Guarda do Embaú

Pico busca título de proteção

Guarda do Embaú, Palhoça (SC). Foto: Má Juttel.

1400x933
Guarda do Embaú, em Palhoça (SC), continua buscando o título de Reserva Mundial do Surfe, fornecido pela Save the Waves Coalition, da Califórnia. Foto: Má Juttel.

 

Desde julho de 2013, a Guarda do Embaú é a única praia do Brasil a concorrer ao título de Reserva Mundial de Surfe. A iniciativa é da ASPG (Associação de Surfe e Preservação da Guarda do Embaú), que inscreveu a praia junto ao Save the Waves Coalition, com sede na Califórnia (EUA), para inclusão da onda entre aquelas que desejam concorrer à certificação, em um programa que existe desde 2009 e tem como parceiros a ISA (International Surfing Association), a NSR (National Surfing Reserves Australia) e a CREST (Center for ResponsibleTravel), de Stanford, nos Estados Unidos.

Conforme a mensagem do Comitê Especial da ASPG, que produziu o projeto este ano, comparando a primeira inscrição para a candidatura da Guarda do Embaú, com essa, em 2016, é possível ver claramente o nível de apoio aumentando ano a ano, não só por parte da comunidade local, mas também de diversas instituições do estado de Santa Catarina e por personalidades dos mais variados segmentos.

 

622x415
Vista aérea da belíssima Guarda do Embaú, em Palhoça (SC). Foto: Divulgação.

“A aplicação da ASPG está extremamente bem feita”, disse Nik Strong, diretor executivo da Save the Waves Coalition, responsável pela inscrição do pico brasileiro. De acordo com Nik,  a escolha da nona Reserva Mundial de Surf será feita no final de outubro ou início de novembro deste ano.

 

Em 2015, a Guarda ficou entre as três praias finalistas para receber o título de oitava Reserva Mundial de Surfe (RMS), juntamente com Noosa e Gold Coast, na Austrália. Esta última acabou sendo a escolhida.

Localizada ao sul do município de Palhoça, distante cerca de 50 km de Florianópolis (SC), a Guarda do Embaú é um vilarejo inserido no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, ponto privilegiado da Mata Atlântica. É considerado é um dos locais mais belos do mundo, ficando entre um costão que avança mar adentro e uma ponta de areia recortada pelo Rio da Madre. Esta característica faz com que ondas de excelente qualidade quebrem na boca do rio e em sua orla, atraindo a atenção dos surfistas do país e do mundo.

E foi pensando na continuidade destas características para as futuras gerações, principalmente no quesito “ondas de excelência”, que a ASPG, com 29 anos de atividades, fez o pedido, cuja escolha é realizada anualmente. Desde então, a ASPG intensificou suas ações para obter apoio e divulgar a ideia, pois sua diretoria entende que a iniciativa visa criar ferramentas para educar, conscientizar e auxiliar a gestão pública desses lugares considerados especiais como a Guarda do Embaú, além de fornecer instrumentos às comunidades locais para proteger as ondas e o seu entorno, buscando alertar as pessoas sobre a necessidade de projetos que visam o Turismo com sustentabilidade e responsabilidade.

622x268
Além de bela, a Guarda é conhecida pela qualidade de suas ondas, que atraem surfistas de todo o Brasil. Foto: William Zimmermann.

 

Reservas pelo mundo – Oito RMS (Reservas Mundiais de Surfe) já foram consagradas no planeta: Santa Cruz e Malibu, nos Estados Unidos, Baía de Todos os Santos, no México, Ericeira, em Portugal, Huanchaco, no Peru, Manly Beach e Gold Coast, na Austrália, e Punta Lobos, no Chile, sendo incluídas em um modelo global de preservação das ondas, zonas de surfe e ecossistemas.

Todas foram avaliadas e escolhidas com base em quatro critérios: qualidade da onda, características ambientais, cultura e história e apoio da comunidade.

Exit mobile version