Paulo Kid fatura título paulista profissional

Paulo Kid, Circuito Paulista Profissional de Longboard, Itamambuca, Ubatuba 2004

Paulo Kid mostra toda sua categoria para ficar com o título paulista Profissional da temprada. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Num clima de muita festa e confraternização foram definidos os campeões do 8º Uluwatu ZN de Surf, maior e mais tradicional campeonato de surf exclusivo para moradores de capital paulistana, neste domingo na praia de Itamambuca, Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo.

 

Foram três títulos disputados somente entre competidores da Zona Norte. Simultaneamente foi disputado o Rip Wave Paulista de Longboard Profissional, uma inovação no evento, com ondas de 1 metro e mais de 130 competidores no total. Nas categorias paulistanas, Bruno Koch assegurou o tricampeonato da open ZN.

 

Alexandre Ramires também ficou com o

Adriano Alemão, vice-campeão paulista, manda uma boa batida em Itamambuca. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
tricampeonato na longboard ZN e Maurício Tatau Rodrigues foi o dono do troféu da inédita disputa 30+, para os competidores com 30 anos para cima. Mas a grande atração do dia ficou mesmo para os surfistas profissionais dos pranchões.

 

O guarujaense Paulo Kid, campeão brasileiro em 2003, venceu nos minutos finais. A disputa pelo título foi acirrada entre ele e uma das revelações da categoria, Adriano Melo Alemão, também de Guarujá, que liderou quase toda a bateria.

 

Mas faltando cinco minutos, Kid começou a virada com uma nota 8,15 e dois minutos depois pegou outra direita, mesclando manobras clássicas com batidas radicais. Precisava de 7,60 para chegar à liderança e tirou 7,75, ganhando o título por 0,15 ponto – 15,90 a 15,75.

 

“Quando temos uma final com quatro caras bons, o que faz a diferença é o mar e, graças a Deus, eu estava em sintonia com as ondas. As condições estavam difíceis para todos, era loteria e a onda certa veio para mim”, festejou Kid, que está com 37 anos de idade e surfa desde 1979.

 

Foi profissional (pranchinha) de 84 a 95 e iniciou nos pranchões em 99. Ele vem de uma seqüência de importantes títulos. Em 2002 foi campeão europeu (tem cidadania portuguesa) e ano passado campeão brasileiro.

 

“Fico muito feliz por esta boa fase e mais ainda por levar esse título agora que voltei para a equipe Hang Loose onde iniciei a minha carreira. Nos últimos dois meses não tenho treinado muito, em função do meu trabalho como técnico e agora como chefe de equipe da Hang Loose. Estou cuidando mais da garotada, cuidando da carreira, o foco”, acrescentou Kid.

 

O vice-campeão, Adriano Alemão, apesar de ter perdido o título nos momentos finais, ficou feliz com a disputa. “Quando faltavam cinco minutos eu estava confiante e ai o Kid veio e não acreditei. Mas foi um show. O Kid quando acerta, não tem jeito”, afirmou o surfista de 19 anos, que compete há quatro nos pranchões.

 

Em 3º lugar ficou Jaime Viúdes, surfista de Itanhaém radicado em Guarujá, que teve a melhor nota do evento, 8,75 pontos. O pódio foi completo com Kleber Silvano, também de Itanhaém.

 

Na categoria open zona norte, Bruno Koch fez sua despedida da carreira amadora em grande estilo. Como no ano passado, a disputa foi contra Denis Rodrigo, vice no ano passado e campeão em 2002. Mas dessa vez, a vitória foi tranqüila.

 

“A sensação é inexplicável, alucinante. Quando as ondas pararam no finalzinho fui agradecendo a Deus a cada segundo”, relatou o tricampeão, que tem 22 anos de idade e mora no bairro Lauzane.

 

A partir de 2005 a vida de Bruno deve mudar radicalmente. Ele quer morar em Ubatuba e começar nas disputas profissionais. “É um sonho que tenho desde criança. Vou tentar, porque sei que vai ser difícil. Sempre trabalhei e só surfava nos finais de semana”, acrescentou. Ainda na final, Denis Rodrigo ficou com o vice, Caio Tavares com a 3ª colocação e Raoni Del Pérsio em 4º.

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos do Uluwatu ZN e Circuito Paulista Profissional de Longboard.

 

##

 

Mauricio Tatau, campeão 30+. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Na categoria 30+, outra novidade do evento este ano, Mauricio “Tatau” Nogueira foi o vencedor, superando o favorito Denis Rodrigo, outro destaque do evento e que em sua 2ª final no evento repetiu o resultado da open. O mesmo aconteceu com Caio Tavares, que ficou em 3º lugar, seguido de Fábio Amicci.

 

Aos 33 anos, Tatau era só alegria. Nas eliminatórias, ele também tinha sido um dos destaques na open e chegou até a semifinal, ficando em 5º lugar. “Não estou acreditando. Nunca ganhei nada, nem par ou ímpar. Competi com a intenção de fazer bonito, mas ganhar nem imaginava. Achei que ia dar o Denis, mas ninguém vence de véspera”, disse o campeão da 30+, que mora no bairro da Água Fria.

 

No longboard para surfistas da Zona Norte, Alexandre Ramires também comemorou o tricampeonato. Mesmo competindo com o joelho esquerdo inchado, devido a um derrame articular, ele foi superior a Ricardo Castellari, o vice, Ronaldo Costa (3º) e Rodrigo Cervenka.

 

“Tenho de agradecer minha família, meus amigos. Esse evento é um presente. Aqui o clima é muito legal e isso levanta o nosso astral”, afirmou o vencedor, que está com 33 anos e mora no bairro Santa Terezinha. “Lá perto de casa todo mundo reconhece. Só não veio torcida por causa do poder aquisitivo, a grana”, disse Ramires.

 

O 8º Uluwatu ZN também contou com a categoria open local, exclusiva para surfistas que moram em Ubatuba, numa forma de reconhecimento pela boa recepção. Um dos maiores ídolos da Cidade, o bicampeão brasileiro profissional de 1991 e 95, Ricardo Toledo, foi o vencedor e saiu do mar festejando com o seu filho, Filipe Toledo, de 9 anos, que este ano garantiu o título paulista petit.

 

“Muita gente sabe que fiquei mais de um ano parado, por causa de uma hérnia de disco e às portas de uma cirurgia. Mas estou de volta, graças a Deus”, ressaltou Ricardinho. Em 2º lugar ficou Wellington Carrane, irmão mais velho da vice-campeã do Super Surf, Suelen Naraísa.

 

O 3º lugar ficou com Alex Cunha. Eduardo Silva não participou da final, por estar prestando vestibular para Educação Física em Caraguá, mas garantiu a 4ª posição.

O organizador do evento, Denílson Garcia, ficou satisfeito. “Não poderia ser melhor.

 

Contrariando todas as previsões de tempo, clima e ondulação, tivemos um campeonato com sol, ondas e praia cheia, sendo que 80% do público estava na areia prestigiando as disputas. Foi sucesso total, de disputas, organização e público”, disse Denílson, confirmando a 9ª edição do Uluwatu ZN para 2005.

 

“Somos igual o carnaval. A partir do momento que acaba a premiação já começamos a pensar no próximo. E já adianto que vamos ter novidades”, destacou o diretor da Uluwatu, que completou 21 anos de mercado. “A idéia é sempre ter esse clima de confraternização, como foi aqui na praia e na churrascada que sempre fazemos”, completou.

 

Na areia, o público se divertiu com o Cabo de Guerra Goofy. O time vencedor foi o Black Trunk, formado por Português, Marreco, Jabá e Rodrigo Banhara. Todos os resultados das duas competições no site da Federação Paulista de Surf, que acaba de comemorar a marca de 1 milhão de acessos em Fpsurf.com.br.

 

O 8º Uluwatu ZN de Surf 2004 teve o patrocínio da Hang Loose, Reef, Wagon, Rip Curl, HB, Goofy, Rusty, Local Motion, OnBongo e MCD. Apoio da Storm Rider, BXEL e Pro-Lite. O Campeonato Paulista Profissional de Longboard teve o patrocínio da Rip Wave. Organização da Uluwatu, com a colaboração da Prefeitura de Ubatuba, Associação Amigos de Itamambuca e Associação Ubatuba de Surf. Supervisão da Federação Paulista de Surf. Divulgação: Waves/Terra.

 

##

 

Bruno Koch, campeão do 8o Uluwatu ZN, Itamambuca, Ubatuba 2004. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Resultados do 8º Uluwatu ZN de Surf

 

Open ZN

 

1 Bruno Koch
2 Denis Rodrigo
3 Caio Tavares
4 Raoni Del Persio
5 Thiago Costa
5 Maurício Tatau
7 Giovani Tonzano
7 Danilo Rebello

 

Longboard ZN

 

1 Alexandre Ramires
2 Ricardo Castellari
3 Ronaldo Costa
4 Rodrigo Cervenka
5 Ailton Sampaio
5 Zé Ribeiro
7 Denis Willian

7 Paulo Rugna

 

30+ ZN

 

1 Maurício Tatau
2 Denis Rodrigo
3 Caio Tavares
4 Fábio Amicci
5 Dodô
5 André Mideus
7 Flávio Medeiros
7 Kleber Prior
 

Ricardo Toledo, ficou com o título Open Local do ZN 2004. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Open Local (atletas de Ubatuba)

 

1 Ricardo Toledo
2 Wellington Carrane
3 Alex Cunha
4 Eduardo Silva

 

Rip Wave Paulista Profissional de Longboard

 

1 Paulo Kid – Guarujá
2 Adriano “Alemão” Mello – Guarujá
3 Jaime Viúdes – Itanhaém (Guarujá)
4 Kleber Silvano – Itanhaém
5 Amaro Matos – Guarujá
5 Danilo “Mulinha” Rodrigo – Guarujá
7 Diego Rosas – Bertioga
7 Leandro Alexandre – São Vicente
9 Jonas Lima – Itanhaém
9 Luiz Juquinha – Guarujá
9 Ricardo Toledo – Ubatuba
9 Alexsandro Abolição – São Sebastião
13 Maike Finesse – Ubatuba
13 Alexandre Wolthers – Santos
13 Rodrigo Banhara – Ubatuba
13 Leo Paioli – São Paulo

Exit mobile version