Paulo Moura salva a pátria

0

Paulo Moura derrota o aussie Luke Stedman e garante vaga direto na terceira rodada. Foto arquivo: Karen / ASP World Tour.
A oitava etapa do ASP Foster?s World Championship Tour (WCT) começou logo no primeiro dia do seu prazo, iniciado nesta terça-feira e vai até o dia 18 na Califórnia.

 

Os líderes do ranking confirmaram o favoritismo, com Kelly Slater, Andy Irons e Mick Fanning, principais candidatos ao título mundial da temporada, vencendo suas baterias nas ondas de meio metro em Lower Trestles.

 

O pernambucano Paulo Moura salvou a pátria, sendo o único brasileiro a estrear com vitória nos Estados Unidos, enquanto os outros seis vão ter que encarar a repescagem no Boost Mobile Pro.

 

E o Brasil já tem mais um surfista garantido na terceira fase, só que um será eliminado no confronto verde-amarelo entre Peterson Rosa e Raoni Monteiro na 13.a bateria.

 

Os dois já competiram juntos com outro brasileiro na primeira fase, com todos sendo derrotados pelo único estrangeiro na bateria. O australiano Taj Burrow despachou o paranaense Peterson Rosa e o niteroiense Guilherme Herdy, chamado para substituir o ainda contundido Bernardo Pigmeu, que não compete desde o WCT da África do Sul, em julho.

 

Eles participaram do sexto confronto do dia e no último o carioca Raoni Monteiro caiu junto com o cabofriense Victor Ribas na disputa vencida pelo havaiano Frederick Patacchia.

 

O Brasil também participou da bateria inaugural do Boost Mobile Pro 2005 com o potiguar Marcelo Nunes, que encabeça a lista de brasileiros no ranking mundial e ficou em último lugar na vitória do californiano Shane Beschen.

 

O paulistano Renan Rocha também terminou em último na quarta bateria, com o australiano Phillip MacDonald ganhando a vaga direta para a terceira fase.

 

A única vitória brasileira só veio na 11a. bateria com o pernambucano Paulo Moura, que tirou duas notas na casa dos 7 pontos para superar o australiano Luke Stedman por décimos de diferença: 14,77 x 14,04 pontos.

 

Já o cabeça-de-chave Bruce Irons acabou em último conseguindo somar apenas 6,16 pontos em suas duas melhores ondas.

 

Ao contrário do irmão mais jovem, o tricampeão mundial Andy Irons estreou bem e com uma nota 8,83 em sua melhor apresentação totalizou 16,30 pontos para derrotar o australiano Jake Paterson e o tricampeão mundial Tom Curren.

 

?Estava um pouco nervoso no início, pois no ano passado fiquei em último lugar aqui, perdendo para outro convidado do evento, Dane Reynolds?, recordou Andy Irons.

 

Ele entrou no mar logo depois de Kelly Slater também surfar uma ótima onda para igualar a maior nota da terça-feira em Lower Trestles ? 9,17 ? que já tinha sido recebida pelo sul-africano Travis Logie no terceiro confronto do dia.

 

Mesmo sem surfar desde a final contra Andy Irons no Japão, Slater não encontrou dificuldades para superar o também norte-americano Mike Losness e o veterano Mark Occhilupo.

 

##

 

Kelly Slater lidera o ranking com três vitórias em sete etapas. Foto: ASP World Tour / Tostee.
?Eu não pegava na prancha há duas semanas. Preferi me desligar por alguns dias para relaxar?, confessou o número 1 com três vitórias nas sete etapas disputadas.

 

O australiano Mick Fanning teve um pouco mais de trabalho para vencer a décima bateria, mas acabou derrotando seu compatriota Darren O?Rafferty e o havaiano Ian Walsh por 14,53 x 13,43 x 7,60, respectivamente.

 

Fanning já ganhou duas etapas e não se importa de todo o foco da mídia estar em Slater e Irons, que vêm de duas finais consecutivas.

 

?Realmente não me importo com isso. Estou tendo um bom ano e prefiro mesmo ficar em segundo plano, sem tanta pressão da mídia?, disse Fanning.

 

Apesar de todas as atenções estarem voltadas para os três líderes, os maiores destaques do primeiro dia do Boost Mobile Pro foram três estreantes da temporada 2005.

 

Ninguém conseguiu uma nota maior do que a 9,17 recebida pelo sul-africano Travis Logie no terceiro confronto da terça-feira, com Kelly Slater apenas igualando sua marca cinco baterias depois.

 

O australiano Kirk Flintoff somou 16,94 pontos para derrotar o ex-campeão mundial CJ Hobgood na quinta bateria, total que só foi superado por outro novato, o norte-americano Tim Reyes, que computou imbatíveis 17,16 pontos com as notas 8,83 e 8,33 que ganhou em suas duas melhores ondas surfadas na 13a. bateria.

 

Repescagem

 

1 Trent Munro (Aus) x Mike Losness (EUA)  
2 CJ Hobgood (EUA) x Tom Curren (EUA) 
3 Nathan Hedge (Aus) x Ian Walsh (Aus)  
4 Dean Morrison (Aus) x Dane Reynolds (EUA)  
5 Bruce Irons (Haw) x Guilherme Herdy (Bra)  
6 Damien Hobgood (EUA) x Renan Rocha (Bra)  
7 Tom Whitaker (Aus) x Shea Lopez (EUA)  
8 Daniel Wills (Aus) x Tim Curran (EUA)  
9 Luke Egan (Aus) x Luke Stedman (Aus)  
10 Mark Occhilupo (Aus) x Greg Emslie (Afr)
11 Jake Paterson (Aus) x Toby Martin (Aus)  
12 Darren O’Rafferty (Aus) x Victor Ribas (Bra)  
13 Peterson Rosa (Bra) x Raoni Monteiro (Bra)
14 Richard Lovett (Aus) x Chris Ward (EUA)  
15 Troy Brooks (Aus) x Bede Durbidge (Aus) 
16 Michael Lowe (Aus) x Marcelo Nunes (Bra)