Peterson Rosa marca gol no Maracanã do surf

Peterson Rosa

#O tricampeão brasileiro Peterson Rosa (PR) foi o grande destaque do primeiro dia de competição do SuperSurf, iniciado nesta terça em Saquarema (RJ).

Ele recuperou o recorde de maior pontuação da história do SuperSurf, registrando a incrível marca de 27,67 pontos de 30 possíveis em sua estréia na competição.

As ondas baixaram um pouco, mas a praia de Itaúna continuou apresentando boas condições com 1,5 metros de ondas para a estréia do SuperSurf 2002.

Mas, a previsão é de que elas voltem a ficar muito grandes no final de semana, tornando a competição ainda mais emocionante.

Rosa havia perdido o posto para a cearense Tita Tavares, que totalizou 26,33 pontos na terceira fase feminina da etapa de Ubatuba (SP).

?Acho que dei sorte de pegar as ondas boas?, disse Peterson, logo depois de saber do resultado de sua primeira apresentação no SuperSurf de Saquarema.

?Estou num bom rip, competindo desde o SuperSurf de Ubatuba. Acabo de vir de duas provas do Circuito Mundial, na África do Sul, e estou atrás de um bom resultado no SuperSurf, pois já faz mais de um ano que não ganho nenhum campeonato. Mesmo assim, ainda está só no começo e tem um longo caminho até a final?, contou Peterson, que se conseguir o título em Saquarema assumirá outro recorde na história do Circuito Brasileiro, o de maior número de vitórias. Atualmente, ele divide essa marca com Pedro Muller (RJ) – cada um com oito provas.

O único tricampeão brasileiro profissional é um dos apaixonados por Saquarema. ?Aqui é um dos grandes palcos do surf, junto com Ubatuba (SP) e a Joaquina (SC). Vencer um campeonato num lugar desses é entrar para a história do esporte?, acredita Peterson Rosa, sem mostrar nenhum cansaço da viagem da África do Sul.

?Vale a pena, porque eu quero me manter na elite do Brasil, pois o SuperSurf é um circuito alucinante e a Abril Eventos e a ABRASP estão de parabéns. Além disso, quero fazer história, quero ser um Tinguinha (Tinguinha Lima) da vida, que está com 38 anos e continua arrebentando, ele é meu ídolo e quero um dia ser que nem ele. Só é uma pena ninguém reconhecer e valorizar como se deve um talento tão grande como esse?, elogiou o paranaense.

Quem também viveu esta mesma maratona para competir no Supersurf de Saquarema foi o paraibano Fábio Gouveia, que participou da primeira bateria disputada na praia de Itaúna.

?É o trabalho né? Esse é o problema do surfista que quer seguir o Circuito Mundial. Mas, eu gosto muito de correr aqui no Brasil e não quero perder a minha vaga no SuperSurf. Nessa semana, também está acontecendo um WQS de 6 estrelas na Califórnia, mas preferi neste ano priorizar o WCT e o SuperSurf, que é uma competição importante também para os meus patrocinadores?, contou Fabinho, que já garantiu classificação direta para a terceira rodada, mandando o atual líder do ranking brasileiro, Andreas Eduardo (SC), e João Gutemberg (RJ) para a repescagem.

Além do líder, o vice-líder do SuperSurf 2002, Maicon Rosa (PR), irmão mais jovem de Peterson, também não conseguiu vencer sua bateria na primeira fase. Já o terceiro colocado, Armando Daltro (BA), não está participando da prova.

Com isso, os finalistas da etapa de Saquarema (RJ) no ano passado, Leonardo Neves (RJ) e Tânio Barreto (AL), campeão e vice, respectivamente, largaram na frente na corrida pelo posto de número um do ranking.

Eles ocupam a quarta e quinta colocações na classificação geral e venceram em suas estréias na praia de Itaúna.

?Ironia do destino. Eu que moro aqui e conheço bem o lugar, acabei caindo numa hora do mar em que vieram poucas ondas?, disse o defensor do título do SuperSurf de Saquarema, Leonardo Neves, que só garantiu a vitória sobre Daison Pereira (RS) e Flávio Costa (BA) nos últimos segundos da bateria.

Na disputa seguinte, o atual campeão brasileiro Tânio Barreto conseguiu vencer com mais tranqüilidade Pedro Norberto (SC) e Bruno Santos (RJ).

?As séries estão demorando muito e numa condição assim a escolha de ondas é fundamental para se ter sucesso?, resumiu Barreto.

O Super Surf 2002 é uma realização do Grupo Abril e da ABRASP, com o patrocínio da Volkswagen, que dará duas Saveiros aos campeões brasileiros, co-patrocinio da Suncoast by C&A e divulgação na MTV e Revista Fluir.

Esta quarta etapa também tem o apoio das Secretarias de Esporte e de Turismo da Prefeitura de Saquarema, da FESERJ (Federação de Surf do Rio de Janeiro) e da Rádio Cidade FM (RJ).

Para obter mais informações, visite os sites www.abrasp.com.br e www.supersurf.com.br .

Exit mobile version