Brasil Surf Pro

Pelotão anuncia combate

0

Atual campeão brasileiro, Messias Félix prevê disputa acirrada no Nordeste. Foto: Fábio Minduim / Maxsports.

Pedro Henrique, dono da primeira nota 10 na história do Brasil Surf Pro, é um dos cabeças-de-chave do evento. Foto: Fábio Minduim / Maxsports.

A segunda etapa do Brasil Surf Pro 2010 acontece entre os dias 14 e 18 de julho na praia do Cupe, Ipojuca (PE).

Além do show garantido pelos atletas, o evento apresenta várias atrações para o público que comparecer ao desafio da divisão de elite do Circuito Brasileiro Profissional.

O início da competição está previsto para esta quarta-feira, às 9 horas, quando também será aberto o Surf Village, espaço para o público interagir no Brasil Surf Pro.

 

O Surf Village conta com as ações promovidas pelos patrocinadores e apoiadores do circuito nacional mais rico do mundo, com prêmio recorde de R$ 1 milhão oferecidos nas cinco etapas da temporada.

 

Neste ano de estreia, com organização da Brasil1 Esporte e produção da Max Sports, os principais patrocinadores do Brasil Surf Pro são: Petrobras, Skol e Hawaiian Dreams (HD), que também participa com uma forte equipe de competição. Inclusive um dos seus atletas, Pedro Henrique, ganhou a primeira nota 10 da história do Brasil Surf Pro.

Mas foi outro carioca, Leonardo Neves, que brilhou no alto do pódio da etapa de abertura em Ubatuba (SP). No Feminino, a atual campeã brasileira, Suelen Naraisa, festejou o bi consecutivo em casa, na praia de Itamambuca.

Os dois defendem a liderança em Pernambuco, mas os nordestinos querem aproveitar a chance de conhecerem bem as condições da região. A região apresenta um forte pelotão para brigar pelo título nesta semana no Cupe.

O capitão do time nordestino é o atual campeão brasileiro, o cearense Messias Félix. Além dele, são outros 26 nordestinos que defendem seus estados em Pernambuco.
 
“É muito bom competir no Nordeste, no mar onde a gente sempre treina. Mas a disputa vai ser bem acirrada, pois há muito surfista bom daqui”, diz Messias Félix, que já treina na praia do Cupe há alguns dias para buscar um bom resultado em Pernambuco.

“Acho que podemos levar um pouco de vantagem por saber surfar melhor estas ondas do Nordeste. Mas no Brasil Surf Pro estão os melhores do país e o Cupe não é segredo pra ninguém. Já rolaram vários campeonatos aqui, então vai se dar bem quem achar as melhores ondas nas baterias”, finaliza Messias.
 
Maioria nordestina Dividindo-se os 64 participantes da categoria Masculina por regiões, a maior quantidade é do Nordeste, com 27 representantes e 42% do total. São nove cearenses, seis baianos, seis pernambucanos – incluindo os dois surfistas de Fernando de Noronha (PE) -, três potiguares, dois paraibanos e um alagoano.

 

A região Sudeste comparece com 26 atletas (40%) e a maioria é de São Paulo, que tem o maior pelotão estadual com 14 surfistas. Já o Sul do país tem 11 inscritos no Brasil Surf Pro de Pernambuco e nove deles são de Santa Catarina, um é do Paraná e um do Rio Grande do Sul.
 
Apesar de muita tradição no esporte, nenhum catarinense conseguiu conquistar o título brasileiro desde a criação do circuito, em 1987, pela Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), que organiza o Brasil Surf Pro junto com a Brasil1 Esporte.

Já o estado de Pernambuco, que recebe a segunda etapa da temporada nesta semana, não tem sequer uma vitória em etapas durante todos estes anos. São seis candidatos para tentar quebrar este tabu, Halley Batista, Alan Donato, César Aguiar, Alexandre Ferraz e os noronhenses Patrick Tamberg e Caia de Souza, um dos convidados locais no evento.
 
Surf Village Certamente grandes disputas acontecerão dentro da água e o público do Nordeste não pode perder a única chance de acompanhar a batalha pelos títulos brasileiros em sua região.

Para a torcida, a organização do Brasil Surf Pro apresenta várias atrações diárias no Surf Village. A Skol terá o Bar da Praia e a ação Vida na Praia com empréstimos de pranchas Skol para praticar o esporte com instrutor, barracas de sol e cadeiras de praia para todos assistirem confortavelmente o evento.
 
A Tenda Petrobras apresenta seus projetos ambientais de preservação de espécies marinhas de longa data, como o Tamar (30 anos), Golfinho Rotator (15 anos) e Baleia Jubarte (15 anos). Estamos no Ano Internacional da Biodiversidade e o Brasil Surf Pro promove no sábado de manhã um grande mutirão de limpeza na praia do Cupe, com a observação e orientação dos monitores da Petrobras.
 
Outra atração são as parafinas coloridas Sticky Bumps biodegradáveis de soja. Os visitantes podem participar de um concurso de desenho em pranchas com as parafinas e os três mais bonitos recebem prêmios da Sticky Bumps. E também na praia do Cupe será apresentado um esporte de praia que está virando febre no Sul / Sudeste do país, o Tribol, que é jogado por três duplas simultaneamente misturando vôlei de praia com futevôlei em três quadras interligadas.

O evento é transmitido ao vivo pelo site Brasil Surf Pro.

 

O Brasil Surf Pro 2010 é patrocinado pela Petrobras, Skol e HD (Hawaiian Dreams). O campeonato conta com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A produção é da Max Sports e realização da Brasil1 Esporte e Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional). Esta segunda etapa na praia do Cupe também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ipojuca e da Associação Nordestina de Surf (ANS).
 
Pimeira fase Masculina

 

1 Rodrigo Dornelles (RS), Victor Ribas (RJ), Raphael Becker (SC) mais convidado local
2 Felipe Ximenes (SC), Bino Lopes (BA), Bruno Galini (BA) mais convidado local
3 Alan Donato (PE), Willian Cardoso (SC), John Max (RN) e Heitor Alves (CE)
4 Simão Romão (RJ), Itim Silva (CE), Greg Cordeiro (SC) e Marco Fernandez (BA)
5 Tomas Hermes (SC), Alandreson Martins (BA), Dunga Neto (CE) e Jorge Spanner (RJ)
6 Ulisses Meira (PB), Halley Batista (PE), Patrick Tamberg (FN) e Igor Morais (RJ)
7 Ricardo Ferreira (SP), César Aguiar (PE), Saulo Junior (SP) e Krystian Kymmerson (ES)
8 Caio Ibelli (SP), Robson Santos (SP), Gilmar Silva (SP) e Raoni Monteiro (RJ)

 

Segunda fase masculina – pré-classificados

 

1 Leandro Bastos (RJ) e Edvan Silva (CE)
2 Flávio Nakagima (SP) e Alex Ribeiro (SP)
3 Gustavo Fernandes (RJ) e Thiago de Sousa (CE)
4 Danilo Costa (RN) e Bruno Santos (RJ)
5 Michel Roque (CE) e Peterson Rosa (PR)
6 Bruno Moreira (SP) e Guilherme Ferreira (SC)
7 Jean da Silva (SC) e Emerson Piai (SP)
8 Beto Mariano (SC) e Guga Arruda (SC)


Terceira fase – cabeças-de-chave

 

1 Heitor Pereira (SP)
2 André Silva (CE)
3 Tânio Barreto (AL)
4 Márcio Farney (CE)
5 David do Carmo (SP)
6 Alan Jones (RN)
7 Wilson Nora (BA)
8 Messias Felix (CE)
9 Jano Belo (PB)
10 Franklin Serpa (BA)
11 Renato Galvão (SP)
12 Leonardo Neves (RJ)
13 Pedro Henrique (RJ)
14 Rudá Carvalho (BA)
15 Odirlei Coutinho (SP)
16 Hizunomê Bettero (SP)


Primeira fase Feminina

 

1 Suelen Naraisa (SP), Cláudia Gonçalves (SP), Bruna Queiroz (SP) e Monik Santos (PE)
2 Andréa Lopes (RJ), Diana Cristina (PB), Taís de Almeida (RJ) e Brigitte Mayer (RJ)
3 Juliana Quint (SC), Nathalie Martins (PR), Gabriela Leite (SC) e Michaela Fregonese (PR)
4 Gabriela Teixeira (RJ), Camila Cássia (SP), Luana Coutinho (SP) e Chantalla Furlanetto (SC)