Rodrigo Dornelles fez a melhor apresentação do dia no Buondi Billabong Pro 2005. Foto: Dimulle / Aspeurope.com. |
Válida como a 24a etapa do WQS, a prova tem nível 6 estrelas e distribui US$ 125 mil em prêmios.
Foram disputados os 15 confrontos restantes do terceiro round e quatro baterias da quarta rodada.
Destaque para o atual campeão brasileiro Renato Galvão e os cariocas Leonardo Neves e Yuri Sodré, que já estão classificados para o quinto round da prova.
Jano Belo também arrebentou nesta sexta-feira. Foto: Alfarroba / Ricardo Bravo. |
O paulista Adriano Mineirinho, líder disparado do WQS, caiu na quarta rodada, mas seus principais adversários na briga pelo título da divisão de acesso do circuito mundial também deram adeus ao Buondi Billabong Pro.
Além de Galvão, Neves e Sodré, que se enfrentam na próxima rodada, outros nove brasileiros seguem no páreo em Ericeira: Marco Polo (SC), Bruno Santos (RJ), Pedro Henrique (RJ), Jano Belo (PB), Jihad Khodr (PR), Rodrigo Dornelles (RS), James Santos (SC), Simão Romão (RJ) e Fábio Gouveia (PB).
O primeiro representante do time canarinho a entrar em ação nesta sexta-feira foi o cearense André Silva, eliminado pelo norte-americano Bobby Martinez e o aussie Zane Harrison na 12a bateria da terceira rodada.
Em seguida, o carioca Simão Romão obteve a classificação ao barrar o taitiano Alain Riou e o australiano Shaun Cansdell, vice-líder do WQS até o momento. O vencedor da disputa foi o havaiano Jamie O’Brien.
Outro carioca que mandou bem foi Pedro Henrique, autor de 15.10 pontos na 15a bateria. Pedrinho bateu o australiano Beau Mitchell (2o), o norte-americano Ryan Helm (3o) e o franco-brasileiro Patrick Beven, quarto colocado.
Na seqüência, o trio brasileiro formado por Danilo Costa, Fabinho Gouveia e James Santos não deu chances ao havaiano Daniel Jones, último colocado na bateria. Danilo ficou em terceiro e também dançou. James passou em primeiro e Fabinho em segundo.
O time brasileiro seguiu com boas atuações nas pequenas ondas de Ericeira. O paraibano Jano Belo descolou 15.17 pontos para levar a melhor sobre o havaiano Roy Powers (2o) e Jesse Merle-Jones (4o), com o aussie Dayan Neve amargando a terceira posição.
Jihad Khodr também fez uma boa somatória para avançar na competição. Na 17a bateria, o paranaense totalizou 15.07 pontos e bateu o havaiano Pancho Sullivan (2o), o sul-africano Ricky Basnett e o aussie Andrew King.
Melhor ainda fez o gaúcho Rodrigo Dornelles. Com 17.50 pontos em vinte possíveis, “Pedra” descolou a maior somatória do dia para escovar o sul-africano Warwick Wright, o australiano Adam Robertson e o norte-americano Shaun Ward.
A 20a bateria contou com a vitória do carioca Bruno Santos, que teve a companhia do taitiano Hira Terinatoofa na classificação para a quarta rodada. O brasileiro naturalizado sul-africano Antonio Bortoletto e o aussie Glenn Hall foram despachados.
Clique aqui para ver a galeria de fotos do Buondi Billabong Pro.
##
Jihad Khodr segue no páreo. Foto: Dimulle / Aspeurope.com. |
Na 21a bateria, o carioca Marcelo Trekinh foi superado pelo aussie Corey Ziems e o havaiano Sean Moody, com o australiano Kay Otton ficando em quarto no duelo.
Em seguida, Guilherme Herdy não conseguiu avançar na disputa contra o aussie Shaun Gossmann e o norte-americano Kieran Horn. O carioca terminou em terceiro, seguido pelo sul-africano Royden Bryson.
Pedro Henrique é um dos reforços do time brasileiro. Foto: Alfarroba / Ricardo Bravo. |
Depois de uma pausa durante a maré cheia, a competição voltou à ativa com a quarta rodada.
Metade dos seis brasileiros que entraram em ação conseguiu sobreviver às batalhas em Ericeira. Na primeira bateria, o paulista Renato Galvão avançou atrás do norte-americano Gabe Kling, deixando para trás o inglês Russell Winter e o australiano Steve Clements.
Adriano Mineirinho, líder do WQS, e o carioca Leonardo Neves tentaram a dobradinha na segunda bateria, mas o norte-americano Ben Bourgeois estragou uma possível festa brasileira.
Com 13.80 pontos, Bourgeois assumiu a liderança e deixou a briga pela segunda vaga entre Léo, Mineirinho e o espanhol Gony Zubizarreta, que estava na frente dos brazucas até os instantes finais.
Mineirinho assumiu a segunda posição depois de fazer um 6.37, mas Léo roubou a cena na última onda e pulou da quarta para a segunda colocação ao obter nota 6.17.
Depois da emocionante bateria, mais uma tentativa de dobradinha brasileira foi por água abaixo em Ericeira. O carioca Yuri Sodré fez a sua parte e arrebentou as valinhas lusitanas para totalizar 16.33 pontos, mas o baiano Armando Daltro não conseguiu repetir as boas atuações na prova.
Para o delírio do público, o ídolo português Tiago Pires avançou em segundo lugar, deixando o sul-africano David Weare em terceiro e Mandinho em quarto.
Na última bateria do dia, o carioca Anselmo Correa caiu diante do havaiano Joel Centeio e do francês Tim Boal. “Cecéu” foi eliminado junto com o venezuelano naturalizado português Justin Mujica, terceiro colocado no confronto.
Para obter mais informações, visite Aspeurope.com
Clique aqui para ver a galeria de fotos do Buondi Billabong Pro.
Buondi Billabong Pro
Baterias restantes do quarto round
6 Marco Polo (Bra), Carlos Cabrero (PRico), Eneko Acero (Esp) e Bobby Martinez (EUA)
7 Jamie O’Brien (Haw), Beau Mitchell (Aus), Brett Simpson (EUA) e Fábio Gouveia (Bra)
8 Simão Romão (Bra), Luke Hitchings (Aus), Pedro Henrique (Bra) e James Santos (Bra)
9 Jano Belo (Bra), Jihad Khodr (Bra), Warwick Wright (Afr) e Hira Terinatoofa (Tah)
10 Roy Powers (Haw), Pancho Sullivan (Haw), Rodrigo Dornelles (Bra) e Bruno Santos (Bra)
Quinto round
3 Renato Galvão (Bra), Leonardo Neves (Bra) e Yuri Sodré (Bra)