A quarta etapa seguida da ?perna européia? do WQS começou em Portugal na última terça-feira e na quinta-feira o título mundial feminino volta a ser disputado na França, que vai sediar a terceira prova do ASP Womens World Championship Tour (WCT).
Depois, o Brasil é o destino do Circuito Mundial e toda a elite do esporte estará se apresentando em águas verde-amarelas. A primeira parada é na segunda edição do Gatorade Surf Classic nos dias 5 a 7 de setembro em São Francisco do Sul (SC).
Nos dias 8 e 9 tem WQS Feminino na estréia do Billabong Girls Pro no Rio de Janeiro, com a quarta etapa do WCT sendo disputada em seguida, de 10 a 18, no evento que até o ano passado era realizado na cidade baiana de Itacaré.
As meninas também vão abrir a fortíssima ?perna brasileira? de fim-de-ano da ASP South America, numa etapa do WQS só para elas nos dias 1 a 5 de outubro no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC).
Aí vem mais uma estréia em dose dupla no Rio Surf International na praia do Arpoador, berço do esporte no país, onde nos dias 6 a 12 de outubro serão realizadas outra etapa da divisão de acesso feminina junto com a primeira das três masculinas seguidas com nível máximo 6 estrelas que vão definir o título sul-americano de surfe profissional do ASP South America Surf Series 2008.
A campeã sul-americana já será conhecida no Rio de Janeiro, mas os homens vão para Santa Catarina para disputar a segunda edição do Maresia Surf International na paradisíaca praia Brava de Itajaí, nos dias 14 a 19.
Depois, partem para a cidade do surf do litoral Norte de São Paulo, com Ubatuba recebendo o Onbongo Pro Surfing pelo terceiro ano seguido nas ondas da praia de Itamambuca, onde será decidido o novo campeão sul-americano.
O ASP South America Surf Series 2008 termina neste evento, mas ainda tem o Hang Loose Santa Catarina Pro para fechar a passagem dos melhores surfistas do mundo pelo Brasil na penúltima etapa do ASP Mens World Championship Tour, nos dias 28 de outubro a 5 de novembro na praia da Vila, Imbituba, novamente em Santa Catarina.
##
WCT Feminino Com quatro vitórias em seis etapas realizadas, Kelly Slater tem grandes chances de garantir seu nono título mundial antes do Hang Loose Santa Catarina Pro, enquanto no WCT Feminino a disputa está só começando.
Até agora, foram realizadas apenas as duas provas da Austrália e a peruana Sofia Mulanovich lidera o ranking com uma boa vantagem sobre a atual campeã mundial, Stephanie Gilmore. Mulanovich vai defender a ponta nesta semana numa das duas etapas que ela venceu no ano passado, o Rip Curl Pro Mademoiselle, que começa na quinta-feira e vai até o dia 1 de setembro em Les Bourdaines, Hossegor, França.
As brasileiras não começaram bem na Austrália e dividem a 11a posição no ranking que garante as 10 primeiras colocadas na elite do ano que vem.
A cearense Silvana Lima foi vice-campeã na final contra Sofia Mulanovich no Rip Curl Pro Mademoiselle do ano passado e também no Billabong Girls Pro Rio na despedida do evento de Itacaré, onde só foi derrotada pela australiana Samantha Cornish. A baixinha foi a terceira melhor do mundo em 2007, ficando atrás da campeã Stephanie Gilmore e da vice Sofia Mulanovich.
Já a catarinense Jacqueline Silva venceu uma etapa do WQS em Portugal no final de julho e passou a aparecer na lista das seis surfistas que sobem para o WCT, junto com a paranaense Bruna Schmitz, que faz parte deste grupo deste o início da temporada. Silvana Lima só disputou duas etapas da divisão de acesso e ganhou as duas.
A primeira vitória foi no Billabong Surf ECO Festival na Praia do Forte (BA) e a outra no Mr. Price Pro em Durban, África do Sul. A invencibilidade vai ser defendida no Billabong Girls Pro Rio que será disputado nos dias 8 e 9 de setembro, antes do prazo do WCT que começa no dia 10 e vai até o dia 18 também na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
?O Rio de Janeiro foi por alguns anos sede de grandes competições mundiais de surf e estamos muito satisfeitos por trazer de volta à cidade um evento deste porte?, disse Gustavo Belloc, gerente de marketing da Billabong.
?Estamos trabalhando com duas opções de estrutura em duas praias distintas, Barra da Tijuca e praia da Macumba, para aproveitar melhor as condições do mar. Com isto, o Billabong Girls Pro promete manter o sucesso dos dois anos anteriores e passa a fazer parte do calendário esportivo da cidade do Rio de Janeiro, o que nos orgulha bastante?, explicou Belloc.
##
WQS Masculino
Antes da apresentação das melhores surfistas do mundo no Billabong Girls Pro Rio, tem WQS masculino nos dias 5 a 7 de setembro em São Francisco do Sul. O Gatorade Surf Classic, que estreou com grande sucesso no ano passado, realiza a segunda edição novamente na semana da Pátria.
Esta foi a primeira etapa do Circuito Mundial realizada no litoral norte de Santa Catarina e a ilha lotou para assistir o show de grandes estrelas do surfe brasileiro pela primeira vez competindo nas ótimas ondas da bela Prainha de São Chico.
Calendário do Circuito Mundial no Brasil
Set 05-07 ? Gatorade Surf Classic na Prainha de São Francisco do Sul (SC) ? WQS 3 estrelas masculino
Set 08-09 ? Billabong Girls Pro Rio na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ) ? WQS 4 estrelas feminino
Set 10-18 ? Billabong Girls Pro Rio na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ) ? 4.a etapa do WCT feminino
Out 01-05 ? Costão do Santinho Girls no Costão do Santinho, Florianópolis (SC) ? WQS 4 estrelas feminino
Out 06-12 ? Rio de Janeiro International na Praia do Arpoador (RJ) ? WQS 6 estrelas masculino e 4 estrelas femino
Out 14-19 ? Maresia Surf International na Praia Brava de Itajaí (SC) ? WQS 6 estrelas masculino
Out 21-26 ? Onbongo Pro Surfing na Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP) ? WQS 6 estrelas masculino
Out 28-05 Nov ? Hang Loose Santa Catarina Pro na Praia da Vila, Imbituba (SC) ? WCT masculino