Paulo Moura terminou em nono, sendo o melhor brazuca da etapa no Japão. Foto: ASP World Tour / Tostee. |
Neco Padaratz, Victor Ribas e Armando Daltro perderam na terceira fase disputada no sábado.
Nas semifinais, o havaiano Andy Irons pega o aussie Kieren Perrow na primeira bateria. Na outra, Joel Parkinson e Mick Fanning fazem o duelo entre australianos.
A vitória vale US$ 30 mil e 1.200 pontos no
Estrutura armada às pressas para as oitavas e quartas em um secret. Foto: ASP World Tour / Tostee. |
Ele passou um sufoco no sábado, quando derrotou o japonês Masatoshi Ohno na terceira fase somente no desempate pela melhor nota.
No domingo, Irons começou com uma fácil vitória sobre o australiano Jake Paterson nas oitavas-de-final. Mas, nas quartas Andy superou o norte-americano C. J. Hobgood por um score apertado: 15,86 x 15,03.
Por outro lado, a grande estrela da competição não triunfou no domingo. O hexacampeão mundial Kelly Slater (EUA), que eliminou o
Mesmo se for eliminado nas semifinais, Andy Irons permanece líder do WCT 2003. Foto: ASP World Tour / Robertson. |
Antes de despachar o último norte-americano, o jovem Mick Fanning já havia tirado o Brasil da competição, ao barrar o pernambucano Paulo Moura na penúltima bateria das oitavas-de-final, deixando-o em nono lugar na prova.
Depois de massacrar Damien Hobgood (EUA) no
A quilha de Kelly Slater tem asa. Foto: ASP World Tour / Tostee. |
Os demais brasileiros não passaram pela terceira fase no sábado. Por apenas 0,25 ponto de diferença, Neco Padaratz (SC) foi superado pelo australiano Daniel Wills nos últimos minutos da bateria, por 15,50 x 15,25 pontos.
Na disputa seguinte, com uma vantagem de apenas um pontinho Cory Lopez (EUA) derrotou o cabo-friense Victor Ribas (RJ) por 16,37 x 15,37 pontos. E o baiano Armando Daltro caiu diante do hexacampeão mundial Kelly Slater pelo placar de 16,00 x 13,33 pontos.
Os três terminaram empatados em 17o. lugar no Niijima Quiksilver Pro, com cada um recebendo US$ 4 mil e marcando 480 pontos no ranking mundial do WCT.
Enquanto os brasileiros brigam para ficar entre os 27 primeiros colocados, grupo de permanência garantida na elite do WCT em 2004, o havaiano Andy Irons consolida-se como grande favorito para o bicampeonato mundial.
As semifinais envolvem os quatro líderes da temporada. Irons enfrenta na primeira bateria Kieren Perrow, atual número 3 do ranking, Kieren Perrow. Na outra, o confronto será entre o segundo e quarto colocados, Mick Fanning e Joel Parkinson.
Depois de cinco etapas disputadas em ilhas, começa a fase continental do ASP World Tour. A primeira está marcada para os dias 15 a 25 de julho em Jeffrey’s Bay, África do Sul.
Depois, os melhores surfistas do mundo passam pelos Estados Unidos, Portugal, França e Espanha, até chegar ao Brasil, onde acontece o Santa Catarina Pro, de 27 de outubro a 4 de novembro. Será um evento móvel por todo o estado, com sede principal localizada na Ilha de Florianópolis.
Para saber mais, acesse o site Aspworldtour.com
Semifinais di Niijima Quiksilver Pro
1 Andy Irons (Haw) x Kieren Perrow (Aus)
2 Joel Parkinson (Aus) x Mick Fanning (Aus)