Leitura de Onda

Pequenas sereias

0

Tulio Brandão com suas pequenas sereias. Foto: Arquivo Pessoal.

Estou aqui ao lado da Ana e da Lara, minhas filhas de 8 e 4 anos, e elas querem me contar o que pensam sobre as ondas, as pranchas, a praia, o mar, a água salgada e o respeito aos oceanos. É melhor elas falarem…

 

Ondas


“Ah, eu acho que as ondas são muito poéticas. Quando elas estouram, eu acho perfeito”, diz Ana. Lara é segura: “Prefiro quando as ondas estouram no meu pé, porque assim é mais legal. Aí, você fala ‘não tem problema, vai passar’. E passa.”

 

Pranchas 

 

“Acho prancha um negócio bem engraçado. Tem uma pontuda, uma quadrada, uma redonda, de todas as formas e tamanhos. Antigamente, as pessoas surfavam com pedaços de madeira. Aí um homem chegou a Terra e falou assim: ‘vocês não vão mais precisar surfar com tábuas!’ Foi uma super invenção”, arriscou Ana. 

 

“Elas servem para surfar, né? Elas ficam na mão, e depois, quando a água vier, aí você fica em pé e faz manobra na prancha. Aí, eu faço uma manobra assim, ó!”, explica Lara, dando uma pirueta dentro do pequeno escritório.

 

Praia

 

“Se você olhar bem a praia, verá que ela é bem engraçada. Você entra e tem a areia, aí você anda, anda, anda e, de repente, chega no mar. Na areia, se você cavar muito, chega na água. O mar tá embaixo da areia, o mar domina tudo. Já pensei até que o mar estivesse embaixo da cidade, mas descobri que não!”, diz Ana. 

 

Lara é pura alegria na praia: “Quando tem conchas na areia, eu adoro ir à praia. A areia fica cheia de conchinha. Adoro fazer castelo com toda a família. Adoro cavar buraco também, e esperar a onda encher”. 

 

Mar

 

“Quanto mais para o fundo (depois da arrebentação) a gente chega, mais calmo vai ficando. O engraçado é que, nos joguinhos, é ao contrário: quanto mais você avança, mais difícil fica. Por isso, eu adoro passar a arrebentação”, afirma Ana.

 

“O que eu gosto são as estrelinhas no fundo do mar. Tem estrelinha que fica no mar, outras vão para o céu. Mas eu gosto de todas”, imagina a lúdica Lara. 

 

Água salgada

 

“Eu gosto de água salgada, mas não para engolir”, diz Lara. “Eu também”, Ana emenda.

Respeito aos oceanos

 

“As pessoas devem ter mais respeito com o mar. O lixo está prejudicando a vida dos peixes e tartarugas. Muitas tartarugas entram em sacos plásticos, ficam presas em redes, e acabam morrendo”, discursou Ana. 

 

Lara anda vendo muito filme infantil. “O oceano da Princesa Merlia? As surfistas precisam mesmo cuidar do oceano…” 

 

 

Tulio Brandão é jornalista, colunista do site Waves e autor do blog Surfe Deluxe. Trabalhou nove anos no Globo como setorista de meio ambiente e outros três anos no Jornal do Brasil, onde cobriu surf e outros esportes de prancha. Atuou ainda como gerente de Sustentabilidade da Approach Comunicação. Na redação, ganhou dois prêmios Esso, um Grande Prêmio CNT e um Prêmio Abrelpe.  

 

 

Tulio Brandão
Formado em Jornalismo e Direito, trabalhou no jornal O Globo, com passagem pelo Jornal do Brasil. Foi colunista da Fluir, autor dos blogs Surfe Deluxe e Blog Verde (O Globo) e escreveu os livros "Gabriel Medina - a trajetória do primeiro campeão mundial de surfe" e "Rio das Alturas".