A experiência falou mais alto na briga pelo título de campeão brasileiro de longboard, na tradicional praia da Macumba, Rio de Janeiro.
Neste sábado, os veteranos Picuruta Salazar, 48 anos, e Jeremias “Mica” da Silva, 40, fizeram o dever de casa e vão decidir quem fica com o caneco por antecipação, na primeira bateria semifinal profissional, na manhã deste domingo.
Os dois quarentões têm bons motivos para dar um show de surfe: enquanto Picuruta busca seu décimo título nacional, Mica tenta sua primeira conquista.
As baterias começam às 7:20 horas (horário de Brasília). A semifinal entre Picuruta e Mica está prevista para 12 horas.
Na disputa pelo título brasileiro profissional, a dupla deixou para trás o
também veterano Amaro Matos, 42, que estava em terceiro no ranking e foi eliminado nas oitavas-de-final, além do atual líder do ranking, Carlos Bahia, 25, e o quinto colocado, Danilo Mullinha, 23 anos, que deixaram a competição na segunda-fase.
?Acho que nunca foi tão difícil ganhar um título, mas é que sem dúvidas este é o mais importante de toda minha carreira. Até agora o fator sorte esteve do meu lado. Venho embalado por bons resultados e espero conseguir a vitória, que vença o melhor?, diz o veterano Picuruta Salazar, que pode alcançar uma marca inédita no esporte.
Como se não bastasse o título nacional, a bateria também vai definir o campeão ranking Petrobras Longboard Classic 2008, que irá ganhar uma sonhada surf trip para Mentawai, lugar de ondas perfeitas, na Indonésia.
?Posso realizar dois sonhos, ganhar meu primeiro título e ir para Indonésia. O Picuruta é um grande amigo, um ídolo, e torço para que o mar continue com boas ondas. O mais importante é o exemplo que estamos deixando para a nova geração, que sempre se espelha na gente?, conta Mica.
Nas quartas-de-final, Picuruta passou por Rodrigo Sphaier, e “Mica” por Thiago Mariano. Ainda na briga pelo título da etapa estão Jaime Viúdes e Eduardo Bagé (melhor brasileiro no ranking mundial neste ano, na quinta posição), que disputam a outra bateria semifinal. Eles derrotaram Rodrigo de Souza e o campeão mundial de 2007, Phil Rajzman, respectivamente.
Além de distribuir 25 mil reais em premiação, a etapa de nível 4A, a mais importante do ano, também vai decidir neste domingo os campeões das categorias Júnior (até 18 anos), Adulto (de 19 a 35 anos), Master (36 a 50 anos), Super Master (acima de 50 anos) e Feminino Open.
Na categoria Júnior, o jovem Gabriel Vitorino, vencedor da etapa do Espírito Santo, está na semifinal, assim como seu vice, Rafael Cavalcante. Entre as meninas, Chloé Calmon, Mell Gergull, Fernanda Daitchman, Isadora Costa, Rayane Amaral e Shayana Avelino classificaram-se para a fase semifinal. Nomes experientes como Eduardo Laplan, José Ebert, Sol Angel e Dionísio Santos também avançaram em suas categorias.
Uma atração à parte na praia da Macumba é a exposição da maior prancha do mundo, um longboard gigante, de 9,16 metros, com o qual o surfista e empresário carioca Rico de Souza acaba de quebrar o próprio recorde mundial.
O Petrobras Longboard Classic tem o patrocínio da Petrobras, com co-patrocínio de Sony, Guinness Book e Gol. O apoio é da Oi Fm, Coquetel, Abrasp, CBS, Prefeitura do Rio de Janeiro, Feserj e Recreio Surf Club.