Brasileiro Pro

Peterson Rosa estréia com vitória

0

Peterson Rosa elimina local Diego Santos na abertura da prova em Itamambuca, Ubatuba (SP). Foto: Nilton Santos.

O paranaense Peterson Rosa recebeu convite para competir na etapa do WCT que acontece nesta semana no Chile, mas preferiu disputar o circuito brasileiro em Ubatuba para tentar o tetracampeonato nacional neste ano.

Ele inaugurou a terceira etapa da temporada com vitória sobre o surfista local Diego Santos nesta quarta-feira na praia de Itamambuca.

Peterson agora vai enfrentar o carioca Anselmo Correia na quinta-feira, buscando classificação para a rodada de estréia dos principais cabeças-de-chave da competição que prossegue até domingo em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. Para o primeiro dia foram programadas apenas a primeira fase das categorias masculina e feminina.

Adilton Mariano supera o experiente Joca Júnior. Foto: Nilton Santos.

?É sempre um prazer estar aqui em Ubatuba, é um lugar que eu adoro, principalmente aqui em Itamambuca com essa Natureza exuberante, um riozinho ali do lado prá gente tomar um banho, ar puro, muita paz para se concentrar?, destaca Peterson Rosa, logo após a vitória sobre Diego Santos.

?É muito difícil estrear contra um local, pois eles conhecem bem melhor as ondas do lugar. Ele é um grande talento da nova geração que está vindo aí quebrando tudo, mas consegui começar com duas boas ondas, forçando bem as primeiras manobras para arrancar as notas e deu tudo certo?, conta Peterson, que já confirmou que seu objetivo para este ano é tentar mais um título brasileiro.

 

?Espero sair daqui com mais um bom resultado para quem sabe estar disputando o título aí nas duas últimas etapas, o que seria até uma surpresa para muitos aí”, continua o paraanense.

“Eu recebi um convite para disputar o WCT lá no Chile, mas foi muito em cima da hora, estou sem passaporte, ia ficar muito corrido para agilizar tudo e já estava com meu nome confirmado aqui. Estou em sexto no ranking, com chances de disputar o título, então preferi manter o foco. Parece que vão pintar mais oportunidades para disputar o WCT, pois tem atleta contundido, aí vou ter que ver com meus patrocinadores para saber se eles querem me mandar para lá. Veja bem, eu sai do WCT no ano passado pensando em nem competir neste ano, agora estou aí na briga para tentar um inédito tetracampeonato brasileiro e podendo correr o restante do WCT também, ou seja, é a estrela do Peterson Rosa brilhando mais uma vez!?, completa o número 1 do Brasil em 1994, 1999 e 2000.

 

Peterson abriu a etapa de Ubatuba com notas 7,33 e 7,17 somando 14,50 pontos logo nas duas primeiras ondas que surfou na praia de Itamambuca. O ubatubense Diego Santos ainda conseguiu a maior nota ? 7,47. Porém, a maior pontuação do dia ficou por conta do cearense Felipe Martins, que registrou 15.97 pontos em vinte possíveis para eliminar o catarinense Gustavo Santos na penúltima bateria do dia.


##

Jean da Silva não dá chance ao local Edgar Bischof. Foto: Nilton Santos.

Com notas 8.80 e 7.17, Felipe comandou as ações no duelo com Gustavo, que ficou precisando de 9.47 pontos para impedir a classificação do cearense. Destaque também para as atuações do carioca Pedro Henrique e do catarinense Jean da Silva.

Vindo embalado de uma vitória na etapa do Circuito Catarinense de Itajaí no último domingo, Jean arrancou uma nota 8 e totalizou 15 pontos para derrotar outro surfista local, Edgar Bischof.

 

?Está correndo tudo bem para mim, felizmente. Ubatuba é um lugar que eu venho competir desde criança, gosto muito daqui, mas acho uma onda difícil e tem que estar sempre atento para não cair por causa do backwash. Peguei uma esquerda muito boa na bateria e procurei fazer manobras bem fortes para ter uma boa nota”, comenta Jean da Silva.

Joca Júnior cai na estréia em Itamambuca. Foto: Nilton Santos.

“Depois do 8, procurei uma outra para ficar tranquilo, pois o Edgar é daqui, sabe surfar bem essa onda e seria perigoso deixar ele muito próximo?, completa Jean, que ainda não conseguiu repetir no circuito brasileiro os ótimos resultados já conquistados este ano, inclusive as vitórias que o colocam como líder do ranking estadual catarinense e da divisão de acesso do circuito brasileiro.

 

Além de Peterson Rosa, outro ex-campeão brasileiro também estreou no primeiro dia em Ubatuba. No entanto, não teve a mesma sorte e foi derrotado pelo cearense Adilton Mariano. Tanto ele como o potiguar Joca Júnior viveram os melhores capítulos das suas histórias no esporte na cidade de Ubatuba. Em 1996, Joca foi consagrado campeão brasileiro exatamente nas ondas de Itamambuca, onde em 2004 Adilton fez sua única final no circuito brasileiro, que foi vencida por outro campeão brasileiro, Pedro Muller.

 

?Gosto muito de surfar essa onda, sempre me sinto bem aqui, principalmente quando pego a onda perfeitinha abrindo. E o segundo lugar que consegui aqui me traz ainda mais motivação para conquistar outro bom resultado aqui?, revelou Adilton Mariano, que também comentou sobre seu adversário. ?O Joca é um excelente surfista, já foi campeão brasileiro, já disputou o WCT, então não pode dar espaço para ele. No finalzinho, eu fiquei ali na marcação em cima dele para não dar nem chance dele tentar virar em cima de mim, pois ele já tinha surfado bem uma onda e poderia conseguir a nota que precisava para vencer, então tive que usar a tática para garantir a vitória?, contou o Rei da Pororoca.

 

Segunda fase masculina


1 Fábio Gouveia (PB) x Alandreson Martins (BA)

2 Guga Arruda (SC) x Willian Cardoso (SC)

3 Jojó de Olivença (BA) x Pedro Lima (PE)

4 Hizunomê Bettero (SP) x Messias Félix (CE)

5 Lucinho Lima (CE) x Ronnie Martins (RJ)

6 Claudemir Lima (CE) x Andreas Eduardo (SC)

7 Dunga Neto (CE) x Pedro Henrique (RJ)

8 Wilson Nora (BA) x Felipe Martins (CE)

9 Tadeu Pereira (SP) x Pedro Norberto (SC)

10 Sávio Carneiro (PE) x Diego Rosa (SC)

11 Bruno Moreira (SP) x Flávio Tavares (SP)

12 Alexandre Almeida (RJ) x Jean da Silva (SC)

13 Christiano Spirro (BA) x Jair de Oliveira (SP)

14 Thiago de Souza (CE) x David do Carmo (SP)

15 Raphael Becker (SC) x Adilton Mariano (CE)

16 Anselmo Correia (RJ) x Peterson Rosa (PR)

 

Segunda fase feminina

1 Tita Tavares (CE) e Yries Pereira (ES) enfrentam duas classificadas da primeira fase

2 Alcione Silva (RN) e Cláudia Gonçalves (SP) idem

3 Andréa Lopes (RJ) e Taís de Almeida (RJ) idem

4 Suelen Naraisa (SP) e Juliana Quint (SC) idem