lá, de repente movendo alguns grãos, um dia a coisa muda?, argumenta.
?Irei competir normalmente nas provas de triathlon. Só não sei ainda se irei participar do Internacional de Santos, pois é bem capaz que esteja viajando, no Hawaii, no desenvolvimento de um projeto?, diz o atleta, destacando que a idéia é manter o trabalho feito no lado social.
Os planos incluem ampliar a força do esporte adaptado e reforçar as palestras, que já vem fazendo junto ao Instituto Paradigma – ONG que trabalha com a inclusão social das pessoas com deficiência.
Outra meta é a conclusão do curso de Fisioterapia (passou para o último ano) no Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte). ?A idéia é acabar a faculdade e fazer alguns cursos, principalmente na área de amputados e deficiência. 2005 será um ano para colher o que foi plantado nesses últimos anos e para concretizar algumas coisas que estão rolando?, adianta.
?Não quero ser visto apenas como um atleta, mas também como uma pessoa que luta pela causa social, pelo direito e pela imagem das pessoas com deficiência?, acrescenta Pauê.
Ele comenta que o esporte na vida de um deficiente é fundamental. ?Eu sei da importância do esporte, pois ele, sem dúvida, me colocou um mundo todo para eu traçar, uma causa para lutar e uma realidade para viver. Tantas coisas aconteceram na minha vida, muitas positivas, pois consegui através do esporte enxergar certos valores?, afirma Pauê, ressaltando que o trabalho feito na Unimonte, onde é pioneiro, é exemplo.
?Muitos começam por opção de uma atividade física no cotidiano e, aos poucos, tomam coragem e começam a se aventurar nas competições. Sem dúvida, está mais que provado que o esporte é muito bom para todos, principalmente para pessoas com deficiência, pois eleva auto-estima, dá motivação, sensação de superação, entre outros muitos aspectos positivos?, ressalta o atleta, que também tem o apoio da Rudy Project e pranchas New Advance.