Longboard

Phil vence na Macumba

0

 

Phil Rajzman vence última etapa do Petrobras Longboard Classic. Foto: Márcio Rodrigues / Fotocom.

Num duelo entre o campeão brasileiro e o campeão mundial, melhor para o segundo. O carioca Phil Rajzman derrotou o também carioca Roger Barros e conquistou o título do Petrobras Longboard Classic, última etapa do Circuito Brasileiro, no último domingo, na praia da Macumba.

 

A final foi digna da competição, que contou com ótimas ondas nos três dias de disputa, e os surfistas puderam mostrar por que o longboard brasileiro é o melhor do mundo. 

 

O segundo lugar na Macumba também valeu a Roger o primeiro lugar do ranking Petrobras, que leva em consideração apenas as duas etapas patrocinadas pela empresa de energia, enquanto no Brasileiro são três provas. Por este título, Roger ganhou uma passagem para a Austrália.

 

Mainá Thompson fica em terceiro na categoria feminina e garante título nacional. Foto: Márcio Rodrigues / Fotocom.

O título é mais um para Phil em 2007, o melhor ano de sua carreira até agora. Em julho, na França, ele se tornou o primeiro brasileiro a conquistar um título mundial de surfe profissional, há três semanas foi campeão Pan-Americano e na semana passada venceu uma competição com atletas de várias modalidades de esportes no mar que indicou o melhor waterman do Brasil.

 

Na verdade, em poucas ocasiões Phil teve a chance de competir em ondas com tamanho e potência, onde é quase imbatível.

 

?O Brasil tem os três melhores longboarders do Mundo, provando que o esporte no país tem tudo para crescer ainda mais?, disse Phil, se referindo a Danilo Mullinha e Carlos Bahia, vice-campeão e terceiro colocado do Mundial.

 

?Para mim foi o melhor ano da minha vida profissional, com o título Mundial em julho. E agora termino com chave-de-ouro. Estou muito feliz com o resultado e com a final contra o Roger?, disse Phil, que foi o primeiro a abraçar o mais jovem campeão brasileiro da história quando ele saiu da água após o título brasileiro, no sábado.

           

No domingo, o mar não estava tão grande quanto na véspera, quando as ondas chegaram a 2,5 metros. Em ondas de cerca de 1 metro e com ótima formação, Roger já chegou ao último dia de competições com o título brasileiro no bolso, pois seus principais adversários, Danilo Mullinha e Carlos Bahia, foram eliminados nas quarta-de-final, sábado

 

Roger queria mais. O carioca queria sua primeira vitória no Circuito Brasileiro. Na primeira semifinal, Roger Barros venceu o duelo caseiro contra Marcelo Freitas por 15,6 a 14 pontos.  Como nas baterias anteriores, Freitas abriu a disputa com uma boa onda, marcando 8,5. Roger reagiu com um 6,5, passou a frente com uma nota fraca 2,5, mas garantiu mesmo a vitória no fim da bateria. Com um 7,5 e um 8, enquanto Freitas, esperando uma onda boa, conseguiu apenas mais duas notas 3,5.

 

Se na primeira semifinal os surfistas sofrearam com uma calmaria durante boa parte da disputa, Phil Rajzan e Mica da Silva não podem reclamar da falta de ondas. Numa emocionante disputa, com direito a viradas seguidas, o campeão mundial superou o atleta de Saquarema por 15,84 a 15,66, tirando uma nota 9,07 da cartola com um aéreo na finalização da onda.

 

Assim como Roger, Phil também nunca vencera uma etapa do Brasileiro. Os dois entraram na água com fome de vitória, sem se importar com o forte vento sudoeste que passara a sobrar, mas que não chegou a estragar as ondas. Como esperado, o duelo foi onda a onda, com os dois surfistas se alternando na liderança.

 

Quando faltavam cerca de oito minutos, Roger precisava de uma nota 5,27 pontos para virar a bateria e conseguiu 5,30. Phil não se intimidou e com um 5,43 retomou a liderança. Com a prioridade de escolha de onda, ele passou a marcar o adversário e pôde comemorar o seu título nacional.

 

?Foi uma honra fazer esta final com o Phil. Este campeonato foi muito especial. Treinei muito e os resultados vieram. Estou muito feliz pelo título brasileiro, mas agi ora é voltar a treinar e porque ano que vem eu quero, além do bi, conquistar uma etapa do Brasileiro?, disse Roger, que vai usar a passagem para Austrália para estudar inglês.

 

##

Mainá comemora na Macumba (RJ). Foto: Márcio Rodrigues / Fotocom.

No feminino, Mainá Thompson garantiu o título brasileiro ao se classificar para as semifinais, fase em que foi eliminada pela revelação da etapa, a também carioca Shayana Avelino, também é surfista do Recreio dos Bandeirantes.

 

?Não dormi a noite toda pensando neste momento, não tenho nem como descrever o que estou sentindo. É muito especial conquistar este título, estou muito feliz e agora só tenho que agradecer meu marido e o pessoal do Recreio?, diz Mainá.

 

Na outra semifinal, Karina Abras não deu chances para a baiana Aline Chaves e se classificou para a decisão contra a Shayana. Bem mais experientes do que a jovem carioca de 18 anos, Karina dominou completamente a bateria e comemorou mais uma vitórias em etapas do Petrobras Longboard Classi.

 

Shayana Avelino, vice-campeã da última etapa do Petrobras Longboard Classic. Foto: Márcio Rodrigues / Fotocom.

Depois de três anos como campeã brasileira, Karina comemorava a vitória na Macumba e o seu quinto título do ranking do Petrobras Longboard Classic:

 

?Ainda estamos aí, passando experiência. A Mainá surfa muito e mereceu o título nacional. Treinei com a Shayana e falei para ela que iríamos fazer a final. Sou penta do PLC e estou muito feliz?, disse Karina.

 

Expression Session – Além da emoção com título conquistado por Roger Barros, o sábado teve um atrativo a mais com a realização da Guinness Expression Session, uma bateria especial que reuniu todos os campeões de etapas dos seis anos de Petrobras Longboard Classic.

 

E Phil Rajzman já mostrava que estava iluminado: foi dele a manobra mais radical, que lhe valeu o título Expression Session e R$ 2 mil pelo feito.

 

Apesar de nunca ter vencido uma das onze etapas do evento, Phil entrou na disputa como convidado da organização, já que alguns surfistas faleceram ou pararam de competir (Olimpio Babtista e Adriano Alemão respectivamente).

 

André Deka Luís, representando a comunidade carente do Recreio, também foi chamado para completar os onze. Além disso, Carlos Bahia e Danilo Mullinha, que venceram três e duas etapas respectivamente, ganharam o direito de chamar um convidado por título.

 

Os participantes da Guinness Expression Session foram: Picuruta Salazar, Mullinha, Rodnei Costa (convidado de Mullinha), Marcelo Freitas, Amaro Mattos, Deka, Jaime Viúdes, Carlos Bahia, Jefson Silva (convidado de Bahia), Phil Rajzman e Alexsandro Abolição (convidado de Bahia)

 

O Petrobras Longboard classic tem o patrocínio da Petrobras e o co-patrocínio de Guinness Book, Oi, Kastrup Carneiro, com o apoio de Aldeia dos Ventos, Spoleto, Azzurra Ristoranti, DVD Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, Kapa   Blens, Apart Hotel Praia do Pontal, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Abrasp e Feserj.

 

##

Aline Chaves chega à semifinal na última etapa. Foto: Márcio Rodrigues / Fotocom.

Resultados

Masculino

 

1 Phil Rajzman (RJ)
2 Roger Barros (RJ)
3 Marcelo Freitas (RJ)
3 Jeremias ?Mica? da Silva (RJ)

5 Picuruta Salazar (SP)

5 Matheus Cunha (RJ) 

5 Rodrigo Sphaier (RJ)

5 Jaime Viúdes (SP)

 

Campeão do Petrobras Longboard Classici: Roger Barros (RJ)

 

Ranking brasileiro depois de três etapas

Roger Barros, campeão brasileiro de longboard 2007. Foto: Márcio Rodrigues / Fotocom.


1 Roger Barros (RJ) 4.105 pontos
2 Danilo Mullinha (SP) 3.690
3 Carlos Bahia (SP) 3.595
4 Jeremias Mica da Silva (RJ) 
5 Amaro Matos (SP), 2.810
6 Phil Rajzman (RJ) 2.675
7 André ?Deka? Luís (RJ) 2.630
7 Matheus Chunha (RJ) 2.630
9 Rodrigo Sphaier (RJ) 2.510
10 Jaime Viudes (SP) 2.495
 

Feminino

 

1 Karina Abras (SP/SC) 
2 Shayana Avelino (RJ)
3 Mainá Thompson (RJ)
3 Aline Chaves (BA)

5 Juliana Moura (RJ)

5 Patrícia Sodré (RJ)

5 Sabrina Olas (PR)

5 Laura Chaia (RJ)


Campeã do Petrobras Longboar Classic:
Mainá Thompson (RJ)

 

Júnior

 

1 Rodrigo de Souza (RJ)
2 Gabriel Nascimento (RJ)
3 Rafael Cavalcanti (PE)
4 César Olindo
 

Campeão do Petrobras Longboar Classic: Rodrigo de Souza (RJ)

 

Master

 

1 Roberto Dias (RJ)
2 Dionísio Santos (RJ)
3 Robson Fraga (SE)
4 Zezinho Septiba (RJ)
 

Campeão do Petrobras Longboar Classic:: Dionísio Santos (RJ)

 

Super Master

 

1 Marcelo Roberto (RJ)
2 Rogério Vasconcelos (BA)
3 Sol Angel (RJ)
4 Rodrigo Toppo (RJ)
 

Campeão do Petrobras Longboar Classic:: Sol Angel (RJ)

 

Legends

 

1 Allan Gandra (RJ)
2 José Erbert (BA)
3 Guto Bazoni (ES) 
4 Wagner Ramos (SP)
 

Campeão do Petrobras Longboar Classic:: Allan Gandra (RJ)

 

Super Legends

 

1 John Wolthers (SP)
2 Eduardo Martins (SP)
3 Carlos Mudinho (RJ)
4 Thyola (SP)
 

Campeão do Petrobras Longboar Classic:: John Wolthers (SP)

 

Galeria de campeões brasileiros

 

Roger Barros (RJ) 2007

Carlos Bahia (BA) 2006

Picuruta Salazar (SP) 2005

Picuruta Salazar (SP) 2004

Paulo Kid (SP) 2003

Picuruta Salazar (SP) 2002

Augusto Saldanha (RJ) 2001

Amaro Matos (SP) 2000

Olimpinho (BA) 1999

Marcelo do Tombo(SP) 1998

Marcelo Freitas (RJ) 1997

Augusto Saldanha(RJ) 1996

Picuruta Salazar (SP)1995

Picuruta Salazar (SP) 1994

Picuruta Salazar (SP) 1993

Picuruta Salazar (SP) 1992

Picuruta Salazar (SP) 1991

Picuruta Salazar (SP) 1990

Rico de Souza (RJ) 1989

Rico de Souza (RJ) 1988

Rico de Souza (RJ) 1987