Seletiva Petrobras

Pernambucanos treinam forte em Maraca

Alexandre Ferraz, Maracaípe, Porto de Galinhas (PE)

Alexandre Ferraz busca resultado positivo na segunda etapa da Seletiva Petrobras 2007. Foto: Clemente Coutinho.

Aproveitando o clima do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional que está sendo realizado em Ubatuba, no litoral paulista, a nova geração pernambucana se anima para disputar a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino “em casa”.

A segunda etapa do ranking, que oferece 10 vagas na elite nacional, começa na próxima quinta-feira (dia 28) e vai até domingo (dia 1o de julho), na Baía de Maracaípe, em Ipojuca, um dos mais tradicionais palcos de campeonatos de surfe do Nordeste.


De olho na premiação de R$ 10 mil e nos 1.000 pontos oferecidos ao campeão do evento, os talentos locais Alexandre Ferraz, Alan Donato e Halley Batista vêm treinando constantemente nas ondas de Maracaípe.

O objetivo de todos é um só: brigar por um importante resultado na Seletiva Petrobras de Surfe Masculino, para obter a tão sonhada vaga entre os 44 melhores surfistas do Brasil que disputarão a elite brasileira em 2008.

Halley Batista também está de olho no pódio em Maracaípe (PE). Foto: Fábio Minduim / Seletiva Petrobras.


Os três surfistas têm vários pontos em comum: possuem 21 anos, surfam com o pé esquerdo na frente da prancha, são profundos conhecedores do pico e vivem um bom momento em suas carreiras. Campeão da etapa de abertura do Circuito Pernambucano e segundo colocado na primeira prova do Nordestino Profissional deste ano, Alan é um dos mais entusiasmados.


Isso porque a vontade é redobrada, uma vez que ele passou cinco meses sem competir na temporada 2006, em função de uma torção no ligamento do tornozelo do pé esquerdo.

?Em 2005 disputei a Seletiva Petrobras e fiquei somente a quatro vagas de entrar na primeira divisão. No ano seguinte veio a contusão e não pude me dedicar como gostaria?, lembra.


?Já nesta temporada venho focando meus esforços para me dar bem nesse importante circuito?, acrescenta o surfista, que espera se recuperar em relação à etapa inicial, em Santa Catarina. ?Infelizmente não comecei bem e fui desclassificado na minha primeira bateria (terminou em 119º lugar no geral). Mas num circuito com apenas três etapas, chegar a uma final em pelo menos uma prova já é uma boa possibilidade de ficar entre os dez primeiros no ranking final?, diz animado Alan Donato, que atualmente mora em Maracaípe.


Como ele, Halley Batista também não conseguiu uma boa colocação no primeiro evento da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino (73º lugar). Mas se depender de retrospecto nas demais competições que disputou nos últimos tempos e, principalmente, na etapa pernambucana da Seletiva Petrobras do ano passado, o seu nome surge como um dos favoritos em Maracaípe.


?No fim do ano passado terminei em terceiro lugar no ranking sul-americano na categoria Pro Junior (para surfistas de até 20 anos). Com isso, pude competir no mundial que rolou este ano, na Austrália. Mesmo não indo bem, a experiência de surfar fora do País foi muito válida para a minha carreira?, diz Halley.


?Já na Seletiva do ano passado, em Maracaípe, consegui surfar bem e obter um importante 13º lugar, entre os mais de 120 atletas participantes. Mas desta vez quero manter um bom ritmo nas baterias e tentar ir mais longe?, comenta.  


Dos três atletas da nova geração do surfe pernambucano, Alexandre Ferraz, mais conhecido com ?Xandinho?, foi quem melhor se classificou em Florianópolis, finalizando na 37a posição. Mostrando um surfe de manobras fortes, ele passou duas fases até ser barrado pelo carioca e ex-integrante do WCT Guilherme Herdy, vice-campeão da etapa.

 

##

Vice-líder do circuito nordestino profissional, Alan Donato promete dar muito trabalho no quintal de casa. Foto: Arquivo pessoal Alan Donato.

Tricampeão pernambucano amador e atual vice-campeão estadual profissional, Ferraz vem apostando na tática de se preparar fisicamente para encarar as grandes feras do surfe nacional.

?Tenho ido a Maracaípe somente nos fins de semana. De segunda a sexta treino natação, yoga e pilates, para melhorar o meu condicionamento físico e poder refletir isso nas manobras?, ressalta Xandinho, especialista em aéreos e batidas de backside.
 

Estrelas confirmadas ? Alan, Halley e Xandinho não terão moleza na etapa pernambucana da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino. Vários tops brasileiros já confirmaram presença na competição. Entre eles o atual líder do ranking, o catarinense Jean da Silva, que vem tendo um semestre arrasador e já faturou duas etapas do Sul-brasileiro.

Ex-integrantes do WCT como o pernambucano Paulo Moura, o baiano Christiano Spirro, o carioca Guilherme Herdy e o potiguar campeão brasileiro em 1996, Joca Júnior, também estarão competindo em Maracaípe.

Catarinense Jean da Silva comanda briga pelo título da Seletiva Petrobras 2007. Foto: Fábio Minduim / Seletiva Petrobras.


Prêmio extra ? Além de lutar por R$ 10 mil, destinados ao vencedor de cada uma das três etapas que compõem a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino ? a terceira e última prova acontece de 4 a 7 de outubro, em Saquarema (RJ) ? o campeão do ranking ainda ganhará uma passagem para Austrália.


Esse bônus, que também foi oferecido em 2006, faz parte do Prêmio Petrobras nas Ondas ? uma iniciativa encontrada pela Petrobras para incentivar ainda mais o surfe brasileiro.

Também levarão passagens para Austrália os vencedores de outros dois eventos patrocinados pela companhia: Circuito Petrobras de Surfe Feminino e Petrobras Longboard Classic.

A segunda etapa da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino, na Baía de Maracaípe, é uma realização da Associação Brasileira de Surfe Profissional (Abrasp) e Federação Pernambucana de Surfe (Fepesu), com o patrocínio da Petrobras e apoio da Lui Lui, Schin, Governo de Pernambuco e Prefeitura Municipal de Ipojuca. Organização da RM Sports.

 

Ranking da Seletiva Petrobras 2007

 

1 Jean da Silva (SC) – 1.000 pontos

2 Guilherme Herdy (RJ) – 860 pontos

3 Jano Belo (PB) – 730 pontos

4 Davi de Jesus (SC) – 670 pontos

5 Fábio Silva (CE) – 610 pontos

5 Adilton Mariano (CE) – 610 pontos

7 Beto Fernandes (SP) – 555 pontos

7 Gustavo Santos (SC) – 555 pontos

9 Daison Pereira (RS) – 500 pontos

9 Jojó de Olivença (BA) – 500 pontos

9 Leandro Bastos (RJ) – 500 pontos

9 Álvaro Bacana (MA) – 500 pontos

13 Fábio Gouveia (PB) – 450 pontos

13 Guga Arruda (SC) – 450 pontos

13 Pedro Norberto (SC) – 450 pontos

13 Danylo Grillo (SP) – 450 pontos

13 Alessandro Pulga (PR) – 450 pontos

13 Franklin Serpa (BA) – 450 pontos

 

Campeões da Seletiva Petrobras


2006 ? Leo Neves (RJ)

2005 ? Simão Romão (RJ)

 

Exit mobile version