Brasil Surf Pro

Peterson supera Leo

Peterson Rosa, Brasil Surf Pro 2010, Cupe, Ipojuca (PE)

Peterson Rosa derrota Leo Neves no Brasil Surf Pro. Foto: Fábio Minduim.

Um duelo de gigantes marcou as oitavas-de-final do Brasil Surf Pro na praia do Cupe, Ipojuca (PE).

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Nesta sexta-feira, em ondas mexidas de 1 metro, o três vezes campeão brasileiro Peterson Rosa tirou da briga o bicampeão Leonardo Neves, atual líder do ranking nacional.

 

Em confronto válido pelas oitavas-de-final, Peterson fez uma melhor escolha de ondas e não deu mole, somando 6.50 e 4.27.

 

Já Leo teve dificuldade para entrar em sintonia com as ondas e somou apenas 3.73 e 4.60 nas duas melhores notas.

 

Messias Félix decola para vencer Raoni Monteiro nos minutos finais. Foto: Fábio Minduim.

“É sempre muito difícil enfrentar o Leo Neves, respeito muito o surf dele como o dos outros também. Sabia que ia ser uma bateria definida nos detalhes, mas dessa vez as ondas vieram para mim e fiquei super feliz pela vitória”, falou Peterson Rosa à assessoria de imprensa da Abrasp.

 

Peterson é recordista com nove etapas vencidas na história do Circuito Brasileiro iniciado em 1987 e, também, o único com três títulos brasileiros no currículo, de 1994, 1999 e 2000. Ele vai ter outro duelo de campeões brasileiros nas oitavas-de-final do Brasil Surf Pro de Pernambuco, agora com o paulista Renato Galvão, que foi o número 1 do país em 2004 e 2007.

 

Com a derrota de Leo, o potiguar Alan Jhones passa a ter grandes chances de assumir a ponta do ranking.

 

Dos atletas que subiram ao pódio na primeira etapa, Alan é o único classificado às oitavas na praia do Cupe.

 

Na próxima fase, o excelente surfista de Baía Formosa enfrenta o paulista David do Carmo, que até a última bateria desta sexta-feira ocupava a liderança na lista de maiores somatórios da prova com os 14.67 pontos somados em sua estreia na terceira fase.

 

A marca de David foi superada pelo conterrâneo Hizunomê Bettero, que surfou com uma disposição impressionante na última bateria do dia para vencer o catarinense Guga Arruda em uma bateria emocionante.

 

Guga dominou o duelo durante boa parte do tempo com notas 8.00 e 4.67. Porém, o catarinense não conseguiu ampliar vantagem e viu o sempre perigoso Hizunomê reagir em grande estilo e virar o placar com 6.50 e 8.50, totalizando 15.00 pontos em vinte possíveis, maior pontuação do Brasil Surf Pro no Cupe.

 

Atual campeão brasileiro, o cearense Messias Félix também venceu de forma eletrizante. Messias perdia para o carioca Raoni Monteiro até os minutos finais, mas executou um belo aéreo na última onda e arrancou 7.17 dos juízes.

 

##

Hizunomê Bettero vence bateria eletrizante e registra maior somatório da prova. Foto: Fábio Minduim.

Destaque também para a bela campanha dos baianos no Cupe. Dos sete representantes da Bahia na etapa, cinco estão classificados às oitavas – Alandreson Martins, Bruno Galini, Franklin Serpa, Rudá Carvalho e Bino Lopes.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Dois deles já estão garantidos nas quartas-de-final, já que Galini vai enfrentar Serpa e Rudá está escalado contra Bino.

Depois da derrota de Marco Fernandez na última quinta-feira, os baianos sofreram a segunda baixa nesta sexta, com a vitória do carioca Leandro Bastos sobre Wilson Nora.

 

Os donos da casa também deram adeus à prova. Em bateria polêmica e muito acirrada, Alan Donato caiu diante do paulista Renato Galvão por 9.24 a 9.20.

 

Renato Galvão e Alan Donato travam duelo acirrado no Cupe. Foto: Fábio Minduim.

Alan saiu da água chateado com o julgamento, pois somou 3.50 e 5.70 nas duas melhores ondas e saiu da água precisando de 3.54, apenas quatro centésimos a mais do que sua segunda melhor nota.

 

Também garantiu vaga nas oitavas o paraibano Ulisses Meira, que derrotou o paulista Odirlei Coutinho numa bateria que pegou fogo.

Ulisses começou forte com 8.00 pontos e viu Odirlei dar o troco com 7.93. O paraibano ampliou vantagem com 4.17 e deixou o adversário a 4.25 da vitória, mas Odirlei conseguiu 4.17 na última tentativa.

 

Neste sábado, a direção do Brasil Surf Pro coloca as baterias das oitavas na água a partir das 8:30 horas.

 

Oitavas-de-final do Brasil Surf Pro 2010

 

1 Ricardo Ferreira (SP) x Jean da Silva (SC)
2 Alandreson Martins (BA) x Tanio Barreto (AL)
3 David do Carmo (SP) x Alan Jhones (RN)
4 Leandro Bastos (RJ) x Messias Félix (CE)
5 Bruno Galini (BA) x Franklin Serpa (BA)
6 Renato Galvão (SP) x Peterson Rosa (PR)
7 Bino Lopes (BA) x Rudá Carvalho (BA)
8 Ulisses Meira (PB) x Hizunomê Bettero (SP)

Exit mobile version