Os principais candidatos ao título do Petrobras Longboard Classic 2007 confirmaram o favoritismo nesta sexta-feira na etapa de abertura do circuito brasileiro, que segue até domingo na praia de Solemar, Jacaraípe (ES).
Clique aqui para ver as fotos
Em ondas pequenas de 0,5 metro, o recém-coroado campeão mundial Phil Rajzman venceu sua bateria de estréia, na segunda fase.
Apesar da torção que sofreu há uma semana no tornozelo direito, Rajzman lutou contra a dor para se manter na briga.
Além dele, o paulista Danilo Mulinha e o baiano radicado em Maresias Carlos Bahia, vice-campeão e terceiro colocado no mundial,
respectivamente, também passaram sem problemas para a terceira fase.
Conhecido pelo surf explosivo, Phil estava visilmente aquém da capacidade dele, mas mesmo assim dominou a disputa e deixou o baiano Johnson Jacques com a segunda vaga.
Orientado pelo fisioterapeuta Paulo Dutra, Phil saiu da água e logo em seguida colocou gelo sobre uma bola que tem no tornozelo esquerdo.
?Semana passada eu não conseguia nem andar. Se não fosse o trabalho do Paulo, tanto clínico como de motivação, acho que eu não estaria aqui. Acredito que estarei melhor para a próxima fase”, comenta Phil.
Rajzman sabe que seu próximo confronto será difícil. Ele enfrenta Carlos Bahia, o carioca André Luís e novamente Johnson Jacques. Os dois melhores se classificam para a fase seguinte.
?Só de estar dentro da água competindo, junto com os amigos e prestigiando um evento do Rico e da Petrobras já me dá muita alegria. Realmente meu surf está muito prejudicado, pois estou com os movimentos limitados. Mas vamos ver até onde consigo ir?, declara o carioca.
Por sua vez, o atual campeão brasileiro Carlos Bahia estranhou um pouco a mudança do mar, pois treinou na véspera em outras condições.
?Comecei com uma onda regular e aos poucos me encontrei e deu para conseguir o primeiro lugar. No dia que treinei as ondas estavam melhores para a direita e na minha bateria, para a esquerda. Por isso demorei um pouco para me encontrar? conta Bahia, que na sua bateria deixou o carioca Deka na segunda colocação.
Os paulistas Danilo Mulinha e Amaro Matos mostraram que estão em forma e conseguiram as maiores pontuações do dia. Mullinha marcou 13,90 pontos para vencer sua bateria, enquanto Matos foi o único surfista a superar a marca dos 14 pontos, chegando a 14,17.
A surpresa do dia ficou por conta da eliminação do paulista Jaime Viúdes. Pré-classificado para a segunda fase, Viúdes não conseguiu achar boas ondas e acabou na terceira colocação, atrás dos também paulistas Luís Juquinha, segundo, e Alexandro Abolição, em primeiro.
No feminino, a atual campã Karina Abras confirmou seu favoritismo e venceu sua bateria de estréia na segunda fase. Outras atletas que se destacaram foram a baiana Aline Chaves, que conseguiu a segunda maior nota (7,17), ficando atrás apenas de Amaro Matos, que conseguiu 7,67.
Porém, Aline não repetiu o desempenho na segunda fase a acabou eliminada por outra favorita, a paranaense Sabrina Olas, e a carioca Patrícia Sodré, numa bateria que ainda contou com a paranaense Fernanda Daichtman.
O Petrobras Longboard Classic conta com patrocínio da Petrobras. Co-patrocínio do Governo do Estado do Espírito Santo, através da Secretaria de Esporte e Lazer, Oi FM e Guinnnes Book. Apoio: Prefeitura da Serra; Blocos Kona Blanks; Abrasp; Confederação Brasileira de Surf; Fesurf; Associação de Surf de Jacaraípe; Escola de Surf Jacaraípe.