Pernambuco recebe Internacional de Longboard

Marcelo Freitas Nokia Biarritz Surf Festival 2004 - Biarritz, França

O carioca Marcelo Freitas lidera o ranking brasileiro e chega em Pernambuco na briga pelo título. Foto: Dimulle/ASPEurope.com.
Foi confirmada no início desta semana a realização do Internacional de Longboard, etapa que irá reunir competidores nacionais e estrangeiros e será decisiva na definição do campeão brasileiro da temporada, nos dias 4 e 5 de setembro na Baía de Maracaípe, em Porto de Galinhas, Ipojuca (PE).

 

O evento era para ser válido pelo ranking mundial da categoria, mas a ASP (Association of Surfing Professionals) resolveu decidir o título em uma única etapa este ano e a competição passou então a ser a mais importante do calendário nacional da categoria.

 

Serão distribuídos R$ 30 mil em prêmios e o vencedor marcará 2.500 pontos no ranking que vai definir o campeão brasileiro de longboard de 2004, cujo título pertence ao guarujaense Paulo Kid. Já o carioca Marcelo Freitas lidera o ranking brasileiro.
 

O havaiano Bonga Perkins é uma das estrelas internacionais na competição, em Porto de Galinhas. Foto: Ricardo Macario.
“Nosso objetivo era promover a decisão do título mundial aqui em Pernambuco, mas como não foi confirmada mais nenhuma etapa em outros países a ASP voltou a definir o campeão em uma etapa”, lamentou Geraldo Cavalcanti, organizador do Internacional de Longboard.

 

A prova que decidiu o título foi realizada em julho na França e foi vencida pelo norte-americano Joel Tudor. O vice-campeão foi o havaiano Kekoa Uemura, uma das estrelas internacionais que estará participando da competição como convidado junto com o também havaiano e ex-campeão mundial Bonga Perkins.
 
 “Mesmo assim, estamos realizando o evento com a chancela da ASP e da ABRASP para ganhar esta data e a expectativa é de que no ano que vem possamos promover uma etapa inesquecível com os melhores longboarders do mundo”, ressaltou Geraldinho, destacando o importante apoio do Governo do Estado de Pernambuco para a realização do evento em Porto de Galinhas.
 

O guarujaense Paulo Kid é o atual campeão brasileiro de longboard. Foto: @aspworldtour.com/tostee.
“Já promovemos as principais competições em nosso Estado – etapas do Mundial WQS, o ISA Surfing Games, etapas do Brasileiro Amador e Profissional, do SuperSurf – e só faltava mesmo trazer a nata do longboard para competir aqui, tudo isso sempre com a parceria fundamental do Governo Estadual”, confirmou Cavalcanti.
 
Apesar de fazer parte do calendário mundial, o Internacional de Longboard será a principal competição do Circuito Brasileiro de Longboard e praticamente vai definir o campeão da temporada.

 

Já foram realizadas duas etapas e Marcelo Freitas lidera o ranking graças aos 2.000 pontos recebidos pela vitória no Petrobras Longboard Classic, disputado na praia da Macumba, Rio de Janeiro (RJ). A outra foi o Nova Schin Surf Legends, que só valeu 500 pontos para o campeão Jeremias da Silva, de Saquarema (RJ).
 
Já o vencedor do Internacional de Longboard em Pernambuco vai marcar 2.500 pontos e depois tem apenas mais uma etapa do Petrobras Longboard Classic que dará 2.000 pontos ao primeiro colocado no encerramento da temporada nacional, nos dias 19 a 21 de novembro na praia de Aleluia, em Salvador (BA).

 

Ranking brasileiro 2004 – após duas etapas
 
1 Marcelo Freitas (RJ) 2000
2 Picuruta Salazar (SP) 1920
3 Jeremias da Silva (RJ) 1720
4 Amaro Matos (SP) 1710
5 Carlos Bahia (SP) 1645
6 Olimpinho (BA) 1445
7 Kleber Cruz1400
8 Jaime Viúdes (SP) 1230
9 Alexsandro Abolição (SP) 1225
9 Thiago Mariano (RJ) 1225
11 Eduardo Bagé (RJ) 1205
12 Jonas Lima (RN) 1200
13 Phil Rajzman (RJ) 1180
14 Murilo Graciola (RJ) 1110
15 Augusto Saldanha (RJ) 1100
16 Diego Rosas (SP) 1085

 

Exit mobile version