O pernambucano Paulo Moura foi o campeão da terceira etapa da Seletiva Petrobras 2007, finalizada neste domingo na praia de Itaúna, Saquarema (RJ).
Clique aqui para ver as fotos
Paulo Moura driblou as fracas condições de onda deste domingo, para derrotar o paulista Ricardo Ferreira na final. Pela vitória o pernambucano embolsou R$ 10 mil oferecidos ao campeão da etapa.
No caminho até a final, o pernambucano travou um acirrado duelo contra o carioca Jorge Spanner nas quartas-de-final. Para depois barrar na semifinal o cearense Messias Felix, que aparecia na luta direta pelo título da Seletiva.
Já o paulista Ricardo Ferreira venceu o duelo contra o carioca Gustavo Fernandes nas quartas-de-final. Depois encarou uma forte disputa
contra o cearense Adilton Mariano, que também mantinha esperanças de ficar com o título do circuito.
Com notas 8.17 e 6.17, o paulista Ricardo Ferreira amargou o sonho do cearense, que somou 9.67 e viu o título escapar.
Na final, o pernambucano Paulo Moura dominou praticamente toda bateria. Autor de notas 8.67 e 6.33, ele não deu chances ao paulista, que somou 8.33 pontos e ficou com o vice-campeonato.
?To amarradão. Há muito tempo que venho lutando para vencer um evento. Estou muito feliz. Especialmente pela vitória ter acontecido em Saquarema, que é um lugar bastante especial. Obrigado a todos que me apoiaram durante o evento?, comemora Paulo Moura.
Mas os verdadeiros donos da festa foram Messias Felix e Renato Galvão, já que em jogo, estava o título de campeão do ranking final da Seletiva e do Brasil Tour.
A Seletiva Petrobras de Surf Masculino este ano contou com três etapas. A primeira aconteceu na Joaquina, Florianópolis (SC), Já a segunda etapa rolou na baía de Maracaípe, Ipojuca (PE).
Messias chegou à Saquarema na quinta colocação do ranking, pois contava com o nono lugar na etapa de abertura e a terceira colocação na segunda etapa.
Com o resultado na praia de Itaúna, o cearense superou o niteroiense Guilherme Herdy na liderança do ranking e ficou com o título da Seletiva Petrobras 2007.
Pela vitória do ranking final da Seletiva, o cearense Messias Felix foi premiado com uma passagem para Austrália.
?Esse prêmio veio em boa hora. Vou aproveitar para treinar em ondas de qualidade e evoluir meu surf. Se der, quero competir nas etapas WQS que acontecem por lá no começo do ano. Vai ser minha primeira viagem internacional. Quero pegar altas ondas por lá?, comenta o cearense local da praia do Náutico, Fortaleza (CE).
Já o ranking final do Brasil Tour, que classifica os 11 primeiros para o brasileiro profissional em 2008, é composto por quatro etapas: as três da Seletiva e o Rio Surf Pro. Vale lembrar que os atletas têm direito a um descarte.
O paulista Renato Galvão acompanhou de perto as baterias finais, pois para ficar com o título da divisão de acesso da Abrasp, o cearense Adilton Mariano não poderia vencer a etapa.
Para alegria de Galvão, o também paulista Ricardo Ferreira barrou o cearense na semifinal, garantindo o título ao amigo.
?Pelas adversidades que enfrentei durante o ano, esse título é muito importante para mim. Fiquei um tempo sem patrocínio, depois fiquei doente. Mas eu trabalhei forte para seguir em frente e as coisas começaram a dar certo. Como sou o líder do ranking paulista e não estava muito bem no Brasil Tour, essa conquista foi meio inesperada. Mas estou super contente por ter garantido pelo menos um título este ano, que era uma das minhas metas em 2007?, declara o paulista Renato Galvão, que garante mais um ano entre os tops do brasileiro profissional.
##
Seletiva Petrobras 2007
Resultado da terceira etapa
1 Paulo Moura (PE)
2 Ricardo Ferreira (SP)
3 Messias Félix (CE)
3 Adilton Mariano (CE)
5 Pedro Norberto (SC)
5 Jorge Spaner (RJ)
5 Wilson Nora (BA)
5 Gustavo Fernandes (RJ)
9 Yuri Sodré (RJ)
9 Franklin Serpa (BA)
9 Hizunome Betterro (SP)
9 Cristiano Guimarães (SP)
Ranking final
1 Messias Félix (CE) – 1.850 pontos
2 Pedro Norberto (SC) – 1.790
3 Guilherme Herdy (RJ) – 1710
4 Adilton Mariano (CE) – 1.580
5 Paulo Moura (PE) – 1.548
6 Ricardo Ferreira (SP) – 1.520
6 Flávio Costa (BA) – 1520
8 Hizunome Bettero (SP) – 1.500
9 Davi de Jesus (SC) – 1420
10 Renato Galvão (SP) – 1.390