Rota do Mar Pro

Pigmeu arretado

0
1024x636

Bernardo Pigmeu se encontrou nas finais do Rota do Mar Pro em Maracaípe, (PE)
Foto: Claudio Damangar

No domingo de decisões do Rota do Mar Pro, Maracaípe, (PE) amanheceu com chuva e muito vento. Com o mar agitado, ninguém teve vida fácil e alguns surfistas de categorias menores tiveram dificuldades para atravessar o “quebra coco”. Mesmo com a maioria das ondas de tamanho fechando no inside, os profissionais e amadores deram um verdadeiro show nas baterias que definiram os campeões desta etapa e do Circuito Pernambucano de Surf deste ano.

Enquanto alguns surfistas se arriscavam ao se jogar – literalmente -, nas ondas de Maracas, àqueles com mais conhecimento do pico conseguiram encontrar bons tubos e paredes manobráveis.

1024x683

A segunda colocação na Pro deu à Ivan Silva o título Pernambucano. Foto: Claudio Damangar

Bernardo Pigmeu, ex-Top do WCT, e Ivan Silva disputaram a primeira posição durante toda a bateria. Ivan, local do pico, contou com a força da torcida, mas no final, não conseguiu deter um Pigmeu arretado, que soube aproveitar o tempo que firmou moradia em Maraca para aprender as manhas do pico. Resultado final: vitória de Bernardo Pigmeu na segunda etapa. Já Ivan, com a segunda colocação garantiu o título Pernambucano e, de quebra, saiu patrocinado pela Rota do Mar.

O “índio voador”, Elivelton Santos, fez uma boa campanha, e terminou em terceiro, seguido de Arthur Andrade, uma das revelações do evento, em quarto.

Marcação cerrada!
Ainda nas semifinais, Halley Batista disputava a liderança de sua bateria contra Ivan Silva e marcava de perto o adversário, mas deu mole para Arhur Andrade, que aproveitou o espaço que tinha para botar para dentro de bom tubo, tirando Halley das finais.

Na Open, o mar continuou complicado. Melhor para Denner Carvalho, que saiu de um belo tubo que o garantiu 9.50, e o título da categoria desbancando os favoritos Isaías Silva e Rafael Joaquim.

1024x683

No lugar certo, na hora certa: Denner Carvalho.  Foto: Claudio Damangar


Surpresa no Feminino
Durante todo o evento, quando Pâmela Lopes ia competir, todos os olhares estavam voltados para a água. Com apenas 7 anos de idade, e acompanhada de perto pelo pai, que vai nadando ao lado da filha em todas as baterias, a pequena foi derrubando uma à uma suas adversárias e surpreendentemente venceu a categoria Feminina.

1024x683

Pamela observada de perto pelo pai. Foto: Claudio Damangar

 

1024x683

Mateus faz a festa! Foto: Claudio Damangar

Favoritismo confirmado!
Pequeno e cheio de talento, o potiguar Mateus Sena não se acanhou com o tamanho das ondas, e se jogou para faturar o título da Iniciante. Local de Ponta Negra, terra do Top Jadson Andre, Mateus já acumula grande experiência em campeonatos ao redor do Brasil, e figura como uma das jovens promessas do Nordeste.

“Com esse mar complicado, conseguir uma boa onda é como ganhar na loteria. O atleta precisa ter cautela e saber esperar a certa”, comentou Mateus.

Na Mirim, Cauã Nunes conseguiu uma boa batida, 7,5 de nota e o título. Reginaldo Silva se jogou no quebra coco e levou a Infantil, enquanto na Junior o campeão Jannifer de Souza cravou a vitória no ar, com um aéreo que o rendeu a maior nota da bateria.

Decisão em família!
No longboard, dois irmãos, Reginaldo e Romualdo Nascimento, naturais de Maraca, conquistaram o primeiro e segundo lugar – respectivamente. Já que as ondas de Maracas não favoreciam a pratica da categoria, os dois guarda-vidas do litoral pernambucano, decidiram buscar ondas no outside para evitar a quebra das pranchas – revezadas por eles durante os treinos diários.

1024x683

Saulo Carvalho cirúrgico na final. Foto: Claudio Damangar

Na Master, Saulo Carvalho mostrou-se a vontade na bateria e, com um surf forte e preciso, liderou todo o confronto, vencendo de ponta a ponta.

O mar estava muito difícil, mas eu me mantive tranquilo. Nessas condições, não adianta querer pegar qualquer onda. Eu tive sorte e acertei duas ondas boas. A Rota do Mar está de parabéns pelo circuito”, disse o experiente atleta de 40 anos.

Assim como na primeira etapa do Circuito Rota do Mar realizada em abril, na Praia do Futuro (CE), Isaias Silva confirmou o favoritismo e conquistou a Senio – dessa vez, de virada nos minutos finais.

Em boa parte das categorias, a experiência foi fundamental para a vitória, e na categoria Grand Kahuna, vencida por Edu Elias, não foi diferente. Na categoria com mais “bagagem” do evento, o potiguar de 40 anos soube manter a frieza e ler bem sua onda para também vencer de virada.

Próxima parada
A terceira etapa do Circuito Rota do Mar Pro Surf 2015 acontece nos dias 27, 28 e 29 de novembro na praia da Pipa, no Rio Grande do Norte. O campeão geral da categoria Profissional, que será definido nesta última etapa, ganhará ainda uma passagem aérea internacional para sua próxima trip de surf.

622x415

Pipa (Lajinha), Tibau do Sul (RN). Foto: Divulgação.