SupClub

Perfil Lena Ribeiro – Evolução no SUP Race

0

No último sábado, 24 de junho, aconteceu em Cabo Frio, RJ, a terceira etapa do Circuito Brasileiro de SUP race: o Aloha Spirit Festival. Uma prova que exigiu muita técnica e garra por parte dos competidores devido às ondulações e fortes ventos.

Entre as mulheres do profissional 12’6” Lena Guimarães Ribeiro conquistou sua primeira vitória na categoria – muito festejada pela torcida local, uma vez que Lena é moradora da vizinha Arraial do Cabo.

Casada com Américo Pinheiro, campeão brasileiro master 2012 e atual líder do ranking 2013, Lena começou a participar das provas de race incentivada pelo marido. De tanto acompanhar as competições de seu filho Kauai, competidor mirim de surfe e de Américo, aceitou o convite de seu marido e passou a se dedicar aos treinos e às remadas.

Em 2012, Lena competiu todo o circuito na categoria Fun Race, que é a porta de entrada para os que desejam experimentar o gostinho de participar de uma competição de race. Sua evolução foi constante. Na primeira prova que participou ficou com a sexta colocação; na segunda etapa, terceiro lugar e na terceira etapa foi campeã. Resultados que somados a dois vices nas etapas seguintes lhe garantiram o titulo de campeã brasileira da categoria fun race.

Assim, sempre incentivada por Américo, Lena aceitou mais um desafio e em 2013 mudou de categoria, competindo agora na profissional 12’6”. Os constantes treinos em condições adversas estão gerando resultados positivos. A fluminense conquistou três pódios nas três primeiras etapas do circuito, alcançando a primeira colocação na última etapa, de Cabo Frio, considerada a mais difícil do ano, até o momento. “A prova estava realmente dura, exigiu muito não só fisicamente, mas também psicologicamente. Completar uma prova dessas já é uma vitória, todos que cruzaram a linha de chegada estão de parabéns”, afirma Lena, que assume agora a segunda colocação no ranking feminino, com chances reais de assumir a ponta.