Peru e Equador no mapa do WQS

0

Pela primeira vez o Peru, país de origem do fenômeno Sofia Mulanovich, sedia uma prova do WQS Feminino. Foto: ASP World Tour / Karen.

Depois de anunciar uma nova etapa com nível 5 estrelas em junho na Costa do Sauípe, na Bahia, a ASP South America informa a estréia do Equador no Circuito Mundial WQS 2005, com um evento de nível 2 estrelas nos dias 25 a 27 de março, na praia de Punta Carnero, em Salinas.

 

Outra novidade é a Copa Movistar Pro Peru 2005, primeira etapa do WQS Feminino a ser realizada na América Latina, que inaugura o calendário de provas da ASP South America nos dias 03 a 06 de fevereiro.

 

Aliás, o prazo para a inscrição antecipada deste evento encerra-se nesta sexta-feira. O evento contará com a participação das principais surfistas do Brasil, como a catarinense Jacqueline Silva e as cearenses Tita Tavares e Silvana Lima, atual campeã brasileira do SuperSurf.

 

A competição será realizada no Balneário de Ásia, localizado a cerca de 100 quilômetros de Lima, tem nível 5 estrelas, oferece US$ 25 mil dólares em prêmios e vale dois mil pontos no ranking de acesso para o WCT Feminino.

 

?As atletas que se inscreverem dentro do prazo, além de garantirem já as suas vagas, terão direito à pré-classificação como cabeças-de-chave de suas baterias, de acordo com a posição em que terminaram o ranking da temporada passada do WQS. As que se inscreverem após esse prazo, perderão esta regalia e serão incluídas nas baterias conforme a ordem de chegada/inscrição?, ressalta Roberto Perdigão, diretor-regional da ASP South America, que ainda tenta confirmar uma etapa do WQS Feminino no Brasil.

 

?Novas negociações ainda estão sendo feitas visando a inclusão da categoria feminina no WQS 5 estrelas, que acontecerá pela primeira vez na Costa do Sauípe, mas esta definição ainda depende de patrocinadores interessados em participar neste segmento?, adianta Perdigão, que comemora o aumento no número de provas dentro da América do Sul.

 

?Após negociações mantidas com Alcides Guerrero, promotor local ligado à Associação Latina de Surf (ALAS), a ASP South America acaba de confirmar a realização do evento Salinas Pro. Esta será a quinta etapa do WQS masculino sancionada pela ASP South America para este ano e ela será de suma importância para todos aqueles atletas colocados abaixo do número 200 no ranking do WQS 2004, que têm pretensões de melhorar a sua pré-classificação (seeding) para a próxima temporada, visando poder competir nos eventos de maior porte, como os de 4, 5 e 6 estrelas do WQS?, destaca Perdigão.

 

No ano passado, a ASP South America promoveu apenas três provas do WQS, todas no Brasil, que continuam no calendário em 2005 com uma diferença, o Hang Loose Pro Contest de Fernando de Noronha (PE) aumentou o seu nível de premiação e pontuação de 4 para 5 estrelas.

 

Com isso, será disputado nos tubos da Cacimba do Padre nos dias 14 a 20 de fevereiro e distribuirá US$ 100 mil em prêmios, sendo que a vitória vale dois mil pontos no ranking do WQS.

 

Além disso, o evento mais tradicional do surfe brasileiro também inaugura o novo sistema de disputa que será implantado nas etapas do WQS com níveis de 5 e 6 estrelas. A principal novidade é que a partir das quartas-de-final os confrontos serão homem-a-homem.

 

?Estamos também definindo o calendário das seletivas para o ASP Billabong World Junior de 2005 e já temos três etapas confirmadas pela Billabong do Brasil. Vale lembrar que a sensacional participação brasileira no campeonato mundial de juniores, que está acontecendo em North Narraben, Austrália, está despertando o interesse de outras marcas e podemos ter um calendário ainda mais forte para as seletivas sub-20 de 2005″, destaca o diretor.

 

De acordo com Perdigão, o ano teve início de forma bastante positiva para a ASP South America e seus filiados, que poderão contar com um cardápio de eventos forte.

 

“Isso pode colaborar de forma definitiva para uma maior participação dos nossos atletas no seleto grupo do WCT para o próximo ano?, afirma Perdigão, com entusiasmo e otimismo.