Picuruta é atração na abertura do santista

0

Picuruta Salazar já garantiu presença na primeira etapa do circuito santista. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Considerado como uma das “lendas” do surf brasileiro, ninguém poderia ser mais representativo do que Picuruta Salazar como atração na abertura do Natural Art Pro/Am de Surf 2006, o campeonato santista da modalidade.

 

Um dos maiores surfistas brasileiros de todos os tempos e em plena atividade aos 45 anos de idade, ele garantiu participação logo em duas categorias, Longboard e Pro/Am, aberta aos profissionais e novos talentos.

 

A competição é realizada com período de espera pelas melhores condições de onda e pode acontecer em qualquer praia santista.

 

A “janela” já está aberta e os organizadores aguardam a chegada de um swell consistente para realizar a disputa inicial.

 

Animado com o crescimento do circuito, agora com premiação de R$ 5 mil por etapa, sendo R$ 1,5 mil ao vencedor, Picuruta não quis ficar de fora.

 

“Eu iria competir somente na long, mas decidi também pela Pro/Am, até porque treino todos os dias com pranchinha. Minha prancha de uso no dia-a-dia é uma biquilha. O pranchão eu só uso mesmo em competições”, comenta Picuruta.

 

Na competição, Picuruta terá a companhia de dois filhos, Leco e Matheus, e de seu irmão mais velho, Almir Salazar, outra fera das ondas, que parece “driblar” o tempo aos 47 anos de idade.

 

Leco, inclusive, será um de seus rivais na Longboard. Já nas pranchinhas, nomes de ponta como Jair de Oliveira, Renatinho Wanderley, Rodrigo Tavares, Andrew Serrano e Giovanni Ferranti estão na briga.

 

Este ano, Picuruta já teve dois grandes momentos, ambos nos pranchões, aumentando o seu recorde de conquistas no surf brasileiro. Em janeiro, venceu o 2º Santos Surf Festival e em junho, no outro lado do mundo, em Chiba, Japão, foi campeão do Taito Longboard Pro 2006.

 

Nas pranchinhas, sua última vitória foi em 2003, com nada menos que o título mundial master pela International Surfing Association (ISA), na Nova Zelândia.

 

“Estou sem competir, mas sempre treinando”, avisa o Gato, como é conhecido Picuruta, apelido que ganhou numa referência ao animal que sempre cai em pé.

 

Além das competições, Picuruta faz questão de manter o vínculo com Santos com a sua escolinha de iniciação ao surf, instalada no Quebra-Mar (SP). O local leva seu nome e tem aulas às quartas, sextas e sábados.
 
O Natural Art Pro/Am 2006 – Circuito Santista de Surf é uma realização da Associação Santos de Surf, com o patrocínio da Natural Art e o apoio da Sthill, Hot Water, Hawaii Surf Point, Surf Store e Viking Surfboards. Colaboração: Alma Surf, E-Surf, FMA Notícias, 98 FM, A Tribuna, Teccel, Governo do Estado de São Paulo, Turco Loco e Prefeitura Municipal de Santos. Supervisão: Federação Paulista de Surf.