Com o terceiro lugar conquistado no Smolder Pernambuco Longboard Legends, segunda etapa do ranking brasileiro da categoria, o santista Picuruta Salazar segue firme em busca da histórica e emblemática marca de 10 títulos nacionais.
O surfista de 48 anos, da equipe Local Motion, por muito pouco não chegou à decisão da disputa, realizada no último dia 29 na Baía de Maracaípe, Ipojuca (PE).
Na semifinal, Picuruta liderava a bateria até o segundos finais, quando o guarujaense Amaro Matos virou o resultado, superando-o por menos de um ponto de diferença ? 14,85 a 13,90. O vencedor foi Carlos Bahia, de São Sebastião, numa decisão apertada ? 12,10 a 11,65 de Amaro.
Com o resultado, Bahia assumiu a liderança, com 2.595, e Picuruta está em quarto lugar, com 2.190, logo atrás de Amaro e Jeremias Mica, ambos com 2.205.
?O importante é que surfei bem novamente e fiquei entre os quatro melhores. O circuito este ano deve ter cinco etapas e não tem nada definido. Tem muito campeonato para rolar e enquanto tiver pontos para disputar, estarei na briga?, comenta Picuruta.
?Minha meta é o décimo título brasileiro e não vou desistir?, afirma o atleta, que está à frente no ranking de grandes nomes como Danilo Rodrigo, Jaime Viúdes, o campeão mundial Phil Rajzman e o atual campeão brasileiro, Roger Barros.
O próximo desafio de Picuruta Salazar será ?em casa?, no Earthwave Festival de Surf Ecorodovias, nos dias 6 e 7 de setembro, nas ondas do Quebra-Mar, em Santos.
O evento tem como objetivo a defesa do meio ambiente, chamando a atenção para os problemas causados pelo aquecimento global.
Na ocasião, os surfistas tentarão quebrar o recorde do maior número de surfistas numa mesma onda. A marca de 84 surfistas foi feita no ano passado, neste mesmo evento em Santos e foi registrada pelo Guiness Book. Junto à tentativa de recorde, será realizado um campeonato de longboard.
?Estamos tentando transformar em etapa do ranking brasileiro. Se conseguirmos será um presente para a categoria e, claro, para Santos. Já estaremos surfando com o Quebra-Mar totalmente urbanizado, um sonho dos surfistas de Santos e da região. O local está ficando lindo e merece mesmo uma grande festa?, informa Picuruta.