Santos Surf Festival

Phil Rajzman dropa no Quebra-Mar

0

Autal campeão mundial, Phil Rajzman é um dos destaques do Santos Surf Festival 2008. Foto: Divulgação.

A quarta edição do Santos Surf Festival será aberta em grande estilo na próxima segunda-feira (21/1), quando se comemora o Dia Municipal do Surf.

 

O Quebra-Mar, Santos (SP), um dos principais palcos da modalidade no Brasil, receberá o festival que reúne os melhores atletas de longboard do mundo. Entre eles o atual campeão mundial profissional, Phil Razjman.

 

A disputa será realizada em dois dias, como um dos destaques do evento, que tem a proposta de enaltecer a história e cultura da modalidade e contará com diversas atividades esportivas, artísticas e culturais até o próximo dia 27 de janeiro.

 

Também estão confirmados na competição grandes nomes como Danilo Mullinha e Carlos Bahia, vice-campeão e terceiro colocado no último mundial; Roger Barros, novo campeão nacional; o lendário Picuruta Salazar, nove vezes campeão brasileiro; e o experiente Amaro Matos, melhor brasileiro no mundial de 2006.

 

?Temos uma boa previsão de ondas e o campeonato promete um alto nível técnico, com os principais atletas do Brasil, ou seja, os melhores do Mundo?, comenta Marcos Quito, diretor-técnico da competição.

 

A competição, com o patrocínio exclusivo da Sthill, distribuiu R$ 8 mil em premiação, sendo R$ 2,5 mil ao vencedor, e também definirá o campeão paulista pro de 2007.

 

Junto aos profissionais, a disputa conta também com as categorias Super Master, Pioneiros, Feminino e Júnior.

 

No ano passado, Mullinha garantiu o bicampeonato do torneio, superando o carioca radicado na França, Eduardo Bagé, Picuruta e Jaime Viúdes, de Itanhaém.

 

Na júnior, quem ergueu a taça foi Matheus, filho mais novo de Picuruta Salazar, mostrando que tem tudo para seguir os passos do pai.

 

Entre as meninas, Thiara Mandelli veio do Paraná para levar a vitória. Na Master, mais uma vitória para o clã Salazar, desta vez com Almir. E completando a festa, na Pioneiros, quem surfou melhor foi John Wolthers.

 

?Será um campeonato muito forte, com ondas, sol e bom público, por causa das férias e do próprio Santos Surf Festival, que tem muitas atrações para a galera. O Brasil é hoje o país mais forte. Mostrou isso no mundial, com as três primeiras colocações e quem estiver no Quebra-Mar terá uma mostra disso?, diz Picuruta Salazar, que além de competir, dará aulas de surf gratuitas durante o festival.