Peter Troy é o responsável pela introdução do surf moderno no Brasil. Foto: Reprodução. |
Peter também vai falar sobre “O nascimento do surf moderno no Brasil” para os alunos do Centro Universitário Monte Serrat – Unimonte, personalidades do surfe e simpatizantes do esporte no próximo dia 13, sexta-feira, no auditório Beto Mansur do Campus Senador da Instituição.
O australiano Peter Troy esteve no Brasil pela primeira vez em 1964, quando as pranchas de surfe ainda eram feitas de madeirite. Seu conhecimento no esporte chamou a atenção de milhares de pessoas, que nunca tinham visto uma prancha de fibra. Depois que o surfista deu seu show no Arpoador, no Rio de Janeiro, o surfe brasileiro passou a se desenvolver profissionalmente.
Peter teve seus primeiros passos no surfe em 1948, quando tinha oito anos. Em 1956 participou das Olimpíadas de Salva-vidas da Austrália, onde esteve em contato com surfistas norte-americanos e decidiu viajar pelo mundo praticando o esporte. Antes de vir para o Brasil, ele fez um tour por diversos países, começando pela Europa e percorrendo todos os continentes. Seu lema era conhecer o mundo.
Desde 1981, quando veio a passeio, Peter não visita o Brasil. Sabendo dos passos pioneiros da Unimonte e criação da “Unipran – Universidade da Prancha”, ele estará contando sua trajetória no esporte e a história do surfe internacional.
O evento é aberto ao público e acontece na próxima sexta-feira, a partir das 19h30, no Campus Senador da Unimonte – Avenida Senador Feijó, 340 – Santos.