Oakley Pro Junior

Petersinho ataca por cima

0

Peterson Crisanto avança à terceira fase do Oakley Pro Junior. Foto: Basílio Ruy / Fecasurf.

O paranaense Peterson Crisanto descolou a melhor nota e o melhor somatório no segundo dia de disputas do Oakley Pro Junior 2012, evento que acontece na praia do Campeche, Florianópolis (SC).

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Num dia de muitas decolagens e sol forte, foram para o mar as oito baterias pendentes da primeira fase e as cinco primeiras do segundo round. 

 

Na 11a bateria do primeiro round, Peterson transformou as direitas do Campeche em aeroporto e não economizou nas decolagens para derrotar os adversários. 

 

O baiano Yagê Araujo e o paulista Evandro Lima assistiram de perto os voos do capixaba, que avançou direto à terceira fase. 

 

Depois de achar uma boa onda, arrancar 4.33 pontos e ditar o ritmo do confronto, o paranaense ganhou moral e partiu para cima dos adversários. 

 

Pouco tempo depois, Petersinho dropou uma da série, mandou um aéreo de fontside na base, cravou 8.33 pontos – melhor nota do evento – e de quebra fez 12.66 pontos, melhor somatório do segundo dia. 

 

“Vi os atletas surfando as dez ondas permitidas por bateria antes do tempo terminar. Preferi esperar as melhores, achei a boa e mandei um aéreo alto. Espero continuar bem nas próximas fases”, analisa Petersinho, finalista do evento de 2008, vencido pelo paulista Thiago Camarão.

 

Outro destaque foi o catarinense João Abreu. Na 12a bateria do primeiro round, o atleta cometeu interferência logo na primeira onda e viu a menor nota ser dividida pela metade.

 

Local de Imbituba, João não se intimidou com a advertência e continuou o ataque contra o carioca Thiago Barcellos e o catarinense Julio Torres. Enquanto os adversários não conseguiam somar notas expressivas, o imbitubense arrancou 7.50 e 5.03 pontos.

 

Pressionado por Julio Terres, que no final da bateria conseguiu 7.30, o atleta soube posicionar-se no pico, cravou 8.00 pontos na última onda e garantiu a vitória.

 

“Entrei na bateria sem medo de errar. Queria me divertir. Treinei muito para competir aqui e preciso prestar bastante atenção no mar para cair com o equipamento adequado”, comenta Abreu.

 

A grande baixa do dia foi a eliminação precoce do paulista Caio Ibelli. Na décima bateria do primeiro round, o atleta sofreu uma marcação cerrada de Wesley Santos, seu parceiro de treino no Guarujá (SP), e caiu para a repescagem.

 

Ibelli entrou no mar novamente na primeira bateria do segundo round contra o local Edson Junior. Caio optou por se posicionar bem no outside, mas as séries demoraram e deixaram o paulista em situação complicada. 

 

Quando faltavam cinco minutos para o término da bateria, o atleta tentou correr atrás do resultado, mas já era tarde. Ibelli somou 2.20 e 3.00 pontos contra 2.70 e 3.33 pontos do local e perdeu a chance de conquistar o inédito bicampeonato nacional Sub 20.

 

Edson contou com apoio da torcida que vibrou muito com a vitória. “Não é todo dia que eu tenho a oportunidade de competir e vencer um campeão mundial. A bateria teve poucas séries e consegui um 3.33 que me salvou”, comenta Edson Junior.

 

O catarinense Cauê Wood, o carioca Matheus Faria e os paulistas Nathan Brandi e Edgar Groggia também avançaram direto para a terceira fase.

 

Por conta do forte vento Nordeste que soprou no período da tarde, a organização reuniu os atletas e decidiu finalizar as disputas nesta quarta-feira.

 

Uma nova chamada acontece nesta quinta-feira às 7 horas (horário de Brasília). Para assistir o evento ao vivo, acesse o site Oakley Pro Junior 2012.

 

Segundo round do Oakley Pro Junior 2012

 

1 Edson Junior (SC) 6.03 x Caio Ibelli (SP) 5.20 

2 Luan Carvalho (SP) 10.07 x Persio Nobrega (SC) 7.34 

3 Daniel Gonçalves (RJ) 8.46 x Irwin Ravi (SC) 4.50 

4 Thiago Guimarães (SP) 9.40 x Yagê Araujo (BA) 6.60 

5 Alexandre Thiessen (SC) 8.03 x Thiago Barcellos (RJ) 5.77 

 

Bateria pendentes

 

6 Geovani Ferreira (SP) x Pedro Miguel (SP)

7 Renan Argemiro (SP) x Luiz Diniz (SP)

8 Bryan Franco (SP) x Gabriel André (SP)

9 Jonathan Lima (SC) x Eduardo Martins (SP)

11 Rafael Teixeira (ES) x Alcides Lopes (SP)

11 Sidney Guimarães (SP) x Pedro David (SC)

12 Luan Wood (SC) x Marcos Correia (SP)

13 Julio Terres (SC) x Lucas Santos (SP)

14 Arthur Aguiar (SP) x Amisael Augusto (SP)

15 Evandro Lima (SP) x Victor Drews (SC)

16 Gabriel Adisaka (SP) x Ramon Austin (PE)