Peterson Rosa é terceiro no Rip Curl

Peterson Rosa em Sunset Beach, Hawaii

#O havaiano Myles Padaca acaba de vencer o Rip Curl Cup, em Sunset, Hawaii. Ele derrotou o australiano Mick Lowe na final com o mar em ótimas condições entre 8 e 10 pés sólidos.

Padaca, que já havia vencido a triagem, aplicou 18.OO a 15.5O em Lowe, embolsando um cheque de US$ 30 mil, de um total de US$ 250 mil distribuídos em prêmios.

O paranaense Peterson Rosa deu um show em Sunset na manhã desta sexta-feira e conquistou o terceiro lugar no evento. Pela terceira fase, ele derrotou o vice-campeão mundial Luke Egan, da Austrália.

Depois, nas quartas-de-final, eliminou a sensação Mick Fanning do Rip Curl Cup. Peterson chegou a tirar uma nota 9 na melhor onda desta bateria. Porém, na semi-final, foi barrado pelo australiano Mick Lowe, que se classificou para enfrentar o havaiano Myles Padaca.

O brasileiro garantiu vaga nas semifinais e no pódio da última etapa do WCT 2001 com um score de 18.20 a 16.90. Por outro lado, o paulista Renan Rocha foi derrotado pelo havaiano Myles Padaca (14.35 a 13.40) nas quartas-de-final. O terceiro lugar levou Peterson Rosa ao sétimo lugar no ranking final do ASP World Tour 2001.

?No começo do ano, coloquei como meta acabar entre os Top 10 e agora eu estou lá?, revelou Peterson Rosa. “Com certeza, no próximo ano eu estarei ainda mais concentrado, pois o meu desejo é ser campeão do mundo um dia. Vendo o C. J. chegando lá, eu sei que posso conseguir isto também. Talvez no próximo ano, ou no seguinte, você nunca sabe?, avisou o único tricampeão brasileiro da história.

Por pouco Peterson não realiza um sonho de chegar à primeira final no Hawaii, quando quase completou o tubo mais longo da competição na semi-final contra o australiano Michael Lowe.

?Joguei tudo naquele tubo, mas, no final a onda bateu na minha prancha e a turbulência me derrubou. Mesmo assim, o terceiro lugar aqui em Sunset foi um grande resultado para fechar o ano?, completou.

Mas, o resultado da Rip Curl Cup não foi o que todos os brasileiros esperavam, principalmente o potiguar Danilo Costa. Ele chegou a ficar na lista dos Top 46 do WCT 2002 por alguns dias, mas saiu quando o sul-africano Paul Canning foi eliminado logo em sua estréia em Sunset Beach.

Assim, ele precisou utilizar a vaga conquistada no WQS e derrubou o brasileiro da lista dos 15 surfistas classificados pela divisão de acesso. Mesmo assim, Danilo ainda tinha chances e o suspense demorou até o último dia, pois se o inglês Russell Winter vencesse Michael Lowe nas oitavas-de-final ou o Renan Rocha passasse por Myles Padaca nas quartas-de-final, ele ficaria com a última vaga do WQS. Mas, os dois foram derrotados e o natalense terminou mesmo como primeiro alternate do WCT 2002.

Com isso, o Brasil terá dez representantes na disputa do título mundial do ano que vem. Peterson Rosa (PR), Flávio Padaratz (SC), Guilherme Herdy (RJ), Fábio Gouveia (PB) e Neco Padaratz (SC), garantiram as suas permanências pelo ranking principal do WCT. Pelo WQS, se classificaram Paulo Moura (PE), Rodrigo Dornelles (RS), Marcelo Nunes (RN), Renan Rocha (SP) e Victor Ribas (RJ), que retorna ao seleto grupo dos melhores surfistas do mundo. A nova ?seleção brasileira? terá um atleta a menos do que em 2001, já que Joca Júnior (RN) e Armando Daltro (BA) não conseguiram classificação em nenhum dos dois rankings.

Além dos dois brasileiros, também perderam os seus lugares na elite mundial os norte-americanos Rob Machado, Shane Beschen e Ben Bourgeois, o havaiano Shawn Sutton e os australianos Sasha Stocker, Mark Bannister e Chris Davidson. Os Estados Unidos terão o reforço do hexacampeão mundial Kelly Slater, confirmado como um dos convidados para o WCT 2002 (o outro é o havaiano Shane Dorian, que perdeu sua vaga ao se contundir no Hawaii), mas enquanto o título mundial do WCT foi conquistado por C. J. Hobgood (EUA), os australianos foram o grande destaque da temporada no WQS. Dos oito novos nomes para o ano que vem, só Victor Ribas e o neozelandês Maz Quinn não são da Austrália, que estará reforçada pelo campeão mundial do WQS 2001, Mick Fanning, além de Kieren Perrow, Dean Morrison, Darren O?Rafferty, Phillip MacDonald e Lee Winkler.

Mick Fanning, australiano wild-card da marca patrocinadora do evento, vinha arrebentando e já havia eliminado o havaiano Sunny Garcia, campeão mundial de 2001, e o norte-americano Damien Hobgood, irmão do novo campeão CJ Hobgood.

#Resultado do Rip Curl Cup of Surfing

1 – Myles Padaca (Haw)
2 – Mick Lowe (Aus)
3 – Peterson Rosa (Bra)
3 – Kalani Robb (Haw)
5 – Mick Fanning (Aus)
5 – Ben Bourgeois (EUA)
5 – Shane Beschen (EUA)
5 – Renan Rocha (Bra)
9 – Jake Paterson (Aus)
9 – Daniel Wills (Aus)
9 – Fabio Gouveia (Bra)
9 – Trent Munro (Aus)
9 – Damien Hobgood (EUA)
9 – Luke Egan (Aus)
9 – Richard Lovett (Aus)
9 – Russell Winter (Ing)

Ranking final do WCT 2001

1 – C.J. Hobgood (EUA)
2 – Mark Occhilupo (Aus)
3 – Cory Lopez (EUA)
4 – Taylor Knox (EUA)
5 – Jake Paterson (Aus)
5 – Kalani Robb (Haw)
7 – Peterson Rosa (Bra)
8 – Michael Lowe (Aus)
9 – Daniel Wills (Aus)
10 – Damien Hobgood (EUA)
10 – Andy Irons (Haw)
12 – Shane Powell (Aus)
13 – Sunny Garcia (Haw)
14 – Trent Munro (Aus)
15 – Shea Lopez (EUA)
15 – Richard Lovett (Aus)
17 – Nathan Webster (Aus)
18 – Flavio Padaratz (Bra)
19 – Luke Egan (Aus)
20 – Greg Emslie (Afr)
21 – Joel Parkinson (Aus)
22 – Guilherme Herdy (Bra)
23 – Fabio Gouveia (Bra)
23 – Pat O’Connell (EUA)
25 – Nathan Hedge (Aus)
25 – Neco Padaratz (Bra)
27 – Beau Emerton (Aus)
28 – Renan Rocha (Bra)
29 – Russell Winter (Ing)
30 – Paul Canning (Afr)
31 – Michael Campbell (Aus)
31 – Luke Hitchings (Aus)
33 – Ben Bourgeois (EUA)
34 – Shane Dorian (Haw)
35 – Taj Burrow (Aus)
35 – Armando Daltro (Bra)
37 – Shane Beschen (EUA)
37 – Joca Junior (Bra)
39 – Paulo Moura (Bra)
40 – Rodrigo Dornelles (Bra)
40 – Sasha Stocker (Aus)
42 – Mark Bannister (Aus)
42 – Shawn Sutton (Haw)
44 – Marcelo Nunes (Bra)
45 – Chris Davidson (Aus)
46 – Rob Machado (EUA)

Relação dos campeões do Rip Curl Cup of Surfing

01 Myles Padaca – Hawaii
00 Sunny Garcia – Hawaii
99 Zane Harrison – Austrália
98 Shane Dorian – Hawaii
97 Michael Rommelse – Austrália
96 Paul Paterson – Austrália
95 Shane Powell – Austrália
94 Sunny Garcia – Hawaii
93 John Gomes – Hawaii
92 Martin Potter – Inglaterra
91 Fabio Gouveia – Brasil
90 Derek Ho – Hawaii
89 Hans Hedemann – Hawaii
88 Tom Carroll – Austrália
87 Gary Elkerton – Austrália
86 Hans Hedemann – Hawaii
85 Michael Ho – Hawaii
84 Michael Ho – Hawaii
83 Michael Ho – Hawaii
82 Tom Carroll – Austrália
81 Dane Kealoha – Hawaii
80 Ian Cairns – Austrália
79 Mark Richards – Austrália
78 Buzzy Kerbox – Hawaii
77 Shaun Tomson – África do Sul
76 Ian Cairns – Austrália

Leia mais sobre o Rip Curl Cup nos sites www.aspworldtour.com e www.ripcurl.com .

Exit mobile version