O santista Picuruta Salazar, embalado com a liderança do ranking brasileiro, está longe de pensar na aposentadoria. Aos 48 anos, ele embarca nesta quinta-feira (23/7) para o Japão, em busca do sonho de ser campeão mundial profissional.
Picuruta disputa o Oxbow ASP World Longboard, em Tahara, etapa do munidal de longboard que ocorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto.
O atleta da equipe Local Motion, além da ponta no circuito nacional onde está próximo de chegar ao emblemático décimo título, tem motivos para pensar em bom resultado no outro lado do mundo.
Em junho de 2006, Picuruta venceu o Taito Longboard Pro, em Chiba, Japão, superando nomes de ponta, como o havaiano Bonga Perkins.
?Vou com a esperança de vencer e repetir o que já fiz lá no Japão. Quando me lembro daquela vitória, fico mais incentivado. Vou encarar todos como faço aqui no brasileiro, que é um circuito muito forte?, afirma o surfista, colocando a experiência como outro fator de destaque. ?Sou o único surfista que está no circuito desde o início, há 17 anos?, comenta.
?Muitos já falaram na minha aposentadoria, mas ainda quero o décimo título e ser campeão mundial profissional. Vontade e determinação não faltam?, completa Picuruta, que junto com a Local Motion, tem os patrocínios de Surftrip, Oakley, Reef e New Advance.
No ano passado, Picuruta terminou o mundial como top 10, com uma excelente atuação na etapa final, na Califórnia, comemorando o terceiro lugar no pódio.