Pedro Regatieri descola a maior somatória no primeiro dia de disputas. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias. |
A prova reúne 96 surfistas regularmente matriculados em faculdades de todo o Estado, divididos em três categorias: Open, Feminina, Paulistana (exclusiva para alunos que estudam e moram na Capital, Grande São Paulo e ABC), além do Tag Team, a disputa por equipes.
Além das disputas no mar, o evento teve atrações na areia, como o Cabo de Guerra Flash Power, com os próprios competidores, animando o público e demonstrando o alto astral, marca registrada das disputas universitárias.
Michel Cardoso busca o tricampeonato universitário. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias. |
Nas ondas, o estudante de Direito na Unip, Pedro Regatieri, garantiu a melhor somatória entre todos os atletas na primeira fase. Disputando a categoria Paulistana, ele marcou 12 pontos, terminando em primeiro lugar isolado.
?Quero muito essa vitória para dedicar ao meu pai, que vai a todos os campeonatos comigo desde que eu comecei. Domingo é Dia dos Pais e esse será um grande presente. Treinei muito pensando nisso?, disse Pedrinho, referindo-se ao pai, ?Pedrão?, figura conhecida nos campeonatos, por estar sempre na beira do mar nas baterias do filho, gritando, torcendo e sofrendo.
Quem também teve boa atuação na paulistana foi Michel Cardoso, estudante de Comércio Exterior no Mackenzie, único bicampeão estadual universitário, que terminou em segundo lugar, com 9,75 pontos.
Na Open, reunindo vários surfistas de ponta, inclusive ex-profissionais, quem teve a melhor atuação na fase inicial foi Maurício Pelé, de Ilha Comprida.
O aluno de Educação Física da Scelisul, de Registro, marcou 11,65, superando por 15 décimos o atual campeão estadual universitário e bicampeão brasileiro profissional em 1991 e 95, Ricardo Toledo, de Ubatuba.
Clique aqui para ver a galeria de fotos da primeira etapa.
##
Maurício Pelé foi o destaque do dia na categoria Open. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias. |
A melhor nota ficou com Alexandre Sasaki, que cursa Turismo nas Faculdades Bertioga. Ainda na Open, um dos destaques na disputa é o atual campeão santista Maurício Duarte, o mais antigo no circuito e cursando pós-graduação em Direito do Estado na Cândido Mendes.
Ele compete desde a segunda edição do campeonato. ?Estudei Direito e agora estou na minha segunda pós-graduação, agora em Direito do Estado. Já venci duas vezes em Maresias. Vamos ver o que vai dar?, afirmou.
Entre as meninas, a vicentina Rose Santana, estudante de Educação Física na Unimes foi a melhor do dia, marcando 10,50 pontos,
Ricardo Toledo também avançou para a segunda rodada. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias. |
deixando em segundo lugar a guarujaense Kalu Freitas, aluna de Propaganda na Unaerp, e na terceira posição a ubatubense Jahia Bettero, que estuda Educação Física nas Faculdades Módulo e defende o título estadual.
No Volcom, todos os atletas competem duas vezes, sendo que os melhores avançam para as fases decisivas.
Na areia, a festa foi para o Cabo de Guerra Flash Power, vencido pela equipe formada pelos surfistas Daniel Castro (Engenharia Ambiental/ Unitau), Alaur Faria (Engenharia Mecânica/ Mackenzie), Vinicius Pavone (Administração/ ESPM), Saint Clair Júnior (Fefis/ Unimes), Edmilson Alves (Fefis/ Unimes) e Thiago Giglioti (Direito/ Mackenzie).
As disputas recomeçam neste domingo, às 8 horas, com a disputa Paulistana. As finais serão realizadas a partir das 13h. Outra atração será a Volcom Air Espetacular, uma bateria especial valendo só os aéreos.
A sétima edição do Circuito Paulista Universitário tem o patrocínio da Volcom pelo quinto ano consecutivo e é um evento oficial da Federação Paulista de Surf e Associação Paulista de Surf Universitário (APSU).
O co-patrocínio é da Star Point, presente no campeonato desde o início, e da Reef. Apoio: Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer e Turco Loco, Flash Power, Chilli Beans, Trama Universitário, PowerBar, Aerofish, Brasil 2000 FM. A etapa tem a colaboração da Prefeitura Municipal de São Sebastião e Associação de Surf de São Sebastião. Realização: Ibrasurf e APSU.
Clique aqui para ver a galeria de fotos da primeira etapa.