Pena Longboard Classic

Picuruta guia nova geração

Picuruta Salazar, Pena Longboard Classic 2011, Itacimirim, Camaçari (BA)

Picuruta Salazar ensina nova geração em Camaçari (BA). Foto: Lima Jr.
Halley Batista também é fera nos pranchões. Foto: Lima Jr.

Picuruta Salazar foi o destaque do primeiro dia do Pena Bahia International Longboard Classic 2011, realizado na praia de Itacimirim, Camaçari, litoral Norte da Bahia.


Clique aqui para ver as fotos

 

Em ondas de até 1 metro e boa formação, foram disputadas as duas primeiras fases da prova válida pela primeira etapa do Circuito Brasileiro de Longboard 2011.

 

Picuruta caiu na água no segundo round, entre os melhores 16 da última temporada. O dez vezes campeão brasileiro apresentou muita classe e cravou o maior somatório do dia (16.50) depois de uma direita de batidas de 8.50.

 

“Tenho quase 50 anos e competir contra essa molecada é muito legal. Tenho mais experiência, mas não adianta chegar lá dentro e não encontrar as ondas”, comenta Picuruta, que além de competidor é vice-presidente da ABL (Associação Brasileira de Longboard), organizadora do renovado Circuito Brasileiro dos pranchões.

 

No próximo confronto o santista vai enfrentar o carioca Marcelo Freitas, que venceu o atual campeão sul-americano, Rodrigo Sphaier. O pernambucano Halley Batista foi outro destaque. O ”Cometa” também é fera nos pranchões e derrotou o campeão nacional de 2008, Jeremias ”Mica” da Silva, por 15.34 a 11.10.

 

“Estou muito feliz porque consegui vencer esta bateria. Estou surfando com a prancha da minha irmã, tive sorte de pegar boas ondas. Agora é avançar uma fase de cada vez”, diz Halley, que neste sábado encara o paulista Adriano Lima.  

O carioca Phill Rajzman surfou no critério e desbancou com tranqüilidade o pernambucano Reginaldo Nascimento. Único brasileiro campeão mundial, Phill ditou o ritmo do embate e somou 12.94 para garantir lycra na fase seguinte.

 

“Estou muito feliz por estar mais uma vez no Nordeste. Quero agradecer e parabenizar ao Geraldo Cavalcanti (presidente da Associação Nordestina de Surf), que sempre realiza eventos grandiosos. Este é, sem dúvidas, um marco na história do longboard brasileiro e um grande incentivo para a nova geração quem vem com tudo”, declara Phill.

Alex Salazar, filho do ícone Picuruta, traz na bagagem toda a técnica do seu pai. Ele surfou com habilidade e agradou os juízes, que valorizaram bastante as manobras modernas – aliadas às raízes do longboard. Alex tem pela frente o atual campeão do evento, Jefson Silva, que travou a batalha entre dois atletas da novíssima geração do longboard.

 

O defensor do título derrotou o capixaba Felipe Lacerda por 15.17 a 14.73. “Minha bateria demorou muito, estava ansioso para competir (risos). Cheguei com sede de vitória, quero muito vencer aqui em Itacimirim novamente, estou sem patrocínio e sei o quanto é importante ganhar este evento”, fala Jefson.

No último combate do dia o mar resolveu não colaborar e um flat de quase dez minutos deixou os atletas nervosos. Mas o carioca André Luís Deca, campeão brasileiro de 2010, surpreendeu e descolou notas 7.83 e 6.00 para definir o duelo contra o baiano Tácio Rocha.

“Meu objetivo é conquistar o bicampeonato brasileiro, mas sei que não é fácil. Minha bateria aconteceu em condições difíceis, na hora da chuva, mas consegui pegar duas ondas boas para avançar”, diz Deca.

Os atletas paulistas Adriano Lima, Carlos Bahia, Jonas Limas, Rodnei Costa, Wenderson Biludo, Danilo Rodrigo, Amaro Matos, o carioca Roger Barros e o pernambucano representante da marca Pena Rafael Cavalcanti também estão com seus nomes garantidos nas oitavas-de-final.

Uma nova chamada acontece neste sábado às 8:30 horas (horário de Brasília). Clique aqui para ver o evento ao vivo.

 

Terceira fase do Pena Bahia International Longboard Classic 2011

1 Adriano Lima (SP) x Halley Batista (PE)
2 Carlos Bahia (SP) x Jonas Lima (SP)
3 Rodnei Costa (SP) x Wenderson Biludo (SP)
4 Picuruta Salazar (SP)  x Marcelo Freitas (RJ)
5 Danilo Rodrigo (SP) x Roger Barros (RJ)
6 Amaro Matos (SP) x Phil Rajzman (RJ)
7 Alex Salazar (SP) x Jefson Silva (SP)
8 Rafael Cavalcanti (PE) x André Luiz (RJ)

Exit mobile version