Oakley Pro Junior

Petersinho explode Canggu

0

Peterson Crisanto arranca notas 9.23 e 8.77 no Oakley World Pro Junior. Foto: © ASP / Robertson.

O paranaense Peterson Crisanto foi o grande destaque do domingo no Oakley World Pro Junior na Indonésia. Ele quebrou todos os recordes do campeonato com os 18 pontos das notas 9,23 e 8,77 que somou para passar para as quartas de final nas boas ondas de 1 metro e séries maiores em Canggu, Bali.

 

O paulista Caio Ibelli foi o outro brasileiro classificado na etapa que abre a corrida pelo título mundial Pro Junior da ASP. A próxima é o Brasil Open de Surf no final do mês na praia do Arpoador, Rio de Janeiro.

Depois do adiamento no sábado por causa dos ventos muito fortes em Bali, o domingo amanheceu com ótimas condições, vento terral e boas ondas durante todo o dia em Canggu. A performance de Peterson Crisanto foi avassaladora.

Caio Ibelli também decola rumo às quartas-de-final. Foto: Divulgação Oakley.

 

Ele completou aéreos incríveis e também manobrou forte com batidas e rasgadas abrindo grandes leques de água. Não deu qualquer chance para o havaiano Kiron Jabour, que é filho de um surfista carioca das antigas, João Mauricio Jabour.

“Canggu é a minha onda favorita aqui em Bali”, disse Peterson Crisanto. “As ondas são muito boas para os aéreos, então eu só me preocupei em escolher bem as ondas para conseguir boas notas. Eu nem vou embora agora, vou continuar por aqui para surfar mais esta onda e ficar treinando o tempo todo. Estou muito feliz por passar para as quartas de final”.

A vitória mais espetacular do domingo foi construída em duas ondas seguidas, que receberam as notas 8,77 e 9,23 do placar recorde de 18 pontos.

 

E ele ainda jogou fora uma nota 8 da sua última onda. Seu próximo adversário na Indonésia é o norte-americano Conner Coffin, que bateu o sul-africano Dale Staples, vice-campeão do Oakley World Pro Junior em Bali no ano passado.

Já o paulista Caio Ibelli disputa o duelo seguinte contra outro surfista dos Estados Unidos, Andrew Doheny. Mas, se os dois brasileiros vencerem, acabarão se enfrentando nas semifinais. Caio também atropelou o australiano Ryan Callinan por 15,00 x 11,10 pontos, garantindo a vitória com uma nota 8 na sua melhor onda.

“Estou muito feliz por ter encontrado ondas muito boas na bateria”, falou Caio Ibelli. “Minha prancha está boa aqui e eu me senti bem tranqüilo dessa vez. A combinação das ondas com o vento estava perfeita para o aéreo, que é a manobra que mais gosto de fazer, então foi tudo perfeito e agora vamos com tudo para as quartas de final”.

Enquanto Caio e Peterson festejavam as classificações, três brasileiros acabaram eliminados da disputa do título do Oakley World Pro Junior no domingo.

 

O baiano Marco Fernandez foi o primeiro a se apresentar em Canggu e não conseguiu acompanhar o forte ritmo do australiano Garrett Parkes, que venceu a bateria por 13,50 x 10,73 pontos.

 

E o pernambucano Ian Gouveia não achou boas ondas contra o norte-americano Andrew Doheny, sendo facilmente batido por uma larga vantagem de 13,00 x 8,73 pontos.

A terceira baixa do Brasil foi a catarinense Gabriela Leite. Ela disputou o primeiro duelo feminino das oitavas de final com Sarah Mason, que a brasileira havia mandado para a repescagem na sua estreia em Bali.

 

A surfista da Nova Zelândia deu o troco em alto estilo, com o dobro dos pontos da brasileira no placar de 14,00 x 7,00 pontos. Foi realizada até a quarta bateria das oitavas de final femininas, que continua nesta segunda-feira em Canggu.


Quartas-de-final

 

1 Davey Cathels (Aus) x Vasco Ribeiro (Por)

2 Garrett Parkes (Aus) x Ezekiel Lau (Haw)

3 Peterson Crisanto (Bra) x Conner Coffin (EUA)

4 Caio Ibelli (Bra) x Andrew Doheny (EUA)