ISA World SUP

Peru sedia primeira edição

0

Caio Vaz representa o Brasil na modalidade SUP Wave. Foto: Pedro Fortes / MidiaBacana.

A primeira edição do ISA World Stand Up Paddle and Paddleboard Championship começa neste domingo com a tradicional cerimônia de abertura e desfile de equipes na região de Miraflores, Lima, Peru.

Enquanto Hawaii é o lugar onde estão as raízes do surf, o Peru também tem seu lugar no início da história do esporte. O lendário peruano Carlos Dogny surfou com Duke Kahanamoku, e trouxe uma de suas pranchas para o Peru.

Se Duke é o pai do surf moderno, Dogny é considerado a versão peruana do ícone. Seu primeiro grande feito foi a fundação em 1942 do Clube Waikiki na praia de Miraflores, e a partir daquele dia o surf tornou-se uma atividade permanente no Peru.

Dogny seguiu os passos de vários excelentes surfistas peruanos, incluindo as lendas locais Eduardo Arena e Hector Velarde.

Campeão Nacional Peruano de Surf em 1967, Velarde doou o Troféu Clube Waikiki que será entregue ao vencedor da medalha de ouro da cerimônia de encerramento do primeiro mundial de stand up paddle da ISA (International Surfing Association).

Já Arena venceu a estréia do Campeonato Nacional do Peru em 1956 e foi um dos melhores surfistas do país. Ele fundou a Federação Internacional de Surf (ISF), que depois do término do Campeonato Mundial de Surf em 1976 na Austrália, tornou-se a ISA.

O Peru concentra uma boa contribuição do surf mundial e estas referências contribuiram para a realização do ISA World Stand Up Paddle and Paddleboard Championship no país.

“A história profunda e rica do surf no Peru é um dos motivos pelo qual escolhemos o país para sediar este evento inaugural. Esta é nossa maneira de celebra e homenageia o passado”, explica Fernando Aguerre, presidente da ISA.

Seleção brasileiro definida A CBS (Confederação Brasileira de Surf) divulgou a seleção brasileira que já está no Peru para competir o ISA World Stand Up Paddle and Paddleboard Championship.

A estrutura nacional de evento de stand up paddle foram importântes referências para escolha dos atletas e grande parte deles, destacou-se nas competição.

Equipe brasileira no ISA World Stand Up Paddle and Paddleboard Championship

SUP Wave

Luis Saraiva (RS)
Caio Vaz (RJ)
Greta Sisson (RS)

SUP Race 12’6”

Luis Guida “Animal” (SP)
Alexander “Alex” Araújo (CE)
Barbara Brasil Nunes (BA)

Paddleboard

Fabio Velasco (BA)
André Torelly Martins (RS)
Barbara Brasil Nunes (BA)

Técnicos José Augusto Pinto Carvalho e João Renato de Moura