Billabong Pro Junior

Petersinho cai na Gold

Peterson Crisanto, Billabong ASP World Junior Championship 2012, Burleigh Heads, Gold Coast, Austrália

Peterson Crisanto perde na terceira fase do Billabong Pro Junior em Burleigh Heads, Austrália. Foto: © ASP / Kirstin.

As ondas subiram na terça-feira para 1 metro em Burleigh Heads e logo foi anunciada a realização das baterias restantes da repescagem e toda a terceira fase do Billabong ASP World Junior Championship 2011.

 

No entanto, um temporal com ventos fortes no início da tarde impediu a continuação do evento na Gold Coast. A competição foi paralisada depois da nona das 23 baterias programadas.

 

Cinco brasileiros ainda vão disputar classificação para as oitavas-de-final na terceira fase, que recomeça às 7 horas da quarta-feira na Austrália (horário local).

Apenas dois competiram na terça-feira e perderam, com o paranaense Peterson Crisanto saindo da briga pelo título mundial Pro Junior na abertura do round 3.

 

Recordista de pontos na rodada inicial, ele entrou no duelo que acabou sendo o penúltimo do dia, com o mar muito mexido pelo vento e chuva fortes. O taitiano Mateia Hiquily também sofreu nas condições adversas, mas conseguiu a primeira vaga nas oitavas por 9.67 a 8.63 pontos.

A outra única participação do Brasil foi com Lucas Silveira na bateria que fechou a repescagem. Ele não teve qualquer chance contra um inspirado japonês Hiroto Arai, que pegou direitas mais longas em Burleigh Heads para vencer por 14,34 a 8,70 pontos. Lucas e o paulista Deivid Silva, derrotado na segunda-feira também na repescagem, terminaram em 33o lugar e receberam a premiação mínima de US$ 900.

Já Peterson Crisanto ganhou US$ 1,2 mil pelo 17.o lugar na terceira fase. Dos outros cinco brasileiros que ainda vão competir na Gold Coast, só o catarinense Cauê Wood não tem chances matemáticas na corrida do título mundial Pro Junior da ASP, liderada pelo paulista Caio Ibelli.

 

Com a saída de Peterson Crisanto, restam oito candidatos ao troféu de melhor surfista do mundo na categoria Sub-21 e metade é do Brasil.

Título mundial
Caio Ibelli está escalado na oitava bateria com o australiano Wade Carmichael, que não disputou as outras duas etapas do ASP World Junior Championships 2011 realizadas na Indonésia e no Brasil.

Caso aconteça de ele ser derrotado, continuará na frente e só perde o primeiro lugar se o australiano Garrett Parkes alcançar as quartas-de-final.

Em quarto no ranking, o baiano Marco Fernandez e o atual campeão mundial Jack Freestone terão que passar mais uma fase e serem semifinalistas.

 

O paulista Filipe Toledo e os norte-americanos Andrew Doheny e Conner Coffin, precisarão chegar à grande final. E para o pernambucano Ian Gouveia só interessa a vitória na Austrália.

Mas, se Caio Ibelli confirmar o favoritismo contra o estreante, atinge 19.250 pontos no ranking e já tira quatro concorrentes da briga, Filipe Toledo, Ian Gouveia e os dois norte-americanos.

Além disso, Marco Fernandez e Jack Freestone necessitarão unicamente da vitória e Garrett Parkes terá que chegar à final.

A cada fase que passar em Burleigh Heads, Caio Ibelli se aproxima da conquista do caneco que o Brasil não vence desde 2007 com o bicampeonato do cearense Pablo Paulino.

O surfista do Guarujá confirma o título se for finalista na Gold Coast, qualquer que seja o seu adversário na última bateria do Billabong ASP World Junior 2011.

 

Clique aqui para ver o evento ao vivo.

 

Terceira fase

 

1 Mateia Hiquily (Tah) 9.67 x 8.63 Peterson Crisanto (Bra)
2 Medi Veminardi (Reu) 10.34 x 6.20 Chase Wilson (EUA)
3 Thomas Woods (Aus) x Arashi Kato (Jap)
4 Jack Freestone (Aus) x Jack Robinson (Aus)
5 Conner Coffin (EUA) x Jake Halstead (EUA)
6 Ian Gouveia (Bra) x Matt Banting (Aus)
7 Vasco Ribeiro (Por) x Cauê Wood (Bra)
8 Caio Ibelli (Bra) x Wade Carmichael (Aus)
9 Garrett Parkes (Aus) x Tim Macdonald (Aus)
10 Kaito Ohashi (Jap) x David Van Zyl (Afr)
11 Filipe Toledo (Bra) x Dylan Lightfoot (Afr)
12 Beyrick De Vries (Afr) x Andrew Doheny (EUA)
13 Marco Fernandez (Bra) x Nathan Carvalho (Haw)
14 Matt-Lewis Hewitt (Nzal) x Evan Thompson (EUA)
15 Keanu Asing (Haw) x Soli Bailey (Aus)
16 Dean Bowen (Aus) x Hiroto Arai (Jap)

Exit mobile version