Brasileiro de longboard

Picuruta quer o décimo título

0

Picuruta Salazar corre atrás de seu décimo título brasileiro. Foto: Márcio Rodrigues / Fotocom.

São poucos, quase raros, os casos de atletas que aos 48 anos de idade continuam entre os tops. O santista Picuruta Salazar é um exemplo dessa longevidade, mantendo-se entre os favoritos ao título brasileiro de longboard profissional.


Em seu caso, o resultado ganha ainda mais importância, pois ele pode chegar à emblemática décima conquista nacional.


Na etapa de abertura do ranking deste ano, no Petrobras Longboard Classic, no Espírito Santo, ele foi o terceiro colocado, parando na semifinal. Dono de grandes atuações foi superado por Jeremias Mica da Silva por incríveis 29 décimos – 17,56 a 17,27. Antes, havia superado o campeão brasileiro de 2007, Roger Barros.


Agora, Picuruta se prepara para a segunda etapa, o Smolder Pernambuco Legend, que rola nos próximos dias 28 e 29 de junho na baía de Maracaípe, Ipojuca (PE).


?Não estou longe do meu décimo título e agora, em Pernambuco não quero deixar dúvidas. Esse resultado no Espírito Santo me deixou bem animado e mostrei a todos que o Pìcuruta ainda vai dar muito trabalho?, diz.
?Não tem essa de 48 anos ser velho demais para competir?, complementa o surfista, que acaba de voltar de uma surf trip na Nicarágua.


?Treinei bastante lá. Aliás, estou surfando direto, bem motivado?, relata Picuruta, que recentemente passou a integrar a equipe Local Motion. ?Isso foi um fôlego novo, com certeza, e os resultados estão chegando?, frisa.
Afirmando estar longe da aposentadoria, Picuruta orgulha-se de se manter entre os tops há mais de três décadas.


?Minha primeira vitória no surf foi em 1972 e ainda continua entre os cotados. São mais de 30 anos vivendo apenas do surf?, fala o surfista, que além da Local Motion, conta com patrocínios da Surftrip, New Advance, Oakley, Reef, Ocean King e Hiro Energético.


Vale lembrar que os interessados em aprender a surfar com o maior nome da modalidade no Brasil podem se inscrever na Escola de Surf Picuruta Salazar, patrocinada por Wagon e Tent Beach e instalada junto ao Quebra-Mar, Santos (SP), onde ele treina constantemente.


?A escolinha está indo bem e basta nos procurar lá para saber mais?, completa Picuruta.